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Sistemas de Informação Geográfica

Código: GEOGR061     Sigla: SIG

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 109 GEOGR - Plano de Estudos 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo. 

Resultados de aprendizagem e competências

A presente UC visa desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências que permitam aplicar os SIG ao tratamento de informação espacial ou alfanumérica, articulando a sua representação com conhecimentos adquiridos em Cartografia e assumindo uma postura crítica dos resultados, reconhecendo que os SIG são uma ferramenta de apoio fundamental ao trabalho actualmente exigido aos geógrafos.
Os primeiros itens do programa (1, 2, 3) abordam os princípios de funcionamento dos SIG (i.e. componentes de um SIG) e a forma como se pode adquirir (i.e. fontes), estruturar (i.e. georreferenciação) e manipular diferente tipo de informação (i.e. modelos/formatos de dados), para posteriormente incidir sobre operações mais directamente ligadas à sua exploração/representação (itens 4/5).
Finalmente, discutem-se exemplos de cartografia temática visando desenvolver o espírito crítico dos estudantes e fomentar a aplicação dos SIG no seu percurso académico e profissional (item6).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Introdução
1.1. Aplicação dos SIG´s;
1.2. Componentes de um SIG.
2. Estrutura de dados geográficos e seus atributos.
2.1. Modelos de dados espaciais;
2.2. Formatos de dados espaciais;
2.3. Importação de informação gráfica/alfanumérica e consulta de atributos.
3. Aquisição e estruturação da informação geográfica.
3.1. Fontes de informação;
3.2. Projecções cartográficas e sistemas de coordenadas; 3.3. Métodos de georefenciação;
3.4. Criação e manipulação de uma Geodatabase.
3.5. Ferramentas de edição;
3.6. Aquisição e edição de dados tabulares.
4. Exploração da informação geográfica.
4.1. Criação de um projecto em ArcMap.
4.2. Cálculo e análise estatística de indicadores;
4.3. Conexão Gráfico-Alfanumérica;
4.4. Criação de layouts.
5. Análise espacial em SIG.
5.1. Seleção por atributos e localização;
5.2. Operações de geoprocessamento;
5.3. 3D Analyst.
6. Aplicações SIG em Geografia.
6.1. Exemplos de cartografia temática;
6.2. Análise e discussão de mapas.

Bibliografia Obrigatória

Burrough, P.; McDonnell, R.; Lloyd, C. ; Principles of geographical information systems, Oxford, 2015
Gaspar, J. ; Cartas e Projecções Cartográficas, Lidel, 2000
Google; Google Earth User Guide, Google, 2007 (http://static.googleusercontent.com/media/earth.google.com/pt-PT//userguide/v4/google_earth_user_guide.pdf)
Longley, P.; Goodchild, M.; Maguire, D.; Rhind, D. ; Geographical Information Systems and Science, John Wiley & Sons, 2011
Matos, J. ; Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel, 2008
Orsby, T.; Napoleon, E.; Burke, R.; Groessl, C.; Bowden, L.; Getting to Know ArcGis desktop, ERSI Press, 2010

Observações Bibliográficas

Durante as aulas serão indicadas outras referências mais específicas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas, realização de exercícios em SIG (ArcGis e Google Earth) e a análise/discussão de exemplos concretos de estudos e cartografia, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas. A exposição de conteúdos baseia-se em apresentações PowerPoint, posteriormente disponibilizadas no Moodle, onde é igualmente inserida toda a informação de base necessária à elaboração dos exercícios. Estes constituem a componente principal das aulas, sempre intercalados com os aspectos teóricos, para que os estudantes percebam os princípios de funcionamento dos SIG e sejam capazes de os aplicar na análise, manipulação e representação de dados geográficos. São igualmente apresentados documentos cartográficos, estimulando-se a participação dos estudantes na sua avaliação crítica à luz dos conhecimentos apreendidos. A avaliação é feita através de exame final.

Software

ArcGis Pro
ArcMap / ArcScene
QGIS
Google Earth Pro

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes intercalares 30% + Exame Final (70%)

Provas e trabalhos especiais

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Melhoria de classificação

Exame de recurso, apenas à componente Exame Final

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