Código: | MSOCI008 | Sigla: | MII |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MSOCI | 23 | MSOCI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Consolidar a formação em metodologias de investigação e desenvolver a formação em metodologias de intervenção sociológicas:
- reforçar a preparação científica de pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes à investigação e intervenção sociológicas;
- transposição de conhecimentos metodológicos já adquiridos e seu aprofundamento na investigação aplicada com objetivos de intervenção;
- operacionalizar as estratégias de investigação e de intervenção.
No fim do semestre os/as estudantes deverão:
- decidir sobre os paradigmas adequados para a sustentação da investigação e intervenção sociológicas;
- conceber desenhos de pesquisa e estratégias de investigação e intervenção sociológicas adequadas aos objetos de estudo/intervenção e objetivos a atingir;
- operacionalizar os métodos e as técnicas de recolha de informação para investigação e intervenção, tendo em conta as virtualidades e limites aplicados a contextos concretos.
Não se aplica
Outra bibliografia principal e complementar é indicada no dossier de orientação da unidade de crédito.
Os métodos expositivos e ativos são combinados na UC. As aulas teórico-práticas implicam a intervenção expositiva da docente intercalada, quer com práticas interrogativas, que apelam à participação, quer com práticas demonstrativas, privilegiando a exemplificação com casos nacionais. As aulas de orientação tutorial baseiam-se em programas de trabalho prévios disponibilizados no site da UC. Consistem no acompanhamento dos alunos na realização de atividades (e.g. resultantes de trabalho de campo em visitas de estudo), em pequenos grupos, e na apresentação e discussão oral em grande grupo. Acresce as visitas de estudo ou conferências com peritos que trabalham apoiados em metodologias de intervenção sociológica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 50,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 58,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação distribuída sem exame final.
Avaliação é composta pelas seguintes componentes:
i) Análise crítica de acordo com plano de trabalho prévio. Opção 1: Obra de caráter metodológico; Opção 2: Registo observacional.
ii) Relatório simulado a partir da análise de um problema concreto que suscite o interesse dos estudantes e se oriente por objetivos de intervenção social
iii) Assiduidade e participação nas sessões teórico-práticas e de orientação tutória.
Todas as provas são de realização obrigatória.
Não se aplica
Não se aplica
Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
Os critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular para alunos não abrangidos pela componente assiduidade: i) Análise crítica de uma obra de acordo com plano de trabalho prévio: 40%; ii) Relatório simulado a partir da análise de um problema concreto que suscite o interesse dos estudantes e se oriente por objetivos de intervenção social: 60%.
É editado na página da unidade curricular do Sigarra o um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde se encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da unidade curricular
Vão sendo disponibilizados na página da unidade curricular do Sigarra materiais de suporte às aulas.