Políticas Educativas e Curriculo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.
Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.
Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.
São objetivos da disciplina:
- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.
- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.
- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.
- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.
Resultados de aprendizagem e competências
Cf. campo dos Objectivos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A construção política do modelo escolar contemporâneo: do Estado-Nação à regulação transnacional.
- O sistema educativo português em perspetiva legal, social e de eficiência organizacional.
- As organizações escolares: teoria, modelos e seu significado na era dos rankings.
- Currículo: teorias, tipos, modelos, atores sociais e poderes.
Bibliografia Obrigatória
BAUMAN, Zygmunt; Los retos de la educación en la modernidad líquida, Editorial Gedisa, 2007
BENAVENTE, Ana et alii; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
BERTRAND, Yves; VALOIS, Paul; Paradigmas educacionais. Escola e Sociedades, Instituto Piaget, 1994
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; A reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino, Editorial Veja, s/d.
CANÁRIO, Rui ; O que é a escola? Um "olhar" sociológico, Porto Editora. , 2005
CARVALHO, Rómulo de ; História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até a fim do regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
CORREIA, Luís Grosso ; «Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação. O sistema educativo no Estado Novo», Ler História, nº 35, p. 71-107., 1998
Idem ; «Social patterns of literacy in the city of Porto at the end of the nineteenth century», Paedagogica Histórica, vol. XLIV, nº 1-2, (Fevereiro-Abril), p. 83-105, 2008
COSTA, Jorge Adelino; Imagens organizacionais da escola, Edições Asa, 2003
GARDNER, Howard; Inteligencias múltiples. L ateoría en la práctica, Paidós, 2011
GIMENO SÁCRISTAN, José; Educar e conviver na cultura global, Edições Asa, 2003
LEITE, Carlinda; O multiculturalismo e o currículo no sistema educativo português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Idem; Para uma escola curricularmente inteligente, Edições Asa, 2003
LIMA, Licínio (org.) ; Compreender a escola: perspectivas de análise organizacional, Edições Asa, 2006
NÓVOA, António (coord.) ; As organizações escolares em análise, Publicações D. Quixote/IIE, 1992
NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (eds.); A difusão mundial da escola, Educa, 2000
Idem ,; Evidentemente. Histórias da Educação, Edições Asa, 2005
OECD; PISA 2009 results: chnages in students performance since 2000, OECD, 2010
PERRENOUD, Philippe ; Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora, 1995
Idem ; Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades, Edições Asa, 2001
STOER, Stephen et alii (orgs.); Transnacionalização da Educação – da crise da educação à ‘educação’ da crise, Edições Afrontamento, 2001
SILVA, Tomaz Tadeu; Teorias do currículo: uma introdução crítica, Porto Editora, 2000
UNESCO ; Para uma política de educação em Portugal, Livros Horizonte, 1982
VIEIRA, Maria Manuel (org.) ; Escola, jovens e media, Imprensa de Ciências Sociais, 2007
WILLIS, Paul; Aprendendo a ser trabalhador, Artes Médicas, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame 50%+Trabalho escrito com apresentação 50%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.