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Métodos de Investigação em Ciências do Património

Código: ARQU053     Sigla: MINVCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 55 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo geral:
1. Equipar os estudantes de instrumentos conceptuais e metodológicos fundamentais para a elaboração, desenvolvimento e comunicação de um programa de investigação no domínio das Ciências do Património, nomeadamente na área da Arqueologia.

Objetivos especificos:
1. Dar a conhecer universo de conceitos e termos associados ao Património e à sua investigação e desenvolver a capacidade de reflexão crítica e debate relativamente à sua aplicação a diferentes realidades;

2. Reforçar a importância da investigação científica para o avanço do conhecimento e resolução de problemas, em respeito pelos princípios de integridade ética e deontológica, ao longo de todo o processo;

3. Promover a discussão quanto ao envolvimento de diferentes áreas disciplinares no processo de investigação, realçando as mais-valias dos contextos interdisciplinares;

4. Disseminar vias metodológicas inerentes à planificação e desenvolvimento de investigação científica no âmbito das Ciências do Património, nomeadamente na área da Arqueologia, e fomentar o debate quanto às suas potencialidades e limitações;

5. Apresentar diferentes fontes e esclarecer quanto à sua categoria, tipologia e natureza da informação que proporcionam, discutindo métodos e recursos de sua organização;


6. Exercitar a elaboração de plano de investigação, bem como da sua comunicação (oral e escrita).

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes:

- Conheçam o universo de conceitos associados à área e dominem as implicações da sua dinâmica evolutiva e aplicação;

- Conheçam e respeitem os princípios de integridade ética e deontológica científica;

-  Conheçam diferentes abordagens metodológicas e saibam adotar as que mais se ajustam aos interesses de investigação;

- Conheçam e selecionem fontes de informação ajustadas ao caráter e aos objetivos da investigação;

- Saibam construir um plano de investigação;

- Saibam comunicar, oralmente e por escrito, o seu plano de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Conceitos de Património e Ciências do Património: Retrospetiva e debates da atualidade
 
2. Ciências do Património: Teoria e interações. Multi, inter e transdisciplinaridade
2.1. Tendências historiográficas e problemáticas contemporâneas. Especificidades do contexto do património arqueológico

3. A construção do conhecimento e a sua interpretação
3.1. Caraterísticas do investigador
3.2. Considerações éticas e deontológicas
3.3. Fontes de informação para a investigação em Arqueologia 
3.3.1. Categorias e tipologias de fontes
3.3.1.1. Contributo dos métodos de exame e análise

4. O plano de investigação
4.1. Identificação e enquadramento da(s) temática(s)
4.2. Questões de investigação de partida: importância da definição científica e requisitos de qualidade
4.3. Revisão da literatura e Estado da Arte
4.3.1. Propósitos, limites e etapas
4.3.2. Recolha de dados: métodos; princípios e técnicas de organização, tratamento e análise de resultados; estilos, normas e gestão de referências
4.4. Objetivos e problemática da investigação
4.5. Desenho metodológico da investigação
4.5.1. Caráter da investigação e tipo de estudo
4.5.2. Metodologias e técnicas
4.6. Modelos de organização

5. A comunicação da investigação. Discussão e apreciação crítica de propostas de planos de investigação

Bibliografia Obrigatória

ALLISON, B.; Research Skills for Students, Kogan Page, 1996
BABELON, J.-P.; La Notion de Patrimoine, Liana Levi, 1994. ISBN: 2-86746-246-0
BELL, J.; Como Realizar um Projecto de Investigação : Um Guia para a Pesquisa em Ciências Sociais e da Educação, Gradiva, 2008. ISBN: 978-972-662-524-7
CARDOSO, T.; ALARCÃO, I.; CELORICO, J.; Revisão da literatura e sistematização do conhecimento, Porto Editora, 2010
CHOAY, F. ; A Alegoria do Património, Edições 70, 2006. ISBN: 972-44-1205-9
CHOAY, F.; As Questões do Património. Antologia para um Debate, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1624-3
CHRISTENSEN, L. B.; Experimental Methodology, Pearson Education, Inc., 2004
CILIBERTO, E.; SPOTO, G.; Modern Analytical Methods in Art and Archaeology, John Wiley & Sons, Inc., 2000. ISBN: 0-471-29361-X
CREAGH, D.; BRADLEY, D.; Physical Techniques in the Study of Art, Archaeology and Cultural Heritage, Elsevier, 2007
CRESWELL, J.; Research Design: Qualitative & Quantitative Approaches, Sage Publications, 1994
DEMOULE, J-P et al.; Guide des Methodes de l’Archéologie, La Découverte, 2005. ISBN: 2-7071-4204-2
FERNANDÉZ-ARENAS, J.; Teoría y Metodología de la Historia del Arte, Editorial del Hombre, 1982. ISBN: 84-95887-04-2
MOORE, N.; How to Do Research: A Practical Guide to Designing and Managing Research Projects, Facet Publishing, 2006
RENFREW, C; BAHN, P. ; Archaeology. Theories, Methods and Practice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6
SOUSA, M. J.; BAPTISTA, C. S.; Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha, Pactor, 2011. ISBN: 9789896930011

Bibliografia Complementar

ALMEIDA, C. A. F.; Património: O seu Entendimento e a sua Gestão, Edições Ethnos, 1998
BINTLIFF, J.; A Companion to Archaeology, Blackwell Publishing, 2004
CHOAY, F.; Património e Mundialização, Editora Licorne, 2010. ISBN: 978-972-8661-61-8
LAMBERT, J.; Traces of the Past. Unravelling the Secrets of Archaeology through Chemistry, Perseus Publishing, 1997. ISBN: 0-7382-0027-1
LOPES, F.; CORREIA, M. B.; Património Cultural. Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Caleidoscópio, 2014. ISBN: 9789896582500
LOSEE, J.; A Historical Introduction to the Philosophy of Science, Oxford Univ. Press, 2001
RAGIN, C. C.; Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method, Pine Forge Press, 1994. ISBN: 0-8039-9021-9

Observações Bibliográficas

Para além das referências apresentadas, ao longo do semestre será fornecido material complementar de apoio. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em estudo de casos. Desenvolvimento de atividades de caráter individual e de grupo.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 39,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho escrito 5,00
Elaboração de projeto 65,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%. A frequência será verificada através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final pressupõe a obtenção de uma nota igual ou superior a 9.5 valores nas seguintes componentes de avaliação:

- Realização de trabalho escrito individual (10%);

- Elaboração de um teste (individual) (20%);

- Elaboração de plano de investigação, realizado em grupo (35%);

- Apresentação e discussão de plano de investigação, decorrente do trabalho de grupo (35%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não applicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente às componentes escritas.

Observações

Todos os casos omissos serão resolvidos pelos docentes, em respeito pelo regulamento da FLUP.

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