Geografia Humana de Portugal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
3 |
CL - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
2 |
2,00 |
Luís Paulo Saldanha Martins |
|
1,00 |
Helder Trigo Gomes Marques |
|
1,00 |
Teorico-Prática |
Totais |
2 |
4,00 |
Teresa Maria Vieira de Sá Marques |
|
1,00 |
Helder Trigo Gomes Marques |
|
1,00 |
Luís Paulo Saldanha Martins |
|
2,00 |
Orientação Tutorial |
Totais |
2 |
2,00 |
Teresa Maria Vieira de Sá Marques |
|
1,00 |
Helder Trigo Gomes Marques |
|
1,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Desenvolver os conhecimentos sobre as actividades sócio-económicas de Portugal e sua interdependência na expressão territorial.
- Procurar informação actualizada a diferentes escalas geográficas de análise.
- Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais.
Resultados de aprendizagem e competências
1.Compreender a evolução das espacialidades macroregionais.
2.Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos socioeconómicos.
3.Analisar os processos de recombinação das espacialidades que explicam o presente.
4.Aprofundar conhecimentos para a interpretação geográfica dos grandes desafios nacionais, face a um contexto de mudanças globais.
5.Procurar e analisar informação a diferentes escalas geográficas, reforçando as competências de análise geográfica, num ambiente de partilha e de reforço das competências de comunicação (escrita e oral).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- As "Geografias de Portugal" no pensamento geográfico.
- Portugal no Mundo e na Europa.
- A evolução histórica do território português.
- A incipiente integração do espaço económico português depois da queda do Antigo regime.
- As políticas territoriais e de fomento do Estado Novo: da dominância da ruralidade à afirmação urbano-industrial.
- Êxodo rural, emigração europeia e intensificação dos processos de litoralização do povoamento.
- Pós-fordismo: urbanização, nova economia e sociedade.
- Metrópoles, urbanidades difusas e cidades médias.
- Novas ruralidades: dos espaços de produção, aos espaços residenciais ou de consumo e lazer
- Tendências pesadas e os desafios para o futuro
Inicia-se com uma visão global, desenvolvendo a articulação entre os processos socioeconómicos e a recombinação das espacialidades ou geografias de Portugal (objetivo 1 e 3), tendo em consideração a evolução do enquadramento de Portugal no contexto europeu ou mundial (objetivos 2 e 4). Prossegue-se (objetivos 1,2,3 e 4, sobretudo) com uma exploração focada na evolução histórica do território português e na incipiente integração do espaço económico depois da queda do Antigo regime. Depois analisam-se as políticas territoriais e de fomento do Estado Novo, explicitando a passagem do Portugal rural para o Portugal urbano-industrial, focando o êxodo rural, a emigração europeia e a intensificação dos processos de litoralização. Por fim, os conteúdos concentram-se no Portugal atual e nos atuais desafios (objetivo 3 e 4). Ao longo do programa existe a preocupação em articular diferentes escalas de análise e selecionar casos práticos, explorando várias fontes de informação (objetivos 2 e 5).
Bibliografia Obrigatória
BARRETO, António (org.) ; A Situação Social em Portugal, 1960-1999, Imprensa de Ciências Sociais - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2000
CAVACO, Carminda (coord.) ; Desenvolvimento Rural: Desafio e Utopia,, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Lisboa. , 1999
FERRÃO, João; “Portugal, Três Geografias em Recombinação: Espacialidades, Mapas Cognitivos e Identidades Territoriais”, Lusotopie 2002/2, pp. 151-158. , 2002
FERRÃO, J.; “Dinâmicas Territoriais e Trajectórias de Desenvolvimento, Portugal 1991-2001”,, Revista de Estudos Demográficos, INE, 34, pp. 17-25. , 2003
GASPAR, Jorge ; As regiões portuguesas, , DGDR, Lisboa, 1993
GASPAR, J.; D. Abreu, J. Ferrão e C. J. Butler ; Portugal nos próximos 20 anos, VI vol.: A Ocupação e a Organização do Espaço (em colab. com),, Fundação C. Gulbenkian, Lisboa., 1989
MARQUES, Teresa Sá ; Portugal na Transição do Século (XX/XXI),, Edições Afrontamento, Porto. , 2004
MEDEIROS, Carlos Alberto (dir.); Geografia de Portugal, Vol. II (Sociedade, Paisagens e Cidades) e III (Actividades económicas e espaço geográfico),, Círculo de Leitores, Lisboa., 2005-2006
MEDEIROS, Carlos Alberto ; Geografia de Portugal: Ambiente Natural e Ocupação Humana, uma Introdução,, Editorial Estampa, Lisboa., 1991
RIBEIRO, Orlando; Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico, 4ª Ed.,, Livraria Sá da Costa, Lisboa. , 1986
RIBEIRO, Orlando; O Mediterrâneo. Ambiente e Tradição, 2ª Ed.,, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. , 1987
RIBEIRO, Orlando; LAUTENSACH, H.; DAVEAU, Suzanne; Geografia de Portugal, Vol. I a IV,, Sá da Costa Ed., Lisboa., 1987-1991
SALGUEIRO, Teresa Barata ; A Cidade em Portugal: Uma Geografia Urbana,, Ed. Afrontamento, Lisboa. , 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teorico-práticas. Desenvolvem-se integrando metodologias de ensino/aprendizagem pela exploração, debate e descoberta (1) com métodos ativos (2).
1) A exploração, debate e descoberta – a apresentação de cartografia e de documentos (inclusive pequenos filmes) para estimular um papel ativo dos estudantes. O debate na aula é intercalado com monentos de exposição, estimulando o diálogo. Realiza-se também uma saída de estudo (trabalho de campo) de forma a promover a descoberta e a compreensão da territorialização dos processos. Os estudantes devem fazer um relatório da visita de estudo (10%).
2)Métodos ativos - é proposto o desenvolvimento de um trabalho de grupo à escala nacional, implicando a recolha e tratamento de informação, redação de um relatório e a apresentação oral do mesmo (30% da avaliação).
Em termos de avaliação individual, são realizadas duas provas escritas (60%).
Software
ARCGIS - ARCMAP
SPSS
Palavras Chave
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
56,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas previstas (teórico-práticas)
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes devem fazer:
1) um relatório da visita de estudo (10% da avaliação).
2) um trabalho de grupo à escala nacional, implicando a recolha e tratamento de informação, redação de um relatório e a apresentação oral do mesmo (30% da avaliação).
Em termos de avaliação individual, são realizadas três provas escritas (60% da avaliação). Durante as aulas, a componente teórica e prática, através de 2 testes escritos.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de avaliação do 1º ciclo
Observações
Aulas leccionadas em português