Código: | GEOGR010 | Sigla: | CLIAPL |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 13 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 | |
3 |
A disciplina de Climatologia Aplicada pretende contribuir, conjuntamente com as outras disciplinas do 6º semestre da Licenciatura em Geografia, para transmitir aos estudantes aptidões no domínio do saber e do saber fazer, em várias áreas de aplicação dos conhecimentos sobre o sistema climático – climatologia urbana, agroclimatologia, bioclimatologia, etc.
Os estudantes, depois de recordarem o vocabulário e a linguagem climatológica já aprendidos noutras disciplinas e de: i) apurarem o conhecimento das entidades específicas, dos símbolos e dos métodos; ii) melhorarem a compreensão dos fundamentos e dos princípios teóricos básicos em que assenta a disciplina; iii) aperfeiçoarem a sua agilidade na análise da informação estatística, documental e bibliográfica; iv) praticarem a aplicação e utilização dos conceitos, dos princípios e dos métodos apreendidos em situações novas; v) exercitarem a sua capacidade de síntese da informação aprendida, anteriormente, de um modo compartimentado, num corpo de conhecimentos articulado, único e coerente; vi) experimentarem a sua aptidão para avaliar a adequação de uma ideia, de um conceito, de uma teoria ou de um método, à resolução de um problema concreto; estarão preparados para realizarem, autonomamente e em grupo, a interpretação das relações de causalidade existentes no Sistema Climático em diversas escalas espaço-temporais de análise.
não se aplica
O programa da disciplina de Climatologia Aplicada foi estruturado em 4 grandes núcleos temáticos: i) introdução e enquadramento da disciplina nos actuais reservatórios teórico-metodológicos das ciências sociais e naturais; ii) a complexidade das relações biunívocas entre o clima e a sociedade; iii) a climatologia regional e local aplicada; iv) as ameaças e as oportunidades para a climatologia num futuro próximo I. Introdução 1. A climatologia – objecto, métodos e técnicas. 2. Contributo da Teoria Geral de Sistemas e da Teoria do Caos para a investigação em Climatologia. 3. As categorias taxonómicas de organização do Sistema Climático e as estratégias teórico-metodológicas adequadas. II. O Clima e a Sociedade – uma relação biunívoca complexa 1. O clima enquanto recurso natural e risco natural 2. Reflexos do contexto climático no progresso e no desenvolvimento sócio-económico, ao longo da história. 3. Impactes das actividades antrópicas nos diversos Níveis de Resolução do Sistema Climático. 3.1. A polemização em torno do Aquecimento Global 3.2. A relação com a ocorrência de Paroxismos Climáticos 4. Os códigos de percepção e memorização do comportamento dos elementos climáticos 5. A climatologia numa era de grande protagonismo mediático 5.1. Os media e o aquecimento global 5.2. Os media e a percepção dos riscos de catástrofe climática III.Climatologia Regional e Local Aplicada 1. Climatologia Urbana 1.1.Balanço energético no espaço urbano. 1.2.Balanço hídrico no espaço urbano. 1.3.A biogeografia no espaço urbano – os recursos naturais percebidos e os ignorados. 1.4.Morfologia natural e artificial no espaço urbano. 1.5.Qualidade do ar em espaços urbanizados – estudos de caso. 1.6.Mosaicos climáticos em espaços urbanizados de diferente dimensão –estudos de caso. 1.7.Contribuição da climatologia para o planeamento estratégico sustentado de espaços urbanizados. 2. Bioclimatologia 2.1.Limites de resistência e adaptabilidade do Ser Humano à luz, à temperatura, à humidade, etc. 2.2.Definição de Conforto Termo-higro-anemométrico consoante as actividades a desempenhar. 2.3.Índices de conforto. 2.4.Clima e Saúde (mental e física). 2.5.Clima e Arquitectura. 2.6.Clima e Turismo. 2.7.Clima e Segurança Rodoviária 2.7.Contribuição da bioclimatologia para o ordenamento do território. 3. Agroclimatologia 3.1.Influência dos elementos climáticos na vitalidade biológica das plantas e das pragas. 3.2.Balanço calórico, temperatura, humidade, precipitação, vento, etc., num povoamento arbóreo, arbustivo e herbáceo. 3.3.Índices fitoclimáticos e agroclimáticos 3.4.Classificação agroclimática de Papadakis 3.5.Aplicação dos conteúdos teórico-metodológicos à prevenção de riscos na agricultura – estudo de caso no Entre Douro e Minho. IV. Ameaças e Oportunidades para a Climatologia num futuro próximo
Sobretudo nos subtemas do núcleo temático Climatologia Regional e Local Aplicada, o processo de ensino/aprendizagem precisa de um considerável número de horas práticas para exercitar os conceitos e os métodos específicos, quer elaborando pequenos projectos de trabalho, quer o trabalho de pesquisa anual. Como nesta disciplina se procura que o estudante: i) esteja motivado com a realização de um projecto individual preciso que deseje concretizar; ii) adquira competências metodológicas (saiba gerir e organizar o tempo, aprenda a enfrentar e a resolver um problema, etc.); iii) ganhe à vontade instrumental e metodológico (consiga escolher as fontes bibliográficas e estatísticas indispensáveis e os procedimentos metodológicos mais adequados para a resolução do problema); iv) tenha oportunidade de desenvolver a sua autonomia em trabalho individual e colectivo; é crucial que disponha de tempo livre para, com a nossa supervisão, vencer cada uma das etapas do processo de investigação.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 20,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Teste | 10,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 46,00 |
Total: | 162,00 |
Constituem critérios de classificação nesta disciplina: i) a assiduidade ( é obrigatória a presença em 75% das sessões) ii) a participação nas sessões lectivas iii) a qualidade global do desempenho escrito iv) a qualidade global do desempenho oral v) o teste escrito; vi) a criatividade e a capacidade de iniciativa individual, o progresso na valorização científica individual vii) o teste escrito viii) o trabalho de pesquisa (plano e relatório de progresso, relatório final, apresentação e discussão)
A classificação final resulta de:
Apresentação e defesa do relatório de projeto -20%
Participação presencial - 20%
Teste - 10%
Trabalho escrito - 30%
Trabalho laboratorial - 20%
não se aplica
não se aplica
A classificação final resulta de:
Apresentação e defesa do relatório de projeto -20%
Participação presencial - 20%
Teste - 10%
Trabalho escrito - 30%
Trabalho laboratorial - 20%
não se aplica
não se aplica