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Políticas Educativas e Curriculo

Código: MEH014     Sigla: PE_C

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 10 MEG - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEI 2 MEI - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEIEFA 5 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEP 2 MEP - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPIEFA 11 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de PEC, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central, dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito e do currículo teorizado e da profissionalidade docente, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de introdução à reflexão crítica e à capacitação técnica, racionalização e sistematização científica e pedagógica da atividade dos futuros docentes.

Este carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar o campo educacional, onde permanecem black boxes plurais.

Visa-se apresentar uma reflexão a partir de uma abordagem sócio-histórica em ordem a densificar a capacidade cognitiva de que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnica, social e política. Tomaremos por referência a evolução daqueles temas no âmbito da especificidade do sistema educativo português na época contemporânea.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e prática pedagógica.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir da sua experiência curricular e escolar.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Cf. campo dos Objectivos

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A construção política do modelo escolar contemporâneo: do Estado-Nação à regulação transnacional.

  2. O sistema educativo português em perspetiva legal, social e de eficiência organizacional.

  3. As organizações escolares: teoria, modelos e seu significado na era dos rankings.

  4. Currículo: teorias, tipos, modelos, atores sociais e poderes.

Bibliografia Obrigatória

BAUMAN, Zygmunt; Los retos de la educación en la modernidad líquida, Editorial Gedisa, 2007
BENAVENTE, Ana et alii; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
BERTRAND, Yves; VALOIS, Paul; Paradigmas educacionais. Escola e Sociedades, Instituto Piaget, 1994
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; A reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino, Editorial Veja, s/d.
CANÁRIO, Rui ; O que é a escola? Um "olhar" sociológico, Porto Editora. , 2005
CARVALHO, Rómulo de ; História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até a fim do regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
CORREIA, Luís Grosso ; «Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação. O sistema educativo no Estado Novo», Ler História, nº 35, p. 71-107., 1998
Idem ; «Social patterns of literacy in the city of Porto at the end of the nineteenth century», Paedagogica Histórica, vol. XLIV, nº 1-2, (Fevereiro-Abril), p. 83-105, 2008
COSTA, Jorge Adelino; Imagens organizacionais da escola, Edições Asa, 2003
GARDNER, Howard; Inteligencias múltiples. L ateoría en la práctica, Paidós, 2011
GIMENO SÁCRISTAN, José; Educar e conviver na cultura global, Edições Asa, 2003
LEITE, Carlinda; O multiculturalismo e o currículo no sistema educativo português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Idem; Para uma escola curricularmente inteligente, Edições Asa, 2003
LIMA, Licínio (org.) ; Compreender a escola: perspectivas de análise organizacional, Edições Asa, 2006
NÓVOA, António (coord.) ; As organizações escolares em análise, Publicações D. Quixote/IIE, 1992
NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (eds.); A difusão mundial da escola, Educa, 2000
Idem ,; Evidentemente. Histórias da Educação, Edições Asa, 2005
OECD; PISA 2009 results: chnages in students performance since 2000, OECD, 2010
PERRENOUD, Philippe ; Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora, 1995
Idem ; Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades, Edições Asa, 2001
STOER, Stephen et alii (orgs.); Transnacionalização da Educação – da crise da educação à ‘educação’ da crise, Edições Afrontamento, 2001
SILVA, Tomaz Tadeu; Teorias do currículo: uma introdução crítica, Porto Editora, 2000
UNESCO ; Para uma política de educação em Portugal, Livros Horizonte, 1982
VIEIRA, Maria Manuel (org.) ; Escola, jovens e media, Imprensa de Ciências Sociais, 2007
WILLIS, Paul; Aprendendo a ser trabalhador, Artes Médicas, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame 50%+Trabalho escrito com apresentação 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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