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História das Relações Luso Alemãs

Código: LLC0130     Sigla: HRLA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Alemães

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 0 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta disciplina proporcionar conhecimentos sobre a história dos contactos luso-alemães, frequentemente minimizados, permitindo ao estudante consciencializar a multiplicidade e a diversidade que os enforma.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os Estudantes deverão dominar os principais factos históricos e político-sociais que marcaram relações luso alemãs.

Deverão ser capazes de produzir um texto escrito coerente e correto sobre os temas estudados. Devem desenvolver as suas capacidades expositivas, sendo capazes de dialogar e de defender pontos de vista pessoais sobre matérias de cariz tanto concreto como teórico e abstrato.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Com base numa concepção dinâmica de cultura, o curso procurará apresentar momentos paradigmáticos do relacionamento luso-alemão, necessariamente inserido no contexto europeu. Embora não se negligenciem relações históricas e políticas, privilegiar-se-ão momentos de encontro e de interacção cultural e, muito especialmente, literária entre os dois países.

Bibliografia Obrigatória

Daehnhardt, Rainer; Segredos da História Luso-Alemã, Publicações Quipu, 2002
Delille, Maria Manuela Gouveia (coord. e pref.); Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários. Da Idade Média ao Século XVIII, Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos/Minerva Coimbra, 2007
Strasen, E.A./Gândara, Alfredo; Oito Séculos de História Luso-Alemã, Instituto Ibero-Americano de Berlim, 1944

Observações Bibliográficas

A restante bibliografia será indicada ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas de pendor magistral e por aulas teórico-prácticas e práticas, nas quais se fomentará a participação activa dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença mínima em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da classificação do(s) trabalho(s), da participação activa nas aulas, e da classificação do exame, sendo que o exame tem um peso de 50%, o(s) trabalho(s) um peso de 25%, e a participação activa nas aulas um peso de 25%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
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