Código: | LLC058 | Sigla: | IB2.2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 21 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 56 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 86 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 64 | LRI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR).
Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelos professores de B2.2. As principais áreas temáticas abordadas neste semestre são, em primeiro lugar, "Visual technologies and the Digital Era”, lidando com questões relacionadas com a tecnologia de comunicação digital, incluindo as redes sociais; etiqueta do email; pessoas influentes como, por exemplo, Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg; efeitos psicológicos da Internet; ‘multi-tasking’; a revolução do 'smartphone'; em segundo lugar, "Social Media and Society", incluindo estratégias de proximidade; os prós e contras de conetividade e privicidade; a relação entre uma vida real e uma vida virtual; Em termos de foco gramática, o semestre se concentra nas áreas de orações relativas e orações condicionais.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os alunos são avaliados através de dois testes escritos (um resumo de um texto e uma crítica de um filme) um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário, e testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 162,00 |
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída.
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); um teste de Gramática, Vocabulário (30%); competência oral - 30% (a partir de um teste oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, exceto o teste orai final (que terão lugar no fim do curso online). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
De acordo com os regulamentos da FLUP
Esquema de avaliação atualizada (15.02.2021) para cursos de inglês na FLUP.
Fazendo uso do Zoom e a função Turn-it-in do Moodle, todos os estudantes completarão uma composição escrita em tempo de aula (antes de abril) e um teste de ‘Use of English’ e uma composição presencialmente antes de fim das aulas. Além disso, todos os estudantes realizarão um ‘Speaking test’ antes do dia 17 de junho em pares via Zoom.
A prova oral seguirá o formato estabelecido no primeiro semestre (baseado num livro e em pares durante o período máximo de 20 minutos na presença de dois professores). Não é permitida a utilização de textos preparados. O professor da turma conversará com os seus estudantes sobre os dias / horários em que os estudantes terão de estar disponíveis para fazer esse teste. Todo esse processo de avaliação deve ser concluído antes de fim de época normal de exames.
Nesse esquema atualizado, os ‘componentes de avaliação' permanecem inalterados para os cursos de inglês B2.2, B2.4 e C1.2 (prova oral 30%, teste 30%, trabalho escrito 40%). A fórmula para o cálculo da nota final dos estudantes também permanece inalterada.
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.