Conservação Preventiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
22 |
MMUS - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende:
- Introduzir conceitos e alicerçar os princípios da Precaução e da Sustentabilidade;
- Desenvolver e consolidar a sensibilidade dos discentes para a necessidade de se estabelecerem prioridades para uma estratégia integrada, pró-ativa e dinâmica, de gestão de risco e de proteção quer do edifício/museu quer das coleções, com base no conhecimento profundo das suas caraterísticas, dos seus contextos e respetivas interações e de modo a assegurar-lhes a melhor e mais prolongada qualidade de vida possível;
- Equipar os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.
Resultados de aprendizagem e competências
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Enunciar e discutir conceitos, enquadrando-os criticamente nas políticas e práticas (inter)nacionais.
2. Identificar, interpretar e documentar evidências de dano.
3. Estabelecer e desenvolver estratégias de intervenção, no quadro de um plano integrado e sustentado de prevenção e proteção face ao dano e à perda.
4. Norteando-se por princípios éticos assumidos internacionalmente, congregar sinergias profissionais e interdisciplinares e pesquisar/selecionar/gerir recursos importantes para o desempenho das suas funções profissionais, quer de forma autónoma quer, preferencialmente, em equipa de trabalho.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceitos, retrospetiva histórica e objetivos subjacentes
1.2. Direito (inter)nacional para a preservação e proteção legal do Património, com especial enfoque no contexto museológico. Políticas e práticas
1.3. Ética. Filosofias de atuação
2. Alterações e danos: o edifício/espaços e as coleções
2.1. Inspeção e monitorização: estratégias, rotinas e recursos
2.2. Evidências
2.2.1. Identificação e documentação
2.2.1.1. Meios científicos de exame e análise: introdução às suas potencialidades e limitações
3. Planos integrados e sustentados de intervenção de índole preventiva e protetora: o edifício/espaços do museu e as coleções museológicas
3.1. A arquitetura: ergonomia, materiais e relação com as caraterísticas climáticas locais
3.2. O ambiente: conceitos e parâmetros. Recursos tecnológicos e metodologias
3.2.1. Monitorização
3.2.2. Controlo
3.3. Energia: gestão. As energias alternativas: potencialidades e sustentabilidade
3.4. Manutenção preventiva e corretiva: estratégias, rotinas e recursos
3.5. Manuseamento, transporte, reserva e exposição de coleções: critérios e métodos
3.6. Segurança: prevenção e emergência
Bibliografia Obrigatória
ASSOCIATION DES RESTAURATEURS D’ART ET D’ARCHÉOLOGIE DE FORMATION UNIVERSITAIRE; La Conservation Préventive, ARAAFU, 1992. ISBN: 2-907465-02-3
BARCLAY, R., BERGERON, A. & DIGNARD, C.; Mount-making for Museum Objects, Canadian Conservation Institute, 2002. ISBN: 0-660-18843-0
BARIL, P.; Fire Prevention Programs for Museums, Canadian Conservation Institute, 1997. ISBN: 0-660-16968-1
BLADES, N., ORESZCZYN, T., BORDASS, B. & CASSAR, M.; Guidelines on Pollution Control in Museum Buildings, Museum Association, 2000. ISBN: 0-902102-81-8
CAMUFFO, D.; Microclimate for Cultural Heritage, Elsevier, 2001. ISBN: 0-444-82925-3
DORGE, V. & JONES, S.; Building an Emergency Plan: A Guide for Museums & Other Cultural Institutions, The Getty Conservation Institute, 1999. ISBN: 0-89236-551-X
GUILD, S. & MACDONALD, M.; Mould Prevention and Collection Recovery: Guidelines for Heritage Collections, Canadian Conservation Institute, 2004. ISBN: 0-662-35932-1
GUILLEMARD, D. & LAROQUE, C.; Manuel de Conservation Préventive – Gestion et Contrôle des Collections, OCIM/DRAG, 1999. ISBN: 2-11-091404-1
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS-COMMITTEE FOR CONSERVATION; 11th Triennial Meeting Edinburgh. Preprints, James & James, 1999. ISBN: 1-873936-50-8
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS-COMMITTEE FOR CONSERVATION; 12th Triennial Meeting Lyon. Preprints, James & James, 1999. ISBN: 1-873936-92-3
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS-COMMITTEE FOR CONSERVATION; 13th Triennial Meeting Rio de Janeiro. Preprints, James & James, 2002. ISBN: 1-902916-30-1
INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS-COMMITTEE FOR CONSERVATION; 14th Triennial Meeting The Hague. Preprints, James & James, 2005. ISBN: 1-84407-253-3
KEENE, S.; Conservation, Archaeology and Museums, The United Kingdom Institute for Conservation, 1980. ISBN: 0-9504155-1-0
LISTON, D.; Museum Security and Protection: a Handbook for Cultural Heritage Institutions, Routledge, 2000. ISBN: 0-415-07509-2
MICHALSKI, S.; Guidelines for Humidity and Temperature in Canadian Archives, Canadian Conservation Institute, 2000. ISBN: 0-662-29509-9
PEIRCE, J.J., WEINER, R.F. & VESILIND, P.A.; Environmental Pollution and Control, Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 0750698993
PRICE, N. S., TALLEY, M.K. & VACCARO, A. M.; Historical and Philosophical Issues in the Conservation of Cultural Heritage, The Getty Conservation Institute, 1996. ISBN: 0-89236-398-3
PYE, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
ROY, A., SMITH, P.; Preventive Conservation Practice/Theory/Research,, IIC, 1994 ( )
STANLEY-PRICE, N., ICCROM; Conservation and Managing of Archaeological Sites, James & James, 2006. ISBN: 1350-5033
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
STRANG, T. & DAWSON, J.; Controlling Vertebrate Pests in Museums, Canadian Conservation Institute, 1991. ISBN: 0-662-54951-1
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
MUÑOZ VIÑAS, S.; Contemporary Theory of Conservation, Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005. ISBN: 0 7506 6224 7
Observações Bibliográficas
Ao longo do semestre serão fornecidas referências específicas sobre os diferentes tópicos do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Conservação de obras de arte
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
37,00 |
Frequência das aulas |
55,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%. A frequência será verificada através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, individual (80%);
- Trabalho escrito resultante da atividade prática e laboratorial, de grupo (20%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.
Perante o contexto de pandemia, foram introduzidas alterações à dinâmica de aulas e à avaliação. Assim, consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, individual ou em grupo (80%);
- Recensão crítica, individual ou em grupo (20%).