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Riscos, Museus e Vulnerabilidades

Código: MMUS003     Sigla: RMV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 23 MMUS - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende:

- Introduzir conceitos, desenvolver e consolidar a sensibilidade dos discentes para a necessidade de se conhecerem as caraterísticas materiais e tecnológicas dos museus e suas coleções, bem como os percursos por elas percorridos, para se preverem os seus comportamentos e interações com os contextos ambientais, acautelando vulnerabilidades e explorando resistências;

- Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão e avaliação de riscos para os museus, equipando os alunos de ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema e sustentar decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

1. Identificar materiais de suporte aos edifícios e coleções museológicas, explicar os processos mais relevantes inerentes à sua deterioração e interpretar as suas evidências.

2. Definir corretamente conceitos relacionados com a temática do risco.

3. Indicar modelos de avaliação de risco em contexto museológico relacionando-os com os respetivos autores e debatendo as suas potencialidades e limitações.

4. Aplicar, de forma ajustada aos diferentes contextos, modelos metodológicos de avaliação de risco, calculando magnitudes, organizando e ordenando prioridades de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Materiais e tecnologias de suporte aos edifícios/espaços museológicos e às coleções
1.1. Propriedades e caraterísticas comportamentais
1.2. Alteração e alterabilidade
1.2.1. Agentes e mecanismos de atuação: sinergias
1.2.2. Vulnerabilidades/resistências

2. Contextos museológicos
2.1. Os macro e os micro contextos 
2.2. Vulnerabilidades/resistências

3. Riscos
3.1. Conceitos e terminologia
3.2. Tipologias e categorias
3.3. Frequência e impacte
3.4. A perceção do risco
3.5. Modelos de avaliação, magnitudes de risco e prioridades de intervenção

Bibliografia Obrigatória

ALLOWAY, B.J. & AYRES, D.C.; Chemical Principles of Environmental Pollution , Blackie Academic & Professional, 1997. ISBN: 0-7514-0380-6
ALMEIDA, M.E.M. & FERREIRA, M.G.S.; Corrosão Atmosférica. Mapas de Portugal, INETI, 1997. ISBN: 972-676-161-1
ASHLEY-SMITH, J.; Risk Assessment for Object Conservation, Butterworth & Heinemann, 1999. ISBN: 0-7506-2853-7
BRILL, T.B.; Light: its Interaction with Art and Antiquities, Plenum Press, 1980. ISBN: 0-306-40416-8
BRIMBLECOMBE, P.; Air Composition and Chemistry, Cambridge University Press, 1996. ISBN: 0-521-45972-9
CALABRESE, E.J. & KENYON, E.M.; Air Toxics and Risk Assessment, Lewis Publishers, 1991. ISBN: 0-87371-165-3
FLORIAN, M.; Heritage Eaters: Insects & Fungi in Heritage Collections, James & James, 1997. ISBN: 1-873936-49-4
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
PEIRCE, J.J., WEINER, R.F. & VESILIND, P.A.; Environmental Pollution and Control, Butterworth-Heinemann, 1998. ISBN: 0750698993
TÉTREAULT, J.; Airborne Pollutants in Museums, Galleries and Archives: Risk Assessment, Control Strategies and Preservation Management, Canadian Conservation Institute, 2003. ISBN: 0-662-34059-0
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
STOVEL, H.; Risk Preparedness: A Management Manual for World Cultural Heritage, ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property,, 1998
JIGYASU, R JIGYASU, R., MURTHY, M., BOCCARDI, G., MARRION, C., DOUGLAS, D., KING, J., O'BRIEN, G.,DOLCEMASCOLO, G., KIM, Y., ALBRITO, P. & OSIHN, M.; Heritage and Resilience. Issues and Opportunities for Reducing Disaster Risks. 4th Session of the Global Platform for Disaster Risk Reduction, Designflyover, 2013

Observações Bibliográficas

Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e ao desenvolvimento da investigação temática.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a simulação/experimentação laboratorial, visitas de estudo e a aplicação prática de conhecimentos em situações de apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 37,00
Frequência das aulas 55,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação: 

- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, individual (80%);

- Trabalho escrito resultante da atividade prática e laboratorial, de grupo (20%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.
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