Código: | GEOGR013 | Sigla: | DRUE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 49 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
- Recordar e integrar os conhecimentos fundamentais do âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar. - Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. - Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, espaços problemáticos mas diversificados e, tendencialmente, multifuncionais. - Percepcionar a importância do sector agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial - Identificar as características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas. - Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços. - Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico. - Trabalhar em equipa, desenvolvendo trbalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais no âmbito das ruralidades numa abordagem interdisciplinar.
- pesquisar, tratar e interpretar as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais (informação estatística, documental, bibliográfica...)
- conhecimento da diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, suas potencialidades e problemáticas
- a importância da multifuncionalidade dos espaços rurais europeus
- perceção da importância do setor agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial
- identificação das características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas.
- Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços.
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico.
- Trabalhar em equipa, em trabalhos de grupo, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
1.1- Os principais traços organizacionais do território europeu
1.2- Um quadro natural diferenciado
1.3- A pluralidade de unidades naturais e suas problemáticas
1.4- A trilogia tendências demográficas/desenvolvimento económico/impactes ambientais
1.5- A PAC: seus reflexos económicos e sociais
2- A diversidade de problemáticas em espaços rurais europeus no século XXI
2.1- A heterogeneidade de sistemas produtivos e paisagens rurais
2.2- As mudanças funcionais dos espaços rurais: a emergência da multifuncionalidade
2.3- Os poderes públicos e a reorganização/revitalização dos espaços rurais
3- A multiplicidade de espaços rurais e suas dinâmicas: os novos desafios
3.1- A Europa Ocidental e do Norte: elevada produtividade e sustentabilidade
3.2- A Europa do Mediterrâneo: diversidade e necessidade de profundas metamorfoses
3.3- A Europa de Leste: a transição para um novo paradigma
4- A importância da agricultura comunitária no contexto europeu
-Aulas teorico-práticas com a combinação de uma componente prática com outra teórica. - Na componente de índole mais teórica serão leccionados os conteúdos programáticos fundamentais, predominando a componente expositiva com recurso ao apoio de meios audiovisuais; perspectiva-se um ambiente construtivo do saber. - A segunda parte das aulas teórico-práticas corresponde à aplicação prática dos conhecimentos inicialmente adquiridos, concretizando trabalhos em grupo. - Os trabalhos a desenvolver centrar-se-ão na exploração das grandes problemáticas que incidem nos espaços rurais europeus, nas novas estratégias a implementar nesses territórios e nos seus reflexos. Serão apoiadas ainda em trabalho de campo e numa orientação tutorial. - Procurar-se-á que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo para solucionar/minimizar problemas diversos que incidem nos espaços da ruralidade.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho de campo | 5,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 36,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Recorda-se que, quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial, estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído o trabalho de campo. A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%
Não se aplica.
- De acordo com as normas em vigor na FLUP. - Os alunos ERASMUS podem substituir o exame teórico por um trabalho sobre uma temática previamente estabelecida. - Os Trabalhadores Estudantes terão igualmente de realizar um trabalho prático que fará parte integrante da avaliação, sendo de orientação tutorial.
De acordo com as normas em vigor
Língua de ensino: Português Bibliografia de apoio: português, inglês, francês e espanhol.