Russo para Turismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2020/2021 - SP (de 27-10-2020 a 30-06-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e Russo
Objetivos
- Desenvolver competências de língua russa na área de turismo, como viajantes ou dentro da atividade profissional.
- Aprender o vocabulário (palavras e frases) dentro dos temas indicados.
- Praticar o uso da matéria estudada em situações comunicativas na sala de aula.
- Aplicar a matéria estudada durante as pesquisas realizadas durante as horas de trabalho individual.
Resultados de aprendizagem e competências
No final de formação, o formando deverá ser capaz de:
- comunicar em situações diversas que possam ocorrer durante as viagens de lazer, dentro dos temas abordados no programa,
- conseguir expressar-se de forma espontânea usando várias estruturas gramaticais,
- saber consultar os mapas da cidade, guias turísticos e páginas da internet.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Apresentar-se, cumprimentar, despedir-se.
- Explicar pormenores da sua estadia e alojamento.
- Tempo e Horas.
- Informar e explicar o plano para um dia de visita.
- Comprar bilhete.
- Reservar um quarto no hotel.
- Orientar-se num site da Internet em língua Russa. E-mail.
- No aeroporto: controlo de passaportes, alfândega, preencher formulário, explicar o propósito da sua viagem.
- Mapas da cidade e transportes públicos. Direções.
- No restaurante.
- Visita de um museu. Instruções e alertas.
- Numerais.
- Tempo Passado Imperfeito e Perfeito.
- Tempo Futuro Imperfeito e Perfeito.
- Caso Genitivo.
- Caso Dativo.
- Caso Instrumental.
Bibliografia Obrigatória
James S. Levine, Ph.D; Russian Grammar, Second Edition
Belikova L.G., Shutova T.A.; Língua Russa – Primeiros Passos, Editora “Mirs”, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exercícios lexicais e gramaticais para desenvolver as competências de língua russa.
- Praticar o uso da matéria estudada em situações comunicativas na sala de aula.
- Exercícios de tradução.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Observação direta – exercícios de comunicação oral – 20 %
Teste 1 – 30 %
Teste 2 – 50 %