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Gestão do Património

Código: ARQU058     Sigla: GPAT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História da Arte

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 23 ARQU - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar aos estudantes o conceito de património sensibilizando para o caráter multidisciplinar do seu estudo e, o segundo, é introduzir e analisar criticamente teorias, métodos e questões relacionadas com a sua salvaguarda e interpretação, examinando alguns dos seus impactos nas sociedades contemporâneas. 

Resultados de aprendizagem e competências

1. Compreender o conceito de património da contemporaneidade, o seu alcance conceptual e sua implicação na sustentabilidade económica e social. 

2. Apreender as diferentes naturezas dos bens patrimoniais

3. Compreender o alcance e saber analisar criticamente as Cartas e Convenções Internacionais

4. Debater criticamente os valores do Património, na sua diacronia e na atualidade. 

5. Através dos diferentes trabalhos a apresentar pretende-se que os estudantes:

a. Aprendam a trabalhar em grupo, de forma cooperativa;

b. Saibam gerir o tempo de acordo com os objectivos propostos;

c. Criem e apresentem uma proposta integrada de exposição virtual ou outro modo de mediação patrimonial;

d. Saibam argumentar e defender os seus objetivos;

e. Compreendam o carácter multidisciplinar da área científica;

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução

O que é património cultural? Quem o protege? De quê? Para quem? Com que finalidades?

Histórias, memórias e património

Usos e abusos do património

Cartas e Convenções do Património

Interpretação e Educação patrimonial

Os futuros do património

Bibliografia Obrigatória

Babelon, Jean-Pierre; La^notion de patrimoine. ISBN: 2-86746-246-0
Choay, Françoise; A^alegoria do património. ISBN: 972-44-1037-4
CHOAY, Françoise; As Questões do Património. Antologia para um debate, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1624-3
Guillaume, Marc; A^política do património. ISBN: 972-610-704-0
LOPES, Flávio; CORREIA, Miguel Brito; Património Cultural. Critérios e Normas Internacionais de Proteção, Caleidoscópio, 2014. ISBN: 9789896582500
NABAIS, José Casalta ; Introdução ao Direito do Património Cultural., Almedina, 2004. ISBN:
NABAIS, José Casalta; Direito do Património Cultural, Almedina, 2003
RIEGL, Aloïs; O Culto Moderno dos Monumentos, Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1713-4
Ballart Hernández Josep 1954-; Gestión del patrimonio cultural. ISBN: 978-84-344-6643-2
Fontal Merillas Olaia 340; Educación y patrimonio. ISBN: 978-84-9704-881-1
Calaf Masachs Roser; Didáctica del patrimonio. ISBN: 978-84-9704-430-1
Greffe Xavier; La^gestion du patrimoine culturel. ISBN: 2-7178-3814-7
Jeudy Henri-Pierre 1945- 340; Patrimoines en folie. ISBN: 2-7351-0352-8
Boniface Priscilla; Heritage and Tourism in the global village. ISBN: 0-415-07237-9
Dicks Bella; Heritage, place and community. ISBN: 0-7083-1668-9
Smith Laurajane 340; Cultural heritage. ISBN: 9780415352468
Uzzell David 340; Heritage interpretation. ISBN: 1-85293-077-2
Fladmark J. M. 340; Heritage and museums. ISBN: 1-873394-41-1

Bibliografia Complementar

AUDRERIE, Dominique; La notion et la protection du Patrimoine, PUF, 1997
AUDRERIE, Dominique ; Questions sur le Patrimoine, éditions confluences, 2003
BALLART HERNÁNDEZ, Josep; JUAN I TRESSERRAS, Jordi ; Gestión del patrimonio cultural, Editorial Ariel , 2001. ISBN: 84-344-6643-0
Lowenthal David; The past is a foreign country. ISBN: 0-521-29480-0

Observações Bibliográficas

Nota: Documentação complementar como as Cartas e Convenções Internacionais, Legislação e alguns papers considerados de leitura fundamental, serão facultados ao estudante através da plataforma MOODLE.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC caracteriza-se pelo seu carácter teórico-prático, pelo que nas sessões TP os estudantes serão convidados a abordar os vários aspetos do programa através da aproximação a casos de estudo concretos que ajudarão a melhor compreender os conceitos associados à gestão do Património. 

A par da bibliografia fornecida, serão facultados ao estudante vários documentos oficiais que, juntamente com a consulta de sítios Web oficiais ligados às instituições internacionais e nacionais de referência na matéria, permitirão que os estudantes se familiarizem com a Gestão do Património e fiquem aptos a debater e a questionar as práticas patrimoniais implementadas e, até, a propor novas formas de abordagem ao objeto patrimonial.

Dentro dos recursos possíveis, algumas das matérias são abordadas em aulas de campo ou recorrendo a convidados, permitindo, assim, aos estudantes apreciar in loco casos de Gestão patrimonial.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades
Humanidades > Artes > Gestão das artes
Humanidades > Artes > Belas artes > Conservação de obras de arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final:


Participação em sala de aula: 10%

Apresentação de análise e discussão de documentos selecionados: 20%

Trabalho de Campo e Relatório final (relatório escrito e vídeo): 70% 

TRABALHO DE GRUPO: CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO/AVALIAÇÃO

Os trabalhos de grupo serão avaliado de forma global, todavia, caso seja identificada uma colaboração diferenciada por parte dos vários membros, o docente reserva-se ao direito de ajuizar e atribuir classificações individuais diferenciadas. 

 

Provas e trabalhos especiais

TRABALHO DE GRUPO

Os estudantes têm obrigatoriamente de realizar os trabalhos em grupo. Só em casos excecionais poderão ser desenvolvidos individualmente

As OT destinam-se à reunião dos grupos e acompanhamento dos trabalhos por parte do docente. O tema e calendarização será atempadamente indicado pelo docente. 

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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