Riscos, Museus e Vulnerabilidades
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
23 |
MMUS - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende:
- Introduzir conceitos, desenvolver e consolidar a sensibilidade dos discentes para a necessidade de se conhecerem as caraterísticas materiais e tecnológicas dos museus e suas coleções, bem como os percursos por elas percorridos, para se preverem os seus comportamentos e interações com os contextos ambientais, acautelando vulnerabilidades e explorando resistências;
- Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão e avaliação de riscos para os museus, equipando os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.
Resultados de aprendizagem e competências
No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Identificar materiais de suporte aos edifícios e coleções museológicas, explicar os processos mais relevantes inerentes à sua deterioração e interpretar as suas evidências.
2. Definir corretamente conceitos relacionados com a temática do risco.
3. Indicar modelos de avaliação de risco em contexto museológico relacionando-os com os respetivos autores e debatendo as suas potencialidades e limitações.
4. Aplicar, de forma ajustada aos diferentes contextos, modelos metodológicos de avaliação de risco, calculando magnitudes, organizando e ordenando prioridades de intervenção.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Materiais e tecnologias de suporte aos edifícios/espaços museológicos e às coleções
1.1. Propriedades e caraterísticas comportamentais
1.2. Alteração e alterabilidade
1.2.1. Agentes e mecanismos de atuação: sinergias
1.2.2. Vulnerabilidades/resistências
2. Contextos museológicos
2.1. Os macro e os micro contextos
2.2. Vulnerabilidades/resistências
3. Riscos
3.1. Conceitos e terminologia
3.2. Tipologias e categorias
3.3. Frequência e impacte
3.4. A perceção do risco
3.5. Modelos de avaliação, magnitudes de risco e prioridades de intervenção
Bibliografia Obrigatória
ALLOWAY, B.J. & AYRES, D.C.; Chemical Principles of Environmental Pollution , Blackie Academic & Professional, 1997. ISBN: 0-7514-0380-6
ALMEIDA, M.E.M. & FERREIRA, M.G.S.; Corrosão Atmosférica. Mapas de Portugal, INETI, 1997. ISBN: 972-676-161-1
ASHLEY-SMITH, J.; Risk Assessment for Object Conservation, Butterworth & Heinemann, 1999. ISBN: 0-7506-2853-7
BRILL, T.B.; Light: its Interaction with Art and Antiquities, Plenum Press, 1980. ISBN: 0-306-40416-8
BRIMBLECOMBE, P.; Air Composition and Chemistry, Cambridge University Press, 1996. ISBN: 0-521-45972-9
CALABRESE, E.J. & KENYON, E.M.; Air Toxics and Risk Assessment, Lewis Publishers, 1991. ISBN: 0-87371-165-3
FLORIAN, M.; Heritage Eaters: Insects & Fungi in Heritage Collections, James & James, 1997. ISBN: 1-873936-49-4
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
PEIRCE, J.J., WEINER, R.F. & VESILIND, P.A.; Environmental Pollution and Control, Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 0750698993
TÉTREAULT, J.; Airborne Pollutants in Museums, Galleries and Archives: Risk Assessment, Control Strategies and Preservation Management, Canadian Conservation Institute, 2003. ISBN: 0-662-34059-0
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
STOVEL, H.; Risk Preparedness: A Management Manual for World Cultural Heritage, ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property,, 1998
JIGYASU, R JIGYASU, R., MURTHY, M., BOCCARDI, G., MARRION, C., DOUGLAS, D., KING, J., O'BRIEN, G.,DOLCEMASCOLO, G., KIM, Y., ALBRITO, P. & OSIHN, M.; Heritage and Resilience. Issues and Opportunities for Reducing Disaster Risks. 4th Session of the Global Platform for Disaster Risk Reduction, Designflyover, 2013
Observações Bibliográficas
Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e ao desenvolvimento da investigação temática.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
37,00 |
Frequência das aulas |
55,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, individual (80%);
- Trabalho escrito resultante da atividade prática e laboratorial, de grupo (20%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.