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Práticas de Arqueologia de Campo

Código: ARQU060     Sigla: PARQCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 34 ARQU - Plano de Estudos 3 - 12 154 324
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-24.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nas aulas tutoriais o estudante de Arqueologia deverá compreender o funcionamento, enquadramento legal e potencialidades dos diversos tipos de trabalho arqueológico, à luz da lei e regulamentos em vigor.
Deverá, em paralelo, preparar-se para desenvolver trabalho prático, apreendendo e sedimentando conceitos, assim como as diversas metodologias aplicáveis à escavação e registo.

Já em contexto de trabalho de campo, o estudante deverá alcançar os seguintes objetivos:
- compreender as dinâmicas do trabalho de campo em Arqueologia nas suas diversas vertentes;
- experimentar diferentes ferramentas e desenvolver actividades essenciais ao bom funcionamento das intervenções no terreno;
- identificar e manusear materiais arqueológicos em contexto de escavação; 
- compreender a importância do registo de campo e aprender a realizá-lo com rigor;
- adquirir competências e boas práticas aplicáveis em distintos contextos de trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

A frequência desta Unidade Curricular deve dotar o estudante de competências que lhe permitam realizar diversas vertentes do trabalho de campo em Arqueologia, garantindo que no final do 1º ciclo teve experiência direta de prospeção e escavação. Pretende-se ainda que adquira competências no domínio da utilização de cartografia e meios de georreferenciação, preenchimento de bases de dados arqueológicas, técnicas de intervenção e registo em campo, métodos de recolha de materiais arqueológicos e elaboração do diário de campo, áreas essenciais ao futuro exercício da profissão.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Enquadramento legal do exercício da atividade arqueológica.

2. A prospeção e o registo de sítios.

3. A escavação (experiência de campo):

3.1. A definição rigorosa da(s) metodologia(s) a aplicar, a  preparação do terreno e a organização do trabalho de campo, nas suas diversas vertentes e componentes.

3.2. A adequação da prática arqueológica às exigências dos diversos tipos de contexto.

3.3. As modalidades de recolha, tratamento e separação dos materiais arqueológicos, em função da sua natureza e dos contextos de origem.

3.4. O registo de campo enquanto vertente de importância fulcral para o desenrolar da intervenção arqueológica e para a execução do trabalho de gabinete subsequente.

3.5. O preenchimento das fichas de unidade estratigráfica, a elaboração dos desenhos de campo e a realização das fotografias: regras e modelos a seguir para a consolidação de boas práticas.

3.6. Primeiros ensaios de interpretação do registo arqueológico.

4. Elaboração de relatórios de trabalho de campo: normas e documentação necessária.

Bibliografia Obrigatória

Balme, Jane; Paterson, Alistair; Archaeology in Practice: A Student Guide to Archaeological Analyses, Blackwell Publishing, 2006. ISBN: 978-0-631-23573-6
Carandini, Andrea, 1937-; Historias en la tierra. ISBN: 84-7423-764-5
González Ruibal; A.; Ayán Vila, X.; Arqueología. Una introducción al estudio de la materialidad del pasado, Alianza editorial, 2018. ISBN: 978-8491812357
Harris, Edward; Principles of archaeological stratigraphy. ISBN: 0-12326651-3
Renfrew Colin; Archaeology. ISBN: 0-500-28147-5
Roskams, Steve; Teoria y práctica de la Excavación, Editorial Crítica, 2003. ISBN: 9788484324140
Trigger, Bruce G. ; A History of Archaeological Thought, Cambridge University Press, 2006. ISBN: 978-0521600491

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Tutoriais: análise e discussão dos documentos legais que enquadram a prática arqueológica em Portugal; apresentação de casos práticos, passíveis de suscitar a reflexão acerca do trabalho em arqueologia e das relações entre todos os agentes envolvidos; apresentação de metodologias de trabalho e realização de exercícios centrados na produção da Matriz de Harris.   

Trabalho de Campo: prática de escavação e registo arqueológico; tratamento e marcação de materiais.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 156,00
Frequência das aulas 22,00
Trabalho de campo 140,00
Total: 318,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas tutoriais; cumprimento do trabalho de campo protocolado.

Fórmula de cálculo da classificação final

80% Trabalho de campo + 20% Relatório escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em substituição da frequência das aulas tutoriais, o estudante deverá entregar um trabalho teórico, focado em tema a indicar pelo docente.

Melhoria de classificação

Reformulação do relatório escrito (20%).
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