Recursos Informáticos e Métodos de Estudo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LA |
74 |
LA - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver as principais competências necessárias para estudos universitários: pesquisa, espírito crítico, domínio das normas da comunicação científica e de algumas ferramentas informáticas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
- desenvolver estratégias e métodos de estudo adequados para a sua formação universitária;
- desenvolver estratégias de pesquisa e utilizar o seu espírito crítico de modo a aproveitar a quantidade de informação acessível por meios electrónicos ou outros, encontrando e reconhecendo informação de qualidade;
- utilizar de forma eficaz alguns recursos informáticos relevantes para o estudo universitário em geral e o curso de Línguas Aplicadas em particular;
- apresentar trabalhos dentro das normas da comunicação científica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
Nota: O programa será dividido em três módulos, dos quais este será o primeiro.
Módulo 1:
1. Apresentação do programa do módulo, do seu funcionamento e da(s) modalidade(s) de avaliação
2. Métodos de estudo – introdução à gestão do tempo
3. Competência documental
3.1 Pesquisa e avaliação da documentação
3.2 Seleção e aplicação da documentação
4. Comunicação científica
4.1 Caracterização e objetivos
4.2 Atores e objetos (livro, revista científica, atas de colóquio, catálogos, etc.
5. Reflexão sobre a elaboração de um trabalho científico
5.1 Da seleção do tema à estruturação do trabalho
5.2 A organização de uma bibliografia científica
5.3 A questão do plágio
Módulo 2:
Introdução à História dos Saberes - Da Idade do Manuscrito à Era do Digital
- Elaboração de relatório de congresso;
- Elaboração de recensão crítica;
- Análise de um call for papers.
Módulo 3:
1. A sociedade da informação
1.1. A documentação na internet
1.2. Prática: Avaliar a qualidade da informação de páginas web
2. Ferramentas informáticas
2.1. Dicionários, corpus e glossários
2.2. Tradução automática
2.3. O que é o plágio?
3. Prática: Análises de textos traduzidos
Bibliografia Obrigatória
Cottrell, Stella;
The^study skills handbook. ISBN: 978-0-230-57305-5
Pochet, Bernard;
Méthodologie documentaire. ISBN: 978-2-8041-4632-0
Bibliografia Complementar
Azevedo, Carlos A. Moreira;
Metodologia cientifica. ISBN: 972-9114-10-2
Eco, Umberto, 1932-;
Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 972-23-1351-7
Fragata, Júlio;
Noções de metodologia
Ketele, Jean-Marie de;
Metodologia da recolha de dados. ISBN: 972-771-074-3
Marconi, Marina de Andrade;
Metodologia do trabalho científico. ISBN: 85-224-2991-X
Santo, Paula do Espírito;
Introdução à metodologia das ciências sociais. ISBN: 978-972-618-603-8
Silva, Adelina Lopes da;
Saber estudar e estudar para saber. ISBN: 972-0-34108-4
Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e;
Metodologia da investigação. ISBN: 972-26-1559-9
Silva, Augusto Santos 220;
Metodologia das ciências sociais
Observações Bibliográficas
Além da bibliografia disponível na biblioteca da FLUP, vários recursos linguísticos (dicionários, sistemas de tradução automática, corpora e ferramentas de exploração dos mesmos), bases de dados bibliográficos ou estatísticos, assim como motores de busca e outros recursos eletrónicos serão aproveitados na resolução das tarefas propostas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino serão determinados por cada um dos docentes de acordo com as especificidades da matéria a lecionar.
Software
Moodle
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática > Informática aplicada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
58,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade obrigatória: 75% das aulas, salvo nos casos previstos pelo regulamento da FLUP.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar os docentes no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os três módulos têm igual valor entre si, pelo que a nota final será a média aritmética da classificação obtida em cada um dos módulos. O arredondamento será feito apenas na nota final.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam fazer melhoria de nota poderão repetir apenas um dos testes de final de módulo.
Todos os testes em que os estudantes tiverem obtido classificação negativa são passíveis de recurso. Sempre qua a nota de um dos testes for igual ou inferior a 7, 5 valores, o recurso é obrigatório.
Observações
Todos os testes em que os estudantes tiverem obtido classificação negativa são passíveis de recurso. Sempre qua a nota de um dos testes for igual ou inferior a 7, 5 valores, o recurso é obrigatório.