Código: | ARQU058 | Sigla: | GPAT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História da Arte |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências e Técnicas do Património |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Arqueologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ARQU | 23 | ARQU - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Esta UC tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar aos estudantes o conceito de património sensibilizando para o caráter multidisciplinar do seu estudo e, o segundo, é introduzir e analisar criticamente teorias, métodos e questões relacionadas com a sua salvaguarda e interpretação, examinando alguns dos seus impactos nas sociedades contemporâneas.
1. Compreender o conceito de património da contemporaneidade, o seu alcance conceptual e sua implicação na sustentabilidade económica e social.
2. Apreender as diferentes naturezas dos bens patrimoniais
3. Compreender o alcance e saber analisar criticamente as Cartas e Convenções Internacionais
4. Debater criticamente os valores do Património, na sua diacronia e na atualidade.
5. Através dos diferentes trabalhos a apresentar pretende-se que os estudantes:
a. Aprendam a trabalhar em grupo, de forma cooperativa;
b. Saibam gerir o tempo de acordo com os objectivos propostos;
c. Criem e apresentem uma proposta integrada de exposição virtual ou outro modo de mediação patrimonial;
d. Saibam argumentar e defender os seus objetivos;
e. Compreendam o carácter multidisciplinar da área científica;
Introdução
O que é património cultural? Quem o protege? De quê? Para quem? Com que finalidades?
Histórias, memórias e património
Usos e abusos do património
Cartas e Convenções do Património
Interpretação e Educação patrimonial
Os futuros do património
Nota: Documentação complementar como as Cartas e Convenções Internacionais, Legislação e alguns papers considerados de leitura fundamental, serão facultados ao estudante através da plataforma MOODLE.
Esta UC caracteriza-se pelo seu carácter teórico-prático, pelo que nas sessões TP os estudantes serão convidados a abordar os vários aspetos do programa através da aproximação a casos de estudo concretos que ajudarão a melhor compreender os conceitos associados à gestão do Património.
A par da bibliografia fornecida, serão facultados ao estudante vários documentos oficiais que, juntamente com a consulta de sítios Web oficiais ligados às instituições internacionais e nacionais de referência na matéria, permitirão que os estudantes se familiarizem com a Gestão do Património e fiquem aptos a debater e a questionar as práticas patrimoniais implementadas e, até, a propor novas formas de abordagem ao objeto patrimonial.
Dentro dos recursos possíveis, algumas das matérias são abordadas em aulas de campo ou recorrendo a convidados, permitindo, assim, aos estudantes apreciar in loco casos de Gestão patrimonial.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 162,00 |
75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei
Avaliação distribuída sem exame final:
Participação em sala de aula: 10%
Apresentação de análise e discussão de documentos selecionados: 20%
Trabalho de Campo e Relatório final (relatório escrito e vídeo): 70%
TRABALHO DE GRUPO: CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO/AVALIAÇÃO
Os trabalhos de grupo serão avaliado de forma global, todavia, caso seja identificada uma colaboração diferenciada por parte dos vários membros, o docente reserva-se ao direito de ajuizar e atribuir classificações individuais diferenciadas.
TRABALHO DE GRUPO
Os estudantes têm obrigatoriamente de realizar os trabalhos em grupo. Só em casos excecionais poderão ser desenvolvidos individualmente
As OT destinam-se à reunião dos grupos e acompanhamento dos trabalhos por parte do docente. O tema e calendarização será atempadamente indicado pelo docente.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.