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História Moderna de Portugal

Código: ARQU038     Sigla: HMOD

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 23 ARQU - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
GEOGR 0 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão. Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão se capazes de reconhecer as questões identificadoras deste período. Deverão estar na posse de utensílios de reflexão sobre aspetos de história social e económica. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O enquadramento europeu e mundial. 2. Os quadros económicos 2.1 A produção: o peso da economia agrícola 2.2 As trocas e as comunicações 2.3 A divisão administrativa, os poderes e a economia 3. A estrutura da sociedade portuguesa no período moderno 3.1 Estratificação social e possibilidades de mobilidade 3.2 Formas de representação social

Bibliografia Obrigatória

Godinho, V. M.,; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983
Lains, P., Silva,A. Ferreira; História Económica de Portugal 1700-2000,vol1., Instituto Ciências Sociais, 2005. ISBN: isbn 972-671-138-X
Marques, A.H.Oliveira; História de Portugal,vol1 e 2, Pallas, 1982. ISBN: isbn 972-23-2254-0
Marques, A.H. Oliveira e Serrão, Joel (dir); Nova História de Portugal, vol. V e VII, Presença, 1998, 2002. ISBN: 972-23-2295-8 e 972-23-2787-9
Mattoso, José (dir); História de Portugal , vol. III e IV, Círculo dos Leitores, 1994. ISBN: 972-42-0589-8
Ribeiro, Orlando; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Ed. Sá da Costa, 1988. ISBN: 972-9230-39-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A orientação tutorial pretende apoiar a aprendizagem individual e colectiva de forma a que se possa realizar a ponte entre a exposição de ideias e conhecimentos e a reflexão em torno dos mesmos, tendo em conta os materiais de informação de que se parte. Os meios para tal passam por exercícios de leitura comentada, de pequenos ensaios sobre questões bem definidas e de uma primeira aproximação crítica às fontes documentais.

Palavras Chave

Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História económica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das sessões de orientação tutorial será registada em folhas de presença, mas não decorre da mesma qualquer condicionamento para a avaliação. Os estudantes que se encontrem dispensados da frequência das aulas, em virtude do seu estatuto especial, devem contactar a docente logo no início do semestre. A possibilidade de utilizar a época de recurso é garantida a quem, durante a época normal, tiver apresentado, pelo menos dois dos trabalhos previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exercício de leitura orientada: 30% Ensaio:35% Avaliação de fontes informativas:35%

Teste 1: exercício de leitura orientada

Provas e trabalhos especiais

Para os alunos com necessidades especiais, e segundo a normas de avaliação da FLUP, os trabalhos e teste poderão ser programados para datas específicas.  

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica. As indicações para estes estudantes são as estabelecidas no modelo geral da avaliação da cadeira.

Melhoria de classificação

De acordo com o disposto para a época normal. 

Observações

O recurso só é possível ao estudante que tenha submetido na época normal 2 dos exercícios propostos. Estas mesmas condições são necessárias a quem pretenda usar a  época especial de Setembro. Esta possibilidade terá que ser acautelada, determinando em combinação prévia (até final do mês de Maio) como se desenrola o trabalho que tem que ser acompanhado. 

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