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Didática do Alemão I

Código: MEIEFA001     Sigla: DA_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 0 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 3 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

As aulas de Didática do Alemão dirigem-se a estudantes que irão, num futuro próximo, exercer funções como professores da língua alemã. Assim, é fundamental que os estudantes sejam capazes de a) participar na organização e estruturação do curso responsabilizando-se pela sua própria aprendizagem e auto-avaliação segundo a aprendizagem autónoma"; b) retirar as necessárias informações, em alemão, quer das aulas a que assistem, quer da bibliografia/dos textos de apoio fornecidos ao longo do ano; c) participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em discussões, diálogos e debates; d) ampliar continuamente os seus conhecimentos linguísticos relevantes para a sua futura atividade como docente da língua alemã.

 

A utilização da plataforma Moodle é uma ferramenta fundamental desta unidade curricular.

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos acerca...
- de formas elementares de ensinar e aprender e seu recíproco relacionamento;
- das actuais questões e vertentes da metodologia e didáctica das línguas estrangeiras;
- da contribuição das ciências auxiliares, nomeadamente a linguística, psicologia, sociologia, entre outras.

Iniciação à análise...
- das condições e pressupostos do ensino do alemão nas escolas portuguesas,
- dos actuais materiais de ensino;
- das alterações actualmente existentes.

Desenvolvimento de capacidades relacionadas com...
- a planificação, sua execução e consequente reflexão;
- a escolha, definição e adequação de conteúdos,
objectivos e concepções metodológicas;
- a elaboração escrita de planos concretos de aula.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao longo do semestre, os estudantes aprendem a lidar (mais autonomamente) com textos académicos em alemão e com as suas caraterísticas linguísticas, seja através da aquisição de estratégias para a leitura de artigos científicos da área da didática, seja através da elaboração de uma apresentação oral em alemão. Além disso, os estudantes aprendem a analisar planificações de aulas. Para isso, são confrontados com modelos de planificação, com conteúdos e temas vários e pertinentes para a futura atividade como docentes de alemão.

Competências:

-Adquirir responsabilidade pela própria aprendizagem, avaliando-a e ajustando-a aos objetivos delineados;

-Aumentar a competência de pesquisa, seleção e tratamento de materiais;

-Participar ativamente na resolução de exercícios e tarefas bem como em debates;

-Ampliar os conhecimentos científicos e linguísticos relevantes para o percurso no Mestrado em Ensino e para a futura atividade como docente da língua alemã;

-Ampliar a capacidade de compreensão e produção de certos tipos de textos académicos, orais e escritos em alemão;

-Desenvolver a competência de refletir profundamente sobre questões relacionadas com o ensino da atualidade mais abrangentes;

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Teoria:

-Perspectivação histórica das Abordagens e Métodos no ensino das línguas estrangeiras no séc. XX.;

-Atuais questões e vertentes da metodologia e didática do alemão como língua estrangeira;
-Análise das condições concretas do ensino e dos objetivos e conteúdos programáticos (ensino básico e secundário);
 
Planificação
Introdução: Princípios didáticos e concepções metodológicas. Condições. Objetivos. Conteúdos/Temas.
Análise de planos. O modelo segundo Peterβen.

-Análise de certos tipos de textos académicos em alemão em termos formais;

-Análise de características da linguagem científica em alemão na área da didática;

-Desenvolvimento de estratégias e a consequente autonomia para o trabalho com textos científicos em alemão.

 

Prática:
-Aplicação do modelo de Peterβen: Exercícios de análise de planificações de aulas e de unidades didáticas; exercícios para construir o fio condutor de uma aula, exercícios para a formulação de comentários didáticos para as diferentes fases de uma aula; exercícios para a formulação do tema e de objetivos de uma aula;

-Elaboração de uma apresentação oral em alemão.

Bibliografia Obrigatória

Butzkamm, Wolfgang; Unterrichtssprache Deutsch. Wörter und Wendungen für Lehrer und Schüler, München: Hueber, 2007
Graefen, Gabriele / Moll, Melanie; Wissenschaftssprache Deutsch: lesen - verstehen - schreiben, Peter Lang, 2012
Kahlert, Joachim / Sandfuchs, Uwe; Schulbuch konkret.Kontexte –Produktion - Unterricht. , Bad Heilbrunn: Klinkhardt., 2010
Meyer, Hilbert ; Unterrichtsmethoden II: Praxisband, Cornelsen Scriptor Verlag, 15. Auflage, 2010
Pospiech, Ulrike; Wie schreibt man wissenschaftliche Arbeiten? – Alles Wichtige von der Planung bis zum fertigen Text., Mannheim/Zürich: Dudenverlag., 2012

Bibliografia Complementar

Bausch;Christ;Krumm; Handbuch Fremdsprachenunterricht, Francke, 4. Auflage., 2003
Brinitzer, Michaela; DaF unterrichten : Basiswissen Didaktik Deutsch als Fremd- und Zweitsprache, Klett, 2013
Helbig, Gerhard; Götze, Lutz; Henrici, Gert; Krumm, Hans-Jürgen; Deutsch als Fremdsprache. Ein internationales Handbuch. 2. Halbband., Walter de Gruyter, 2001. ISBN: 3-11-016940-1
Jung, Lothar; 99 Stichwörter zum Unterricht DaF, Ismaning: Hueber, 2001
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 1, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020507-7
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 2, de Gruyter Mouton, 2010. ISBN: 978-3-11-020508-4
Peterßen, Wilhelm H ; Handbuch Unterrichtsplanung. Grundfragen, Modelle, Stufen, Dimensionen. , Oldenbourg: Schulbuchverlag, 2000
Skiera, Ehrenhard; Reformpädagogik in Geschichte und Gegenwart. Eine kritische Einführung. , R. Oldenbourg, 2003
Vários; Deutsch Lehren Lernen (DLL-Reihe)
Vários; Zeitschrift Fremsprache Deutsch, Klett, 2012

Observações Bibliográficas

A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes; apresentação oral de um tema ligado a um aspeto metódico-didático ou a um aspeto ligado a linguagem científica em alemão; trabalhos de grupo, trabalho individual, trabalhos de casa; pesquisa na biblioteca e na internet.

Grande importância é dada à participação ativa por parte dos alunos nas aulas.

Software

Plataforma Moodle
Power Point, Microsoft Office, Frontpage
Prezi

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 30,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 72,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Componentes da avaliação:

Trabalhos de investigação – reflexão / trabalhos de casa / trabalho contínuo com a plataforma Moodle: 20%

Apresentação oral (Referat): 30%

1 teste teórico: 25%
1 teste prático: 25%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento da FLUP.

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar a docente no início do semestre para esclarecer todos os procedimentos.

Trabalho de estágio/projeto

Não applicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "teste teórico" é passível de melhoria ou de recurso.



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