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Geografia Económica e Social

Código: GEOGR077     Sigla: GES

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 65 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 4
HISTO 1 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 4
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Geografia Económica e Social corresponde a uma Unidade Curricular da área científica da Geografia destinada a estudantes do Curso de Geografia e outros, com formação base em Geografia Humana e métodos de análise de dados e sistemas de informação geográfica.
1. Compreender e aplicar as teorias e os conceitos dominantes na geografia económica e social, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise..
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos da globalização
3. Compreender e explicar a evolução dos modelos de produção e de inovação, bem como os critérios de localização das atividades económicas e as consequências no emprego e no crescimento económico dos territórios
4. Compreender e explicar o caráter multidimensional da qualidade de vida, em função dos níveis de desenvolvimento territorial.
5. Adquirir e desenvolver competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de mudanças globais aceleradas.  

Resultados de aprendizagem e competências

1. Dominar as teorias e os conceitos dominantes na geografia económica e social, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise..
2. Possuir uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos da globalização.
3. Ser capaz de explicar a evolução dos modelos de produção e de inovação, bem como os critérios de localização das atividades económicas e as consequências no emprego e no crescimento económico dos territórios
4. Conseguir fazer uma abordagem multidimensional da qualidade de vida, em função dos níveis de desenvolvimento territorial.
5. Ter competências de investigação, ação e comunicação, reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção territorialmente enraizada face a um contexto de mudanças globais aceleradas.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa


I - CONTRASTES GLOBAIS E LOCAIS: UM MUNDO DE DIFERENÇAS   
1.Globalização e desenvolvimento sustentável
2.Uma visão territorial: o mundo fragmentado, diverso e dísparo.
II - DINÂMICAS DO ESPAÇO ECONÓMICO E DA INOVAÇÃO
1. Dos territórios industriais aos territórios do conhecimento /aprendizagem:
- Fordismo, pós-fordismo e a era da globalização económica
- Processos de deslocalização e globalização das cadeias de valor
- Evolução dos fatores de localização das atividades económicas
2. Geografia da inovação
- Modelos de inovação
- SNI, distritos industriais, clusters e SRI
- Territórios do simbólico: culturas, etnias e género
III - DINÂMICAS SOCIAIS
1. Coesão Territorial e Acessibilidade à Habitação e aos Serviços Públicos
2. Qualidade de Vida, Justiça Espacial e Coesão Territorial: debates conceptuais
3. Desigualdades e Populações em Risco (mulheres, idosos, emigrantes)



Os conteúdos programáticos exploram a evolução dos principais conceitos da geografia económica e social. Inicia-se com uma visão global, permitindo a articulação sistémica entre os campos de análise da geografia económica e da geografia social e o seu enquadramento no atual contexto global de mudança (objetivos 1 e 2). Prossegue-se com uma exploração focada na geografia económica (objetivos 1 e 3) e na geografia social (objetivo 1 e 4). Ao longo de todo o programa existe a preocupação em articular diferentes escalas de análise - global, regional e local - e em selecionar casos práticos que reforçem uma visão sistémica, multiescalar e multidimensional (objetivos 1, 2 e 5).  A aplicação de um método ativo - nomeadamente o estudo de caso - ao longo do programa permite que o próprio estudante procure o conhecimento e reforce a aprendizagem (conceptual, metodológica, assim como a exploração de fontes de informação próprias da geografia económica e social) (objetivos 1 e 5).

Bibliografia Obrigatória

Coe, M., Kelly, F., & Yeung, W., ; Economic Geography: A Contemporary Introduction., Oxford: Blackwell Publishing., 2007
Cooke, P., Asheim, B., Martin, R., & Schwartz, D. ; Handbook of Regional Innovation and Growth. ., Cheltenham: Edward Elgar DICKEN. , 2011
Dicken, P. ; Global Shift: Maping the Changing Contours of the World Economy. , New York: The Gilford Press., 2011
Faludi, A. ; Territorial Cohesion under the Looking Glass: Synthesis paper about the history of the concept and policy background to territorial cohesion., EC-Regional Policy–Inforegio., 2009
Martins, Isabel; Os territórios da qualidade de vida no Porto. , Porto, FLUP. pp.11-90, 2012
Marques, Teresa; Portugal na transição do século XX-XXI, Edições Afrontamento. , 2004
Santinha, G.; O princípio de Coesão Territorial enquanto novo paradigma de desenvolvimento na formulação de políticas públicas: (re)construindo ideias dominantes. , EURE 40 (119), pp. 75-97., 2014
Soja, W. ; Seeking Spatial Justice. , Minneapolis: University of Minnesota Press., 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


As aulas são teorico-práticas. Desenvolvem-se integrando metodologias de ensino/aprendizagem pela exploração, debate e descoberta com métodos ativos.
1) exploração, debate e descoberta - para estimular um papel ativo dos estudantes, todas as semanas os estudantante são incentivados à  leitura de bibliografia específica, a partir da qual se estimula a aprendizagem. O debate na aula é intercalado com monentos de exposição, estimulando o diálogo vertical e horizontal.
2) Realiza-se também saídas de estudo, de forma a promover a descoberta e a compreensão da territorialização dos conceitos e das práticas.
3) Métodos ativos - é proposta a apresentação e discussão de dois estudos de caso: um em Portugal e outro de ambito internacional.


Software

SPSS
Microsoft Word, Exel e PowerPoint

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença e participação em pelo menos 75% das horas letivas práticas; Os estudantes são avaliados obrigatoriamente em duas componentes: teórica (testes) e prática (trabalho). A média das duas componentes de avaliação tem de ser superior a 10 valores e cada componente tem de ter no mínimo 7,5 valores.
Excecionalmente, os estudantes-trabalhadores poderão optar por realizar a componente teórica e prática em exame final, mas devem comunicar por escrito ao regente da UC até à 4ª aula.
Os estudantes-trabalhadores não têm de cumprir a obrigatoriedade de estar presentes em 75% das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica 50%: exame (2 testes)
Componente prática 50%: trabalho
Nota mínima 7,5 (na teórica e na prática)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo.
Os estudantes podem fazer melhoria de todas as componentes: testes e trabalho prático.

Observações

No caso dos ENEE seguem-se as recomendações do SAED, nomeadamente: apoio individualizado; fornecimento da informação necessária para consulta em suporte digital; prolongamento do tempo disponível para a realização de provas de avaliação e/ou redução do número de questões, subdivididas em períodos e dias de acordo com as necessidades dos estudantes; substituição do trabalho prático de grupo por outras modalidades, nomeadamente a recensão de artigos. Estas medidas serão adaptadas a cada caso em diálogo inicial com os alunos abrangidos.

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