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Geração de Superfícies

Código: MSIGOT010     Sigla: GSUP

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSIGOT 18 MSIGOT - Plano de Estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

  1. Conhecer os diferentes métodos de aquisição de dados tridimensionais usados na criação de Modelos Digitais de Terreno (MDT), na sua visualização, exploração e extração de informação derivada.
  2. Extrair informações dos MDT para geração de mapas hipsométricos, mapas de declives, mapas de exposições de encostas, mapas de relevo sombreado, mapas de intervisibilidade, cálculo de volumes e perfis.
  3. Integrar a informação para construção de um pequeno modelo geográfico onde serão utilizados dados de diferente natureza com espacial destaque para as superfícies obtidas por interpolação.
  4. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação tridimensional, e aplicar estes conhecimentos em diversos contextos e áreas científicas.
  5. Estruturar e representar graficamente a informação tridimensional, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.

Resultados de aprendizagem e competências

A presente UC visa desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências que permitam utilizar as ferramentas de análise tridimensional ao tratamento de informação geográfica, articulando a sua representação com conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
Devem por isso assumir uma postura crítica dos resultados, reconhecendo a importância do tratamento e análise de informação tridimensional em diversas áreas científicas.
Os primeiros itens do programa (1 a 6) abordam os conceitos gerais relativos à aquisição de dados tridimensionais, à construção de superfícies por diversos métodos, bem como à análise da sua qualidade.
Os último pontos dizem respeito à extração de informação a partir das superfícies criadas (7) e à sua aplicação em diversos contextos geográficos e científicos (9).
Sempre que possível, serão usados dados reais nos exercícios a executar nas aulas, enfatizando a aplicabilidade da modelação tridimensional ao mundo real.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Posicionamento por satélite
. Breve descrição dos GNSS atuais (GPS, Glonass, Galileo, Beidou)
. Métodos de posicionamento com GPS
. Níveis de precisão dos diferentes métodos
. Aquisição de informação geográfica com GPS.

2. Aquisição de dados 3D a partir de plataformas aéreas
. Aquisição de fotografia aérea convencional e em VANT
. Orientação de imagens
. Restituição fotogramétrica de dados vetoriais
. Extração automática por correlação
. Ortorretificação e montagem de mosaicos.
. Aquisição de nuvens de pontos por LiDAR

3. Conceitos associados à representação do relevo
. Álgebra de Mapas/Modelação Espacial
. Métodos de Interpolação Espacial

4. A construção dos Modelos Numéricos de Terreno (MNT)
. Construção de modelos TIN
. Avaliação da qualidade de um MNT

5. Visualização e representação tridimensional
. Visualização de elementos geográficos 2D e 3D.

6. Análise de Superfícies
. Interpolação: curvas de nível e perfis
. Carta hipsométrica
. Relevo sombreado
. Cálculo de volumes e declives
. Exposição de vertentes e bacias de visão

Bibliografia Obrigatória

Maune, D.; Nayegandhi, A.; Digital Elevation Model Technologies and Applications: The DEM Users Manual, ASPRS, 2017 (3rd Edition)
Pouliot, J.; Daniel, S.; Hubert, F.; Zamyadi, A.; Progress and New Trends in 3D Geoinformation Sciences, Springer, 2013. ISBN: 978-3-642-29792-2
Peckham, R.J.; Jordan, G. ; Digital Terrain Modelling: Development and Applications in a Policy Support Environment, Springer, 2007. ISBN: 978-3-540-36731-4
El-Sheimy, N.; Valeo, C.; Habib, A.; Digital Terrain Modeling: Acquisition, Manipulation And Applications, Artech House, 2005. ISBN: 978-1580539210
Kennedy, H.; Introduction to 3D Data: Modeling with ArcGIS 3D Analyst and Google Earth, Wiley, 2009. ISBN: 978-0470381243
Linder, W; Digital Photogrammetry - a practical course, Springer Berlin Heidelberg, 2009. ISBN: 978-3-540-92724-2
Wilson, J. & Gallant, J.; Terrain Analysis: Principles and Applications, John Wilson & Sons, 2000. ISBN: 0471321885

Bibliografia Complementar

Florinsky, Igor V.; Digital terrain analysis in soil science and geology, Elsevier, 2012. ISBN: 978-0-12-385036-2
Matos, J.; Fundamentos de Informação Geográfica, LIDEL, 2008. ISBN: 9789727575145

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas, a realização de exercícios em SIG (ArcMap e AGISOFT) e a análise/discussão de casos concretos, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas.
A exposição de conteúdos baseia-se na apresentação de documentos elaborados em PowerPoint e disponibilizados no Moodle, onde é igualmente disponibilizada toda a informação de base necessária à elaboração dos exercícios. Estes, constituem a componente principal das aulas, sempre intercalados com os aspectos teóricos, para que os estudantes percebam os princípios de funcionamento das matérias da UC.

Na componente prática serão desenvolvidos trabalhos de grupo (2 estudantes) com o acompanhamento do docente.


 

Software

QGis
ArcGis
Google Earth
AGisoft

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 62,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 46,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída com exame final: trabalho pático - 60%; exame - 40%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas da FLUP.

Melhoria de classificação

Segundo as normas da FLUP.

Observações

O aluno deve ter nota superior a 9,5 no exame escrito.
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