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Cultura Inglesa - da Era Industrial ao Fim do Império

Código: LLC023     Sigla: CIEIFI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Ingleses

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 127 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Domínio do conceito de cultura no contexto da aventura imperial britânica na época vitoriana e no século vinte. Informação acerca da interdependência dos planos interno e internacional no percurso histórico do Reino Unido nos séculos XIX e XX. Exame e contextualização de documentos e fontes de diversa natureza e identificação de atitudes e representações de relevância cultural e histórica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão saber examinar e avaliar o impacto na vida cultural britânica e nas representações da identidade nacional de momentos estratégicos da expansão imperial no período considerado. Deverão saber ler e interpretar documentos e referi-los aos contextos que os iluminam.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Narrativas da identidade britânica - a empresa do Império

A aventura imperial britânica, cumprida a Revolução Industrial e confirmada a superioridade militar sobre a França nas guerras napoleónicas, ditou à confirmada superioridade da 'ofinina do mundo', novas demandas e responsabilidades. A reformulação do papel a desempenhar pela Índia como ´jóia na Coroa´no palco do Império, ou a investida sobre África e a divisão do espólio entre as grandes potências europeias na Conferência de Berlim marcam a experiência liberal e vitoriana do Império Britânico e dão forma e sentido ao ´white man´s burden´; depois, na primeira metade do século vinte, a empresa do Império enfrenta o sério desafio das duas conflagrações mundiais, da rivalidade imperial internacional e as pressões crescentes no sentido das independências. A emergência das antigas colónias de África e Ásia como países independentes, no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, e recentes desenvolvimentos na arena internacional reavaliam drasticamente o sentido de missão providencial e reajustam  o lugar do Reino Unido no mundo - a Comunidade Britânica e a adesão às instituições europeias oferecem testemunho do novo quadro de referências políticas e culturais. O curso desta longa aventura far-se-á acompanhar do permanente reexame  do sentido de comunidade e das representações da identidade nacional no plano doméstico. Textos literários ou relatos de viagem contar-se-ão entre os documentos que ilustrarão as questões a discutir.

Bibliografia Obrigatória

Edward W. Said; Orientalism - western conceptions of the Orient, Penguin Books, 1995. ISBN: 0-14-023867
Kenneth O. Morgan, ed.; The Oxford History of Britain, Oxford University Press, 2001. ISBN: 0-19-280135-X
Martin Kitchen; The British Empire and Commonwealth - A Short History, Macmillan, 1996. ISBN: 0-333-67590-8

Bibliografia Complementar

Anthony Pagden; Peoples and Empires - Europeans and the Rest of the World from Antiquity to the Present, Weidenfeld & Nicolson, 2001. ISBN: 0 297 643703
E. J. Hobsbawm; Industry and Empire, Penguin Books, 1969. ISBN: 0-14-013749-1
Elleke Boehmer; Empire Writing - An Anthology of Colonial Literature 1870-1918, Oxford University Press, 1998. ISBN: 0-19-283265-4
Lawrence James; The Rise and Fall of the British Empire, Abacus, 1994. ISBN: 0-349-10667-3
Peter Clarke; Hope and Glory - Britain 1900-1990, Penguin Books, 1996. ISBN: 0-14-014830-2
Susan Bassnett, ed.; Studying British Cultures - An Introduction, Routledge, 1997. ISBN: 0-415-11440-3
T. O. Lloyd; The British Empire 1558-1995, Oxford University Press, 1996. ISBN: 0-19-873133-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A participação nas aulas, articulando a exposição com a discussão sistemática, nesta se incluindo relatos de viagem ou textos literários que documentem os temas abordados. 

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais > Estudos culturais
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos anglo-saxónicos

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes em setenta e cinco por cento das sessões previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A participação nas sessões terá um peso de quarenta por cento; o teste final terá a valoração de sessenta por cento.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável.
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