Arqueologia Proto-Histórica Europeia
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
48 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Definir o conceito e as realidades associáveis à Proto-História no contexto europeu e mediterrânico;
- Delimitar cronológica e espacialmente as culturas e civilizações enquadráveis nesse conceito;
- Analisar os processos socioeconómicos e culturais que ocorrem no tempo e espaço considerados;
- Identificar os principais indicadores arqueológicos que permitem estudar esses processos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta Unidade Curricular os alunos devem:
- compreender e aplicar criticamente o conceito de proto-história.
- demonstrar um conhecimento genérico das fontes históricas relacionadas com a disciplina.
- saber manipular (e contrapor) as fontes de natureza histórica e arqueológica na análise das realidades passadas.
- conhecer as principais culturas e civilizações da Europa proto-histórica, identificando correctamente os seus principais indicadores arqueológicos.
- relacionar entre si as diversas culturas e civilizações da Europa proto-histórica, explicando os respetivos quadros internos de desenvolvimento, e também as suas correlações externas (designadamente, ao nível dos contactos e intercâmbios que estabeleceram entre si).
- identificar os materiais mais representativos deste período, relacionando-os com as diversas regiões estudadas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Introdução.
1.1 Problemática geral e historiografia.
1.2. As fontes: potencialidades e limitações. O estado da investigação.
2. Etnias e “culturas” da Europa proto-histórica.
2.1 - Clarificação dos conceitos e problemáticas associadas.
2.2 - Os pressupostos e limitações inerentes aos conceitos de etnogeografia e etnogénese.
3. Panorama geral da evolução cronológica e cultural na Europa do I milénios a.C.
3.1 - As transformações implementadas no Bronze Final.
3.2 - Hallstatt: traços definidores gerais.
3.3 - A emergência dos “principados”.
3.4 - Os fenómenos migratórios e as transformações dos finais do século V/inícios do IV a.C.
3.5 - La Tène: as principais expressões artísticas.
3.6 - A organização espacial e as modalidades de funcionamento económico, social e simbólico dos oppida.
3.7 - Os celtas: entre a história e o mito. A construção de uma “narrativa”.
3.8 - A conquista romana.
Bibliografia Obrigatória
Aubet Semmler María Eugenia;
Tiro y las colonias fenicias de occidente. ISBN: 84-7423-694-0
Cunliffe, Barry; The ancient celts, Oxford University Press, 1997. ISBN: 0-19-815010-5
Chic García, G. (Ed.); Historia de Europa (ss. X a.C. - V d.C.), Editorial Universidad de Sevilla, 2014. ISBN: 8447215636
Cunliffe, Barry (Ed); The Oxford Illustrated History of Prehistoric Europe, Oxford University Press, 2001. ISBN: 0192854410/9780192854414
Knapp, Bernard; Van Dommelen, Peter; Cambridge Handbook for Bronze and Iron Age Mediterranean, Cambridge University Press, 2014. ISBN: 978-0-521-76688-3
Kristiansen, K.; Europe before history, Cambridge University Press, 2000. ISBN: 0-521-78436-0
Ruiz-Gálvez Priego, M.; Con el fenicio tras los talones: Los inicios de la Edad del Hierro en la cuenca Mediterránea, Bellaterra, 2013. ISBN: 8447215636
Pydyn, A.; Exchange and cultural interactions: a study of long-distance trade and cross-cultural contacts in Late Bronze Age and Early Iron Age in Central and Eastern Europe, Archaeopress: Publishers of Academic Archaeology, 1999. ISBN: 1-84171-026-1
Bibliografia Complementar
Champion, Timothy; Gamble, Clive; Shennan, Stephen; Whittle, Alasdair; Prehistoric Europe, Academic Press, 1984. ISBN: ISBN: 978-0121675523
Gracia Alonso, F.; Munilla Cabrillana, G.; Protohistoria.Pueblos y culturas en el Mediterrâneo entre los siglos XIV y II a.C., Universitat de Barcelona, 2004. ISBN: 978-84-8338-458-9
Observações Bibliográficas
Bibliografia suplementar será indicada, quando necessária, em contexto de aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trabalho em aula, tutoria presencial e estudo individual.
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Classificação positiva no exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no exame final (numa escala de 0 a 20 valores).
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as normas gerais de avaliação da FLUP.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a modalidade de avaliação definida para a disciplina.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas gerais da FLUP e com a modalidade de avaliação da Unidade Curricular.