Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CC002

Argumento e Estruturas Narrativas

Código: CC002     Sigla: AEN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 29 CC - Plano de Estudos 3 - 6 46 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

| compreender as narrativas clássicas e a sua reconceptualização em suportes online | reflectir e discutir os processos de virtualização em contextos hipermediáticos | reflectir e discutir os processos cognitivos de apreensão de conteúdos online | analisar produtos multimédia online e offline e proceder à sua desconstrução conceptual | compreender o discurso para os novos media: argumento, guião e storyboard | elaborar trabalhos intercalares e projecto final de argumento, guião, produção e realização | fomentar a pesquisa e a criação de novos paradigmas narrativos interactivos | fomentar e experienciar processos comunicacionais interactivos em ambientes online

Resultados de aprendizagem e competências

| domínio das técnicas de expressão e escrita criativa | domínio das ferramentas e estruturas conceptuais do argumento

Modo de trabalho

Presencial

Programa

| hipertexto e hipermédia | virtualização e narrativas hipermediáticas | transdisciplinaridade na concepção de conteúdos interactivos jornalísticos | a escrita do argumento de novas estruturas narrativas | produção e realização de curta-metragem de ficção

Bibliografia Obrigatória

Vouillamoz, Núria; Literatura e Hipermedia, Paidós PC, 2000
Pierre Lévy; O que é o Virtual?, Cátedra, 2001

Bibliografia Complementar

Sherry Turkle; A Vida no Écrã, Relógio D'Água, 1997
Júlio Cortázar; Rayuela, Cátedra, 2000
Castells, Manuel e Ince, Martin; Conversas com Manuel Castells, Campo das Letras, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

| aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso" para análise e discussão em sala ou em grupo | elaboração de trabalhos intercalares de escrita (individual) | elaboração de projecto de argumento e de produção, realização e edição a apresentar no final do semestre (em grupo)

Software

Browser (Internet Explorer, Safari, Firefox)
CeltX
Adobe Photoshop
Adobe Premiere

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Escrita
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho laboratorial 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

a | assiduidade e participação | 20% b | entrega de exercícios ao longo do semestre| 30% c | projecto de final de semestre | 50% (nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos, todos obrigatórios, e todos eles com obrigatoriedade de classificação igual ou superior a 10 valores)

Provas e trabalhos especiais

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar e apresentar um trabalho prático a combinar com o docente até final do mês de Julho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor na FLUP

Recomendar Página Voltar ao Topo