Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MSOCI008

Metodologias de Investigação e Intervenção

Código: MSOCI008     Sigla: MII

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 23 MSOCI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Consolidar a formação em metodologias de investigação e desenvolver a formação em metodologias de intervenção sociológicas:
- reforçar a preparação científica de  pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes à investigação e intervenção sociológicas;
- transposição de conhecimentos metodológicos já adquiridos e seu aprofundamento na investigação aplicada com objetivos de intervenção; 
 - operacionalizar as estratégias de investigação e de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do semestre os/as estudantes deverão:
- decidir sobre os paradigmas adequados para a sustentação da investigação e intervenção sociológicas;
- conceber desenhos de pesquisa e estratégias de investigação e intervenção sociológicas adequadas aos objetos de estudo/intervenção e objetivos a atingir;
- operacionalizar os métodos e as técnicas de recolha de informação para investigação e intervenção, tendo em conta as virtualidades e limites aplicados a contextos concretos.






 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

1. A produção social dos conhecimentos científicos

2. A lógica global do processo de investigação

2.1. Programas de investigação e de estratégias de pesquisa científica

2.2. Da investigação-ação às metodologias de intervenção

3. Análise crítica das técnicas de recolha e tratamento da informação

3.1. Fontes documentais. Pesquisa e leitura críticas

3.2. Conceção e aplicação de instrumentos de observação sociológica

4. Metodologias de projetos de intervenção social

4.1. Diagnóstico, conceção e planeamento da intervenção social

4.2. Gestão e monitorização da intervenção social

4.3. Metodologias de avaliação

Bibliografia Obrigatória

ALBARELLO, Luc; Devenir praticien-chercheur : comment réconcilier la recherche et la pratique sociale, Bruxelles, De Boeck, 2004. ISBN: 2-8041-4550-6
Creswell, John W; Research design. ISBN: 0-8039-5255-4
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S.; Handbook of qualitative research, London, New Deli, Sage, 1994. ISBN: 0-8039-4679-1
HILL, Andrew.; HILL, Manuela M. ; Investigação por questionário, Lisboa, Sílabo, 2000. ISBN: 972-618-233-9
DESCOMBE, Martin; Ground rules for good research, Maidenhead, Open University Press; McGraw-Hill Education, 2002. ISBN: 0 335 20651 4
GUERRA, Isabel Carvalho; Fundamentos e processos de uma sociologia de acção, Lisboa, Principia, 2002. ISBN: 9728500858
Schiefer, Ulrich 070; Mapa - Manual de planeamento e de avaliação de projectos. ISBN: 972-8818-58-0
SCHUTT, Russell K.; Investigating the social world: the process and practice of research, Thousand Oaks, Pine Forge Press, 1996. ISBN: 0-8039-9010-3

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia principal e complementar é indicada no dossier de orientação da unidade de crédito.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos expositivos e ativos são combinados na UC. As aulas teórico-práticas implicam a intervenção expositiva da docente intercalada, quer com práticas interrogativas, que apelam à participação, quer com práticas demonstrativas, privilegiando a exemplificação com casos nacionais. As aulas de orientação tutorial baseiam-se em programas de trabalho prévios disponibilizados no site da UC. Consistem no acompanhamento dos alunos na realização de atividades (e.g. resultantes de trabalho de campo em visitas de estudo), em pequenos grupos, e na apresentação e discussão oral em grande grupo. Acresce as visitas de estudo  ou conferências com peritos que trabalham apoiados em metodologias de intervenção sociológica.

 

Software

IdeaPuzzle

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final.

Avaliação é composta pelas seguintes componentes:
i) Análise crítica de acordo com plano de trabalho prévio. Opção 1: Obra de caráter metodológico; Opção 2: Registo observacional. 
ii) Relatório simulado a partir da análise de um problema concreto que suscite o interesse dos estudantes e se oriente por objetivos de intervenção social
iii) Assiduidade e participação nas sessões teórico-práticas e de orientação tutória.

Todas as provas são de realização obrigatória.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular: i) Análise crítica de acordo com plano de trabalho prévio. Ponderação: 30% para alunos ordinários; 40% para alunos não abrangidos pela componente assiduidade. ii) Relatório simulado a partir da análise de um problema concreto que suscite o interesse dos estudantes e se oriente por objetivos de intervenção social. Ponderação de 60% na nota final. iii) A participação e assiduidade nas sessões teórico-práticas e de orientação tutória. Ponderação: 10% para alunos ordinários; 0 % para alunos não abrangidos pela componente assiduidade.

Para efeitos de aprovação na unidade curricular, nunca a avaliação obtida em qualquer das componentes de avaliação pode ser inferior a 9,5 valores.

A época de recurso é composta pelo mesmo número de provas realizadas ao longo do semestre, bem como respetivas ponderações, de acordo com o estatuto do aluno.

Tem ainda direito à época de recurso, todos os alunos que disponham de uma das componentes de avaliação já realizada em época normal com nota igual ou superior a 9,5 valores. Neste caso, a época de recurso destina-se a realizar uma, e apenas uma das componentes de avaliação, com nota inferior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que, nos termos do artigo 9º das Normas de Avaliação de Conhecimentos, não sejam abrangidos pela componente assiduidade ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da unidade curricular, para efeitos do estabelecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Os critérios de ponderação de cada um dos elementos de avaliação na nota final da unidade curricular para alunos não abrangidos pela componente assiduidade: i) Análise crítica de uma obra de acordo com plano de trabalho prévio: 40%; ii) Relatório simulado a partir da análise de um problema concreto que suscite o interesse dos estudantes e se oriente por objetivos de intervenção social: 60%. 

 

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação apenas se considera a componente escrita da avaliação, devendo a melhoria ser realizada à totalidades das provas escritas prevista. Para o efeito mantém-se inalterada a classificação obtida na componente de participação em sala de aula.

Observações

É editado na página da unidade curricular do Sigarra o um dossier de orientação com um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É imprescindível a leitura atenta do dossier de orientação onde se encontra um desenvolvimento de todos os itens de funcionamento da unidade curricular

Vão sendo disponibilizados na página da unidade curricular do Sigarra materiais de suporte às aulas.

Recomendar Página Voltar ao Topo