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Território e Sociedade

Código: GEOGR073     Sigla: TS

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 82 GEOGR - Plano de Estudos 1 - 6 -
HISTO 3 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender e assimilar alguns quadros teórico/concetuais sobre as grandes questões contemporâneas relacionadas com o território, as mudanças sociais e a globalização.

Analisar os eixos estruturantes das transformações contemporâneas ao nível da sociedade e do território no contexto de um mundo crescentemente globalizado.



Resultados de aprendizagem e competências

Competências a adquirir:
Domínio de algumas teorias e conceitos referentes à globalização, ao território e às transformações sociais nas sociedades contemporâneas.
Desenvolvimento de uma atitude reflexiva e integradora face aos grandes temas abordados na unidade curricular.
Desenvolvimento de competências de aprendizagem e de autonomia.
  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

    1.Território e Sociedade:  como entidades construídas.

1.1 Componentes e processos.

1.1.1. O espaço geográfico, o lugar, a paisagem, a região e o território.

1.1.2. O rural, a cidade, o subúrbio e a metrópole.

1.1.3. Organização Social, Cultura, Património, Atores sociais.                                                                                                                 

1.2. Fundamentos de análise espacial e social

  1. Processos globais

2.1. Globalização cultural

2.2. A Globalização e as transformações da economia  e do mercado de trabalho

2.3 A mudança global: riscos, desafios e oportunidades

3. Movimentos contemporâneos de recomposição social em Portugal.

3.1 Envelhecimento

3.2 Migrações e multiculturalidade

3.2 Recomposição social

Bibliografia Obrigatória

Inda, J. X. & Rosaldo R. (Eds.) ; The Anthropology of Globalization: a Reader, Blackwell Publishing., 2002
Marques, T.; Portugal na Transição do Século, Afrontamento, 2005
Hofstede, G. ; Culture’s Consequences: Comparing Values, Behaviors, Institutions and Organizations across Nations, , ousand Oaks CA.: Sage., 2001
Giddens, A.; The politics of climate change. Polity, Cambridge, 2009
Stiglitz, J. E. ; Globalização, Terramar, 2001
Beck, U., & Beck-Gernsheim, E. ; Individualization, Sage, 2003
Beck, U., Giddens, A., & Lash, S.; Reflexive modernization, Polity Press, 1994
Friedman, T. L. ; O mundo é plano, Actual Editora, 2007
Perrons, D. ; Globalization and social change, Routledge, 2004
Giddens, A.; The constitution of society: outline of the theory of structuration, Cambridge, 1984
Ashworth, G. ; Graham B. ; Senses of Place: Senses of Time, Ashgate, 2005
LeGates, R.; Stout, F. ; The City Reader, Routledge, 2011
Santos, B. S. (Org.) ; Globalização: Fatalidade ou utopia? , Afrontamento, 2005
Giddens, A. ; As consequências da modernidade, Celta, 2002
Carmo, R. M., Melo, D., Blanes, R. L. (Orgs.); A globalização no divã, Tinta da China, 2008
Cuche, D. ; A noção de cultura nas ciências sociais, Fim de Século Edições, 1993
Viegas, J. M. L. & Costa, A. F. (Orgs.) ; Portugal, que modernidade? , Celta, 1998
Silva, A.S.; Dinâmicas do Nosso Tempo, Editora da Universidade do Porto, 2002
Raffestin C.; From the Territory to the Landscape: The image as a tool for Discovery. , Springer, 2015
Raffestin C., & Butler S. A.; Space, territory, and territoriality, Environment and Planning D: Society and Space, 30(1) 121 – 141., 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com combinação de métodos expositivos e de aprendizagem ativa.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:

Dois testes (60%) + Trabalho de Grupo escrito (40%) = 100% 

Para obter aprovação na UC os estudantes deverão ter uma classificação mínima de 5 valores (escala de 0-20) em cada uma das componentes de avaliação.

Os estudantes podem fazer recurso aos testes.

 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser obtida pela realização de um exame final.

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