Código: | LA020 | Sigla: | LINING |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguistica - Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas Aplicadas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 20 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 18 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
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O objetivo do curso é dar aos alunos:
1. Um conhecimento prático de software e ferramentas para trabalhar com corpora e concordâncias que lhes permitam fazer escolhas informadas sobre o uso de itens lexicais e suas colocações.
2. Conhecimento de como analisar frases, identificando seus componentes constituintes, estruturas sintáticas e padrões frasais.
3. A capacidade de usar esse conhecimento para reestruturar frases e desenvolver a competência linguística na escrita e oralidade.
4. Algum conhecimento das origens e desenvolvimento da língua inglesa e suas variedades atuais.
No final do curso espera-se que os alunos aprovados terão:
1. aprendido a usar os recursos de referência para o estudo da Linguística Inglesa - gramáticas, dicionários, thesauri, corpora eletrónicos e software relacionado, e material de referência on-line;
2. adquirido um conhecimento prático da teoria geral da linguística sistémico-funcional;
3. utilizado as ferramentas da linguística de corpus para estudo linguístico autónomo;
4. melhorado o seu conhecimento formal dos aspectos morfológicos, sintáticos e textuais de inglês;
5. adquirido uma compreensão de alguns dos aspectos-chave da fonologia de inglês;
6. adquirido algum conhecimento das origens e desenvolvimento do inglês e suas variedades atuais;
7. adquirido um melhor conhecimento das áreas de inglês que apresentam problemas específicos para os falantes nativos de português.
1. Exposição oral dentro da sala de aula
2. Exercícios escritos a desenvolver em sala de aula e em estudo autónomo, frequentemente de ordem indutivos
3. [Consoante o tamanho da turma] Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando o treino da gramática; exercícios indutivos como, por exemplo, comparar frases; preenchimento de espaços; reescrita de frases; jogos de gramática;
4. A utilização de um manual didático (The Frameworks of English 3ª edição)
5. Texto de apoio, com explicações sobre os conteúdos do curso e exercícios adequados
6. Revisão da matéria antes dos testes
7. Dois testes escritos
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 82,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 26,00 |
Total: | 162,00 |
Os alunos devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas.
Um exame realizado em Novembro (50%) e um exame final em Janeiro – (50%)
Na época de recurso o valor do exame corresponde a 100% do total. Este exame pode ser feito por qualquer aluno para melhorar a nota original.