Pré-História II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
63 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
-Dominar os conceitos fundamentais da Arqueologia Pré-histórica
-Perceber a transformações dos ecossistemas no Holocénico e as mudanças na organização social e nas estratégias de subsistência das comunidades pré-históricas nesse período
-Reconhecer a transformação diacrónica das formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente através dos vestígios materiais.
-Compreender a variabilidade regional dos vestígios arqueológicos (técnicas, formas e modos de fazer).
-Compreender o povoamento pré-histórico da Península Ibérica num quadro geográfico europeu desde o final do paleolítico ao final da Idade do Bronze
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que o discente domine tanto a terminologia como as principais problemáticas relativas às formas de povoamento, de organização social e territorial durante a Pré-história recente da Europa e da Península Ibérica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1-As condições ambientais do período pós glaciar.
2-Os últimos caçadores-recolectores do Holoceno na Europa e em particular na Península Ibérica.
3. O Neolítico: discussão de conceitos e teorias explicativas
4. As comunidades de agricultores-pastores do Neolítico médio e final na Europa e em particular na Península Ibérica
4.1. Fenómenos transculturais a par da regionalização nos modos de organização do espaço/território e nos modos de habitar; na marcação física desse espaço (com arte rupestre, construções megalíticas, entre outras formas de “povoamento”) e nas relações intercomunitárias.
4.2. Definição de “modos de habitar” na perspectiva antropológica (“Dwelling”) e especificidade da Península Ibérica durante esse período.
5. Calcolítico e Idade do Bronze: discussão de conceitos.
5.1. Formas comunitárias e práticas identitárias relacionadas com o modo de habitar, durante este período cronológico e cultural na Europa e Península Ibérica ( do final do IVº ao início do Iº mil. AC)
Bibliografia Obrigatória
MONTEIRO-RODRIGUES, Sergio; Pensar o Neolítico Antigo, Centro de Estudos Pré-históricos da Beira Alta, 2011. ISBN: 978-972-99352-5-1
ROJO GUERRA, M.; GARRIDO PENA, R. &MARTINEZ DE LAGRÁN, I.G.(Coord.); El Neolítico emn la Peninsula Iberica y su Contexto Europeo, Catedra, 2012. ISBN: 978-84-376-3046-5
Sanches Maria de Jesus;
Pré-história recente de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN: 972-560-018-5
Rojo Guerra Manuel A. 070;
Un^desafío a la eternidad. ISBN: 84-9718-319-3
Jorge Susana Oliveira 1953-;
Domesticar a terra. ISBN: 972-662-686-2
Jorge Susana Oliveira 1953-;
Idade do bronze
Maria de Jesus Sanches;
Os^primeiros habitantes do território bragançano
Bibliografia Complementar
Jorge Vítor Oliveira 1948-;
As^mamoas funerárias do norte de Portugal (do Neolítico à Idade do Bronze Antigo) como elementos
Fábregas Valcarce Ramón;
Aproximaciones a la cultura material del megalitismo gallego. ISBN: 84-7191-438-7
Leroi-Gourhan Andre 070;
La^Préhistoire
Maria de Jesus Sanches;
Artes rupestres da Pré-História e da Proto-História. ISBN: 978-989-8052-30-8
Sanches Maria de Jesus;
Bell beaker contexts in Portugal
Sanches Maria de Jesus 340;
Arqueociências 2016. ISBN: 978-989-8351-51-7
Maria de Jesus Sanches;
Ocupação pré-histórica do nordeste de Portugal
Maria de Jesus Sanches;
Monumentos em pedra numa região de Trás-os-Montes - Nordeste de Portugal
Bettencourt Ana Maria dos Santos 1960- 340;
Dos montes, das pedras e das águas. ISBN: 978-989-8351-02-9
Observações Bibliográficas
Outros documentos (textos, papers, livros, etc.), serão colocados nos documentos desta UC
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a frequencia a 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à nota obtida no exame.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
Observações
Os estudantes, em concordância com os docentes, decidiram por unanimidade, na aula do dia 1 de abril de 2022, que o exame presencial seria substituido por Trabalho escrito a submeter na plataforma Moodle até às 23h e 59 minutos do respetivo dia de exame, seja na época normal, seja na época de recurso. O enunciado será colocado também na plataforma Moodle no dia 4 de Junho —para a época normal—, e 26 de junho — para a época de recurso.
Trabalho escrito sobre temas do módulo 1 (lecionado por Sérgio M Rodrigues) + Trabalho escrito sobre temas do módulo 2 (lecionado por Maria de Jesus Sanches)
Fórmula de cálculo da classificação final10 valores (Módulo 1) + 10 valores (Módulo 2) = Class. final