Teorias e Métodos em Antropologia
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MAF |
3 |
MAF - Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Tendo em mente que a UC faz parte de uma especialização em Antropologia, integrada num Mestrado de Estudos Africanos, sendo por isso possível abrigar estudantes com formações e graus de conhecimento antropológico muito diversos, ela deve atender a várias necessidades em simultâneo. Por um lado, não pode prescindir de fornecer fundamentos teóricos e metodológicos básicos da Antropologia. Por outro lado, deve orientar-se também para problemáticas contemporâneas da Antropologia através das quais se entende poder munir os estudantes com meios reflexivos para a compreensão aprofundada da realidade sóciocultural atual, nomeadamente, africana.
Ao concluir com sucesso a U.C., o estudante deve ser capaz de:
1.Sumariar informação sobre as concepções dominantes do pensamento antropológico ao longo do século XX; 2. Identificar criticamente as principais linhas de rutura e continuidade na história da teoria antropológica; 3. Reconhecer algumas linhas de força da antropologia contemporânea, tanto do ponto de vista teórico como do metodológico; 4. Reconhecer o lugar da etnografia na antropologia; 5. Sumariar informação sobre a metodologia de investigação etnográfica: suas especificidades e potencialidades; 6. Discutir criticamente o exercício da prática etnográfica e da escrita antropológica;
Resultados de aprendizagem e competências
1. Domínio das principais problemáticas estruturantes do campo disciplinar da Antropologia; 2. Consciência da especificidade e potencialidades da metodologia etnográfica; 3. Desenvolvimento das capacidades de reflexão e análise crítica fundamentada sobre as realidades sócio-culturais; 4. Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e incremento da autonomia;
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.O século XIX e a Institucionalização da Antropologia
2.As Principais Correntes Clássicas: Revisão e Discussão
3.Anos 60: Colonialismo e Pós-colonialismo
4. A Teoria Interpretativa da Cultura
5. A Etnografia como Relação Intersubjectiva: reconfigurações contemporâneas
Bibliografia Obrigatória
Abu-Lughod, Lila ; “Writing Against Culture”. In Fox, R. (ed.), Recapturing Anthropology. Working in the Present. , Santa Fe: School of American Research Press, 137-162. , (1991).
Appadurai, Arjun ; “The Production of Locality”. In Modernity at Large. The Cultural Dimensions of Globalization. , Minneapolis: University of Minnesota Press, 178-199., (1996).
Birx, H. James, ; 21st Century Anthropology. A Reference Handbook. , London: Sage., (2007).
Boskovic, Aleksandar ; “Socio-Cultural Anthropology Today: An Overview”. , Campos 6 (1-2): 11-26., (2005).
Boskovic, Aleksandar ; Other People’s Anthropologies. , New York and Oxford: Berghahn, (2006).
Cuche, Denys ; A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. , Lisboa: Fim de Século., (2001).
Denzin, Norman K. & Lincoln, Yvonna S. ; The Qualitative Inquiry Reader. , London: Sage. , (2002).
Erikson, Thomas. H. & Nielson, Finn Sievert, ; A History of Anthropology. , London: Pluto Press., (2001)
Geertz, Clifford ; A Interpretação das Culturas. , Rio de Janeiro: Zahar, [1973] (1989).
Geertz, Clifford ; O Saber Local. , S. Paulo: Editora Vozes., (2006).
Gluckman, Max ; Antropologia das Sociedades Contemporâneas: Métodos. , S. Paulo: Global., (1987).
Gupta, Akhil & James Ferguson ; “Discipline and Practice: ‘The Field’ as Site, Method and Location in Anthropology”. In Gupta. A. & J. Ferguson (eds.), Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science. , Berkeley: University of California Press, 1-46. , (1987).
Hannerz, Ulf ; “Fluxos, Fronteiras, Híbridos: Palavras-Chave da Antropologia Transnacional”. , Mana 3 (1), 7-39., (1997).
Hulme, Peter & McDougall, Russell (eds.) ; Writing, Travel and Empire: In the Margins of Anthropology. , London: I.B. Taurus., (2007). . ISBN: 9781845113049
Hutchinson, S. ; Nuer Dilemmas: Coping with Money, War, and the State. , Berkeley: University of California Press., (1996).
Inda, Jonathan & Renato Rosaldo ; “Introduction”. In Inda, J, & R. Rosaldo (eds.), The Anthropology of Globalization. A Reader. , Malden MA-Oxford: Blackwell., (2002).
Kuper, Adam ; Anthropology and Anthropologists: the Modern British School. , London: Routledge., (1996).
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Marcus, George ; “Ethnography in/ of the World System. The Emergence of Multi-Situed Ethnography”. In Ethnography Through Thick & Thin. , London: Routledge, 79-104. , [1995] (1998)
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Poddar, Prem, Patke, Rajeev S & Jensen, Lars (orgs.); A Historical Companion to Postcolonial Literatures. Continental Europe and Its Empires. , Edinburgh: Edinburgh University Press., (2008).
Portes, Alejandro ; “Convergências Teóricas e Dados Empíricos no Estudo do Transnacionalismo Migrante”. , Revista Crítica de Ciências Sociais 69, 73-93., [2003] (2004).
Mead, Margaret ; Coming of Age in Samoa. , Nova Iorque: William Morrow, [1928] (1984).
Sahlins, Marshall ; Cultura e Razão Prática. , Rio de Janeiro: Zahar., (1979).
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Sahlins, Marshall ; O “Pessimismo Sentimental” e a Experiência Etnográfica: Porque a Cultura não é Um “Objecto” em Via de Extinção (Parte II). , Mana 3 (2): 103-150., (1997).
Stocking Jr., George W. ; After Tylor. British Social Anthropology 1888-1951. , Madison: Wisconsin University Press. , (1995).
Stocking Jr., George W. ; Observers observed. Essays on Ethnographic Fieldwork. , Madison: Wisconsin University Press., (1983).
Tsing, Anna L ; Friction. An Ethnography of Global Connection. , Princeton: Princeton University Press. , (2005).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC funciona em regime articulado de aulas expositivas/seminário: 1) Aulas expositivas (com suporte visual) por parte do docente; 2) Apresentação de textos previamente distribuídos pelos estudantes; 3) Debate e discussão dos textos apresentados;
Palavras Chave
Ciências Sociais > Antropologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
0,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão ler textos de referência indicados para cada sessão. Em cada sessão, tais textos deverão ser apresentadas por um ou mais estudantes. A apresentação de cada texto não deverá exceder 20 minutos e deverá estruturar-se de acordo com o modelo indicado em baixo. Modelo da Apresentação Oral: 1. Introdução: tema principal do texto; principal tese ou teses defendidas pelo autor; três palavras-chave. 2. Apresentação mais desenvolvida do texto: estrutura interna; etnografia mobilizada e principais ideias defendidas; articulação entre os dados empíricos e a teoria, com relevo para a tese (ou teses) principais. 3. Conclusão: avaliação global; méritos do texto; (eventuais questões em aberto); 4. Indicação de duas questões para debate em sala de aula.
Fórmula de cálculo da classificação final
A apresentação oral dos textos (20%) e a assiduidade e participação nas discussões (20%) constituem os elementos avaliativos do seminário, com peso final na avaliação de 40%. No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas, com valor de 60% na avaliação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes com estatutos diferenciados submeter-se-ão às mesmas componentes de avaliação dos restantes estudantes.
Melhoria de classificação
Repetição do ensaio individual.
Observações
Língua de Ensino: português