Código: | LA046 | Sigla: | AB1_C |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Línguas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas Aplicadas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 7 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LRI | 6 | LRI - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Nesta unidade curricular os estudantes de língua alemã poderão aprofundar e consolidar os seus conhecimentos dos conteúdos lecionados no nível B1 e serão iniciados com os conteúdos relevantes para o nível B2. Assim, a transição do nível de iniciação para o nível intermédio será facilitada. Além disso, a unidade curricular visa preparar os estudantes para seguirem um curso de mestrado com alemão.
No final do semestre, deverão ser capazes de:
- ler e compreender, na compreensão oral e na leitura, o conteúdo de textos mais extensos, no âmbito das áreas temáticas estudadas e de temas da atualidade, incluindo textos com temas de caráter abstrato ou técnico;
- desenvolver competências lexicais para compreender e resumir textos escritos (adaptados e autênticos, como artigos online, comentários e reportagens) sobre os assuntos abordados;
- desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas estudados;
- apresentar e defender, oralmente, diferentes pontos de vista acerca de temas atuais e polêmicos e expressar-se, em alemão, com fluência, clareza e espontaneidade, na interação com o/a docente e com os colegas da turma.
- redigir e explicar, de forma clara e pormenorizada, um ponto de vista;
- desenvolver e aplicar técnicas de resumo a partir do trabalho com textos autênticos.
Através do trabalho com os materiais de suporte, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as quatro competências e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de textos auténticos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto.
Com base nos objetivos da unidade curricular de Alemão B1 complementar, os métodos de ensino adotados nas aulas visam o desenvolvimento de todas as competências de língua, nomeadamente da compreensão oral e escrita, da expressão oral com e sem interação, da expressão escrita, incluindo também o estudo do léxico e da gramática. As atividades propostas basear-se-ão em situações de comunicação que se aproximem, tanto quanto possível, a situações autênticas.
A metodologia comunicativa pretende motivar o aluno a “aprender a aprender”, passando de um papel passivo a um papel ativo na aprendizagem da língua. Assim, a gramática e o léxico serão estudados como ferramentas essenciais para compreender ou produzir enunciados correspondentes aos diferentes atos de fala.
As componentes de avaliação propostas no âmbito da avaliação distribuída (testes, trabalhos, apresentações, projetos) terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes e na aquisição de novos conteúdos.
Na UC de Alemão B1 complementar serão trabalhados o léxico e as expressões idiomáticas relacionados com os conteúdos tratados. Os estudantes irão estudar temas atuais relacionados com a sociedade, a política, a história e a cultura dos países de expressão alemã. A partir destas unidades temáticas, desenvolver-se-ão competências lexicais e gramaticais específicas. Especial atenção dar-se-á a temas relacionados com o ensino superior e a vida profissional.
Na gramática, os estudantes consolidarão conteúdos de acordo com o nível B1 e serão familiarizados com temas gramaticais selecionados do nível B2.
Requer-se um dicionário monolingue.
Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo dos alunos (trabalhos de casa) recorrendo a materiais indicados e/ou fornecidos pelo professor, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais insuficiências. Atendendo a que o modo de avaliação é “avaliação distribuída sem exame final”, atribui-se particular importância à colaboração regular e ativa nas aulas por parte dos estudantes para desenvolvimento das diversas competências.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 36,00 |
Prova oral | 40,00 |
Teste | 24,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente logo no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
A nota final é composta pela média ponderada das notas escritas e das notas orais, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e produção textual) 60% e o peso da avaliação oral (média de todas as componentes orais) 40%. Para a aprovação, o estudante deverá:
- obter, no mínimo, 10 valores em cada componente (no mínimo 9,5 valores na componente escrita e no mínimo 9,5 valores na componente oral)
- obter uma média final de, no mínimo, 10 valores (no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0-20).
Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.
Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.