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Argumento e Estruturas Narrativas

Código: CC002     Sigla: AEN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 30 CC - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

| compreender as narrativas clássicas do audiovisual e a sua (re)conceptualização em suportes online | reflectir e discutir sobre a noção de argumento de conteúdos audiovisuais | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos | analisar produtos audiovisuais online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos individuais intercalares e um projecto final de argumento, guião, produção e realização em grupo | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos ficcionais

Resultados de aprendizagem e competências

| domínio das técnicas de expressão e escrita criativa | domínio das ferramentas e estruturas conceptuais do argumento | domínio do processo de escrita, produção, realização e pós-produção de um produto audiovisual ficcional

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

| produção, realização e pós-produção audiovisual

Programa

| noção de argumento | estrutura de argumento | regras básicas na escrita para ficção | a escrita do argumento de novas estruturas narrativas | produção e realização de curta-metragem de ficção

Bibliografia Obrigatória

Vouillamoz, Núria; Literatura e Hipermedia, Paidós PC, 2000
Pierre Lévy; O que é o Virtual?, Cátedra, 2001

Bibliografia Complementar

Sherry Turkle; A Vida no Écrã, Relógio D'Água, 1997
Júlio Cortázar; Rayuela, Cátedra, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

| aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso" para análise e discussão em sala ou em grupo | elaboração de trabalhos intercalares de escrita (individual) | elaboração de projecto de argumento e de produção, realização e edição a apresentar no final do semestre (em grupo)

Software

Browser (Internet Explorer, Safari, Firefox)
CeltX
Adobe Photoshop
Adobe Premiere

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Escrita
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame efinal.

a | assiduidade e participação | 15%
b | entrega de exercícios ao longo do semestre| 35%
c | projecto de final de semestre | 50%
(nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos, todos obrigatórios, e todos eles com obrigatoriedade de classificação igual ou superior a 10 valores)

Provas e trabalhos especiais

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar e apresentar um trabalho prático a combinar com o docente até final do mês de Julho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor na FLUP

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