Estudos Irlandeses
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Ingleses |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
É objectivo desta disciplina familiarizar os estudantes com alguns aspectos de uma literatura e uma cultura que, apesar de serem internacionalmente objecto de atenção e de estudo crescentes, só de forma pontual têm encontrado acolhimento nos curricula universitários em Portugal. O âmbito das questões a abordar corresponderá ao que neste Departamento de Estudos Anglo-Americanos tem tradicionalmente cabido às áreas curriculares da Cultura e da Literatura.
Resultados de aprendizagem e competências
Através desta unidade curricular, os estudantes serão confrontados com o caso de uma experiência histórica fortemente marcada por um sentido de trauma - mas também com a abundante produção imaginativa que essa experiência gerou, por vezes assumindo o valor de uma superação. O estudo articulado de tais vicissitudes e da consequência que encontraram numa ampla gama de formas culturais dotará os estudantes de uma capacidade incrementada para o confronto crítico e mais esclarecido com a experiência de outras comunidades nacionais no espaço europeu - incluindo o caso português.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Propor-se-á o estudo de textos (não exclusivamente literários), lidos nas relações que estabelecem entre si e com uma gama diversa de processos sociais, económicos e políticos que neles encontram (e que deles recebem) uma consequência. Será conferida especial atenção às representações de processos históricos decisivos para um sentido de identidade tantas vezes traumaticamente definido. Esse estudo incluirá a consideração do impacto causado pela perda da língua ancestral enquanto língua de comunicação efectiva no quotidiano da maioria dos irlandeses, e o contributo que isso veio dar para um sentido, tantas vezes manifestado, de identidade truncada (ou "hifenada"). Interrogar-se-á igualmente, e em consequência, a relação ambivalente que os protagonistas de uma produção cultural irlandesa que se nos propõe dominantemente em inglês experimentam face a uma língua que alguns denunciarão como o mais pungentemente sentido legado colonial - mas que, por outro lado, assegura a essa produção cultural condições privilegiadas para a sua própria circulação e divulgação.
Bibliografia Obrigatória
Yeats, William Butler, 1865-1939;
Collected poems. ISBN: 0-330-31638-9
Joyce, James, 1882-1941;
Dubliners. ISBN: 978-0-19-953643-6
Friel, Brian; Translations, Faber and Faber, 1981. ISBN: 0571117422
O.Brien, Edna;
A^fanatic heart. ISBN: 0-14-009224-2
Bibliografia Complementar
Brown Terence;
Ireland. ISBN: 0-00-712756-1
Brown Terence;
Ireland.s literature. ISBN: 0-389-20802-7
Connolly S. J. 340;
The^Oxford companion to Irish History. ISBN: 0-19-280501-0
Crowley Tony;
Wars of words. ISBN: 0-19-927343-X
Deane Seamus;
A short history of Irish literature. ISBN: 0-268-01751-4
Foster Roy 1949-;
Modern Ireland. ISBN: 0-14-013250-3
Foster Robert Fitzroy 1947- 340;
The^Oxford history of Ireland. ISBN: 0-19-280202-X
Harte Liam 340;
Ireland beyond boundaries. ISBN: 0745321852
Kiberd Declan;
Inventing Ireland. ISBN: 0-224-04197-5
McCormack W. J. 340;
The^Blackwell companion to modern irish culture. ISBN: 0-631-22817-9
O.Toole Fintan;
The^lie of the land. ISBN: 1-874597-72-3
Welch Robert 340;
The Oxford companion to Irish literature. ISBN: 0-19-866158-4
Wilson Thomas M.;
The^anthropology of Ireland. ISBN: 978-184520-239-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O facto de as tradições literárias e culturais estudas neste programa serem em boa medida desconhecidas dos estudantes no início do semestre poderá requerer um maior protagonismo do docente, em especial nos estádios iniciais do programa. Contudo, todas as actividades serão textualmente apoiadas e os estudantes serão encorajados a participar activamente nas aulas. Esta participação será devidamente tida em conta para avaliação.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História > História social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
65,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
73,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
33,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação num mínimo de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O modelo de avaliação escolhido para esta disciplina assenta em duas componentes:
a) um teste escrito com a duração de duas horas e meia sobre o conjunto dos temas estudados no âmbito deste programa; este teste terá lugar no final deste semestre;
b) um ensaio (com a extensão mínima de 2.000 e máxima de 3.500 palavras, apresentado em páginas A4, em Times New Roman 12, a dois espaços) sobre um tópico bem definido. Este tópico será escolhido com o acordo e sob a orientação do docente; data-limite para a escolha de tópicos: 6 de Abril de 2018. O ensaio deverá ser tematicamente delimitado, dirigindo-se ao seu objecto sem introduções extensas sobre contextos ou outros enquadramentos. Deverá ser entregue antes do termo das aulas.
Ponderação:
a) = 65%
b) = 35%
Só classificações iguais ou superiores a 8 (oito) valores poderão ser consideradas parcelas válidas para a eventual obtenção de uma média positiva. Exames ou ensaios com classificações iguais ou inferiores a 7 (sete) valores terão de ser repetidos.
Provas e trabalhos especiais
not applicable
Avaliação especial (TE, DA, ...)
aplicar-se-ão rigorosamente as Normas de Avaliação em vigor na FLUP
Melhoria de classificação
aplicar-se-ão rigorosamente as Normas de Avaliação em vigor na FLUP
Observações
the course will be taught in English