História das Relações Luso Alemãs
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Alemães |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objectivo desta disciplina proporcionar conhecimentos sobre a história dos contactos luso-alemães, frequentemente minimizados, permitindo ao estudante consciencializar a multiplicidade e a diversidade que os enforma.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os Estudantes deverão dominar os principais factos históricos e político-sociais que marcaram relações luso alemãs.
Deverão ser capazes de produzir um texto escrito coerente e correto sobre os temas estudados. Devem desenvolver as suas capacidades expositivas, sendo capazes de dialogar e de defender pontos de vista pessoais sobre matérias de cariz tanto concreto como teórico e abstrato.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Com base numa concepção dinâmica de cultura, o curso procurará apresentar momentos paradigmáticos do relacionamento luso-alemão, necessariamente inserido no contexto europeu. Embora não se negligenciem relações históricas e políticas, privilegiar-se-ão momentos de encontro e de interacção cultural e, muito especialmente, literária entre os dois países.
Bibliografia Obrigatória
Daehnhardt, Rainer; Segredos da História Luso-Alemã, Publicações Quipu, 2002
Delille, Maria Manuela Gouveia (coord. e pref.); Portugal-Alemanha: Memórias e Imaginários. Da Idade Média ao Século XVIII, Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos/Minerva Coimbra, 2007
Strasen, E.A./Gândara, Alfredo; Oito Séculos de História Luso-Alemã, Instituto Ibero-Americano de Berlim, 1944
Observações Bibliográficas
A restante bibliografia será indicada ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas de pendor magistral e por aulas teórico-prácticas e práticas, nas quais se fomentará a participação activa dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença mínima em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada da classificação do(s) trabalho(s), da participação activa nas aulas, e da classificação do exame, sendo que o exame tem um peso de 50%, o(s) trabalho(s) um peso de 25%, e a participação activa nas aulas um peso de 25%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.