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Tecnologia dos Materiais

Código: ARQU049     Sigla: TMAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 23 ARQU - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Promover a pesquisa e o conhecimento sobre materiais e técnicas/tecnologias de sua exploração, transformação e/ou produção, de modo a melhor identificar e contextualizar artefactos e respetivas funções, bem como a percecionar comportamentos e etapas tecnológicas evolutivas.

Promover o conhecimento relativo a contextos (inter)nacionais de produção de materiais a partir de tecnologias tradicionais, para agilizar a melhor compreensão face a contextos arqueológicos. 

Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema.

Resultados de aprendizagem e competências

No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

1. Definir o que carateriza um material orgânico e um inorgânico e enunciar exemplos;

2. Identificar matérias-primas e materiais técnicos e explicar as suas diferenças;

3. Descrever, demonstrar, debater e esquematizar os processos tecnológicos inerentes à exploração e trabalho, a frio, de matérias-primas e à sua transformação, a quente, em materiais técnicos;

4. Examinar artefactos, propôr a sua natureza, composição e tecnologia e estimar comportamentos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução
1.1. Os conceitos de técnica e tecnologia
1.2. A importância dos dados técnicos e tecnológicos para a teoria arqueológica
1.2.1. Fontes de informação de caráter tecnológico.

2. Os materiais arqueológicos; as matérias-primas e os materiais técnicos
2.1. Pedras e minerais
2.2. Pigmentos e corantes
2.3. Argamassas
2.4. Cerâmicas
2.5. Vidros
2.6. Metais
2.7. Madeiras
2.8. Fibras vegetais e animais
2.9. Peles e cabedais
2.10. Ossos, chifres e dentes

3. Os métodos de trabalho; a relação entre a função do artefacto e a sua tecnologia
3.1. A frio, sobre as matérias-primas
3.1.1. Recolha e seleção
3.1.2. As ferramentas
3.1.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2. A quente, transformando as matérias-primas
3.2.1. Recolha, seleção
3.2.2. Composições
3.2.3. Técnicas decorativas e de obtenção de formas
3.2.4. Condições térmicas de transformação
3.2.4.1. Os fornos. Tipologias, atmosferas e temperaturas

Bibliografia Obrigatória

ADOVASIO, J.M.; Basketry Technology. A Guide to Identification and Analysis, Aldine Publishing Company, 1977. ISBN: 77-70388
ALARCÃO, J.; Introdução ao Estudo da Tecnologia Romana, CEAUCP, 2004. ISBN: 972-9004-18-8
HODGES, H.; Technology in the Ancient World, Allen Lane The Penguin Press, 1970. ISBN: 713901101
HODGES, H.; Artifacts : an Introduction to Early Materials and Technology , Duckworth, 1989. ISBN: 0-7156-2316-8
TYLECOTE, R.F.; A History of Metallurgy, Maney, 2002. ISBN: 1-902653-79-3
CHANT, C. & GOODMAN, D.; Pre-Industrial Cities and Technology: Cities and Technology, Routledge, 2000. ISBN: 0415200768
SHEPARD, A.O.; Ceramics for the Archaeologist, Carnegie Institution, 1956. ISBN: 0872796205
TAIT, H.; Five Thousand Years of Glass, British Museum Press, 1995. ISBN: 0-7141-1756-0

Observações Bibliográficas

Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e de apoio ao desenvolvimento da investigação temática.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de carácter individual e de grupo.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de materiais
Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 47,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 16,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e regulamentos da Faculdade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:

- Teste escrito, individual (15%);

- Relatórios, individuais, de vistas de estudo (somatório 25%);

- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%);

- Apresentação oral e discussão da temática desenvolvida em grupo (30%).

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados da frequência e que não a tenham obtido deverão:

- Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e elaborar respetivo relatório;

- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes;

- Preparar e apresentar oralmente o seu trabalho de investigação durante a época de exames, em local e dia a acordar.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente às seguintes componentes escritas:

- Relatórios, individuais, de vistas de estudo (somatório 25%);

- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%).

Observações

Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.
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