Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GEOGR013

Dinâmicas Rurais na União Europeia

Código: GEOGR013     Sigla: DRUE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 49 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Resultados de aprendizagem e competências

- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais no âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar.

- pesquisar, tratar e interpretar as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais  (informação estatística, documental, bibliográfica...)

- conhecimento da diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, suas potencialidades e problemáticas

- a importância da multifuncionalidade dos espaços rurais europeus

- perceção da importância do setor agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial

- identificação das características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas.

- Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços.

- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico.

- Trabalhar em equipa, em trabalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • 1- O espaço europeu: breves notas de enquadramento


 1.1- Os principais traços organizacionais do território europeu


1.2- Um quadro natural diferenciado


 1.3- A pluralidade de unidades naturais e suas problemáticas


 1.4- A trilogia tendências demográficas/desenvolvimento económico/impactes ambientais


 1.5- A PAC: seus reflexos económicos e sociais


2- A diversidade de problemáticas em espaços rurais europeus no século XXI


 2.1- A heterogeneidade de sistemas produtivos e paisagens rurais


2.2- As mudanças funcionais dos espaços rurais: a emergência da multifuncionalidade


 2.3- Os poderes públicos e a reorganização/revitalização dos espaços rurais


 


 3- A multiplicidade de espaços rurais e suas dinâmicas: os novos desafios


 3.1- A Europa Ocidental e do Norte: elevada produtividade e sustentabilidade


 3.2- A Europa do Mediterrâneo: diversidade e necessidade de profundas metamorfoses


 3.3- A Europa de Leste: a transição para um novo paradigma


 4- A importância da agricultura comunitária no contexto europeu

Bibliografia Obrigatória

CORDOVIL, F. et all.; A Política Agrícola e Rural Comum e a União Europeia - factos e políticas, futuro e opções, Principia, Estoril, 2004
CHALÉARD; J.L.; CHARVET, J.P.; Géographie Agricole et Rurale, Belin, Paris, 2004
GONZALO, M.;VELARDE FUENTES, J.; Reforma de la PAC y Agenda 2000. Nuevas agriculturas, M.A.P.A., Série Estúdios, Madrid, 2000
GAUTIER, A.; La construction europeénne: étapes et enjeux, Breál, Paris, 1999
STANNERS, D.; BOURDEAU, P.;; Europ's Environment, European Environment Agency, 1995
WOODS, M.; Rural Geography, Sage Publications, London, 2005
EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Environment in the European Union at the turn of the century, Copenhaga, 1999
Comissão das Comunidades Europeias; The social situation in the European Union, Bruxelas, 2003
RENARD, J.; Les mutations dés campagnes. Paysages et structures agraires, Armand Colin, Paris, 2002
EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Environmental signals 2002, Copenhaga, 2002
HAUBERT, M.; L'avenir des paysans - les mutations de agricultures dans les pays du Sud, PUF, paris, 1999
KAZAKOPOULOS, L.; GIDARAKOU, I.; Young women farm head in Greek agriculture: entering farming throug policy incentives, Elsevier Science Lda., London, 2003
PINHEIRO, A.; CARVALHO, M.;; Economia e política agrícolas, Ed. Sílabo, Lisboa, 2003
EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY; Europe's environment - the fourth assessment, Copenhaga, 2007

Bibliografia Complementar

BOYER, J.C.; Pays-Bas, Belgique, Luxembourg, Masson, Paris, 1997
Comissão das Comunidades Europeias; Communication de la Commission au Conseil-Project de repport conjoint sur l'emploi, Bruxelas, 2004
Comissão das Comunidades Europeias; La mujer en la agricultura, Luxemburgo, 2002
INDRIO, F.; Agricultura biológica, Publicações Europa-América, Mem Martins, s/d

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

-Aulas teorico-práticas com a combinação de uma componente prática com outra teórica. - Na componente de índole mais teórica serão leccionados os conteúdos programáticos fundamentais, predominando a componente expositiva com recurso ao apoio de meios audiovisuais; perspectiva-se um ambiente construtivo do saber. - A segunda parte das aulas teórico-práticas corresponde à aplicação prática dos conhecimentos inicialmente adquiridos, concretizando trabalhos em grupo. - Os trabalhos a desenvolver centrar-se-ão na exploração das grandes problemáticas que incidem nos espaços rurais europeus, nas novas estratégias a implementar nesses territórios e nos seus reflexos. Serão apoiadas ainda em trabalho de campo e numa orientação tutorial. - Procurar-se-á que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo para solucionar/minimizar problemas diversos que incidem nos espaços da ruralidade.

Software


Microsoft office Word
Microsoft office Excel

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia social
Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
Ciências Sociais > Economia > Economia agrária
Ciências Sociais > Economia > Economia do desenvolvimento > Desenvolvimento rural
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Gestão dos recursos naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 5,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Recorda-se que, quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial, estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído o trabalho de campo. A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- De acordo com as normas em vigor na FLUP. - Os alunos ERASMUS podem substituir o exame teórico por um trabalho sobre uma temática previamente estabelecida. - Os Trabalhadores Estudantes terão igualmente de realizar um trabalho prático que fará parte integrante da avaliação, sendo de orientação tutorial.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

Observações

Língua de ensino: Português Bibliografia de apoio: português, inglês, francês e espanhol.

Recomendar Página Voltar ao Topo