Código: | MEBI003 | Sigla: | DCIEI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEBI | 12 | MEBI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.
A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.
A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.No final desta UC, os estudantes deverão:
. Estar familiarizados com os principais documentos de referência, nacionais e europeus, para o ensino das línguas, e para o Inglês, em particular.
. deter um conhecimento transversal e articulado do currículo do 1.º Ciclo
. compreender a importância do ensino da língua inglesa para além do aspeto instrumental, como forma de promoção de atitudes positivas e de competências para encontros interculturais bem-sucedidos, nomeadamente para a formação de cidadãos ativos, capazes de atuar local e globalmente.
. conhecer o material disponível para o ensino intercultural e desenvolver capacidade para a criação de novos materiais.
. compreender a dimensão afetiva do processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa, bem como de outras línguas.
. compreender a importância das comunidades colaborativas para as atividades de investigação e de prática educativas.
1.1. Os documentos de referência e as metas curriculares (nacionais e europeus) e a promoção da cidadania intercultural
1.2. A importância da dimensão afetiva da aprendizagem do Inglês para a consolidação de uma educação plurilingue e intercultural.
1.3. A língua inglesa como forma de promoção da inclusão social, política e económica
1.3. As variedade do Inglês como forma de compreensão da variedade cultural
2.2. Definição de conceitos: globalização e cidadania intercultural
2.2. O combate ao estereótipo
2.3. As competências do um cidadão intercultural
3.1. O papel das comunidades colaborativas no processo de ensino-aprendizagem: construção de portefólios colaborativos.
3.2. A exploração de materiais pedagógicos disponíveis para a educação para a cidadania intercultural e a criação de novos materiais.
. Discussão e comentário, com a participação dos estudantes, de textos teóricos e de referência sobre a educação para a cidadania ativa intercultural.
. Apresentação pontual, por parte dos estudantes, de “relatórios de leitura”
. Utilização da plataforma Moodle para a construção dos portefólios coletivos
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação contínua, SEM exame final.
Relatório MIME – 25%
Apresentação oral – 25%
Trabalho escrito – 25%
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.