Código: | LLC057 | Sigla: | IB2.1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 22 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 59 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 96 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 54 | LRI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR).
Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelos professores de B2.1. As principais áreas temáticas abordadas neste semestre são "Mobilidade: Educação, Turismo e Migrações; incluindo questões relacionadas com a vida de estudante como a praxe; fazer um ‘gap-year’ (ano entre escola e universitário); preocupações financeiras que afetam os estudantes, tais como propinas e empréstimos; participar num programa de mobilidade (Erasmus); relacionamentos e tempo de lazer. Outros topicos incluem os efeitos do turismo de massa; guias de viagens; descrições de experiências de migração; biografias etc. Em termos de foco gramática, o semestre se concentra na revisão do sistema dos tempos verbais (the presentt, the past and the future).
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição ou visual que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os estudantes são avaliados através de testes escritos (duas composições e dois testes que combinam estruturas gramaticais e vocabulário) e dois testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos estudantes e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 30,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 162,00 |
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois exames de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois exames de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 30%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um exame oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes exames vão ser realizados durante as aulas, exceto o último exame de gramática e vocabulário (que será feito com todos os alunos juntos, numa manhã de sábado no fim das aulas) e os exames orais finais (que terão lugar também no fim do curso). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.
De acordo com os regulamentos da FLUP.
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.