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Dinâmicas Culturais e Interculturais para o Ensino do Inglês no 1º Ciclo

Código: MEBI003     Sigla: DCIEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inglês

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 3 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.

A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.

A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão:

. Estar familiarizados com os principais documentos de referência, nacionais e europeus, para o ensino das línguas, e para o Inglês, em particular.

. deter um conhecimento transversal e articulado do currículo do 1.º Ciclo

. compreender a importância do ensino da língua inglesa para além do aspeto instrumental, como forma de promoção de atitudes positivas e de competências para encontros interculturais bem-sucedidos, nomeadamente para a formação de cidadãos ativos, capazes de atuar local e globalmente.

. conhecer o material disponível para o ensino intercultural e desenvolver capacidade para a criação de novos materiais.

. compreender a dimensão afetiva do processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa, bem como de outras línguas.

. compreender a importância das comunidades colaborativas para as atividades de investigação e de prática educativas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

  1. O ensino do Inglês numa Europa multicultural e plurilingue

   1.1. Os documentos de referência e as metas curriculares (nacionais e europeus) e a promoção da cidadania intercultural

   1.2. A importância da dimensão afetiva da aprendizagem do Inglês para a consolidação de uma educação plurilingue e intercultural.

   1.3. A língua inglesa como forma de promoção da inclusão social, política e económica

   1.3. As variedade do Inglês como forma de compreensão da variedade cultural

  1. Educar para a cidadania intercultural

   2.2. Definição de conceitos: globalização e cidadania intercultural

   2.2. O combate ao estereótipo

   2.3. As competências do um cidadão intercultural

  1. Trabalho colaborativo

           3.1. O papel das comunidades colaborativas no processo de ensino-aprendizagem: construção de portefólios       colaborativos.

           3.2. A exploração de materiais pedagógicos disponíveis para a educação para a cidadania intercultural e a           criação de novos materiais.

Bibliografia Obrigatória

Byram,. Alred, G. & Fleming, M. (Eds.).; ). Education for intercultural citizenship. Concepts and comparisons, Multilingual Matters, 2006
Byram, M., Gribkova, B., & Starkey, H; Developing the intercultural dimension in language teaching: A practical introduction for teachers, Council of Europe, 2002

Bibliografia Complementar

Guilherme, M.; Critical Citizens for an Intercultural World, Multilingual Matters, 2002
Risager, K.; Language and culture pedagogy: From a national to a transnational paradigm, Multilingual Matters, 2007
Ryan, Michael 340; Cultural studies. ISBN: 978-1-4051-4577-0
Storey, John 340; Cultural theory and popular culture. ISBN: 0-7450-1551-4
Bizarro, Rosa 340; Eu e o outro. ISBN: 978-972-627-973-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Discussão e comentário, com a participação dos estudantes, de textos teóricos e de referência sobre a educação para a cidadania ativa intercultural.

. Apresentação pontual, por parte dos estudantes, de “relatórios de leitura”

. Utilização da plataforma Moodle para a construção dos portefólios coletivos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 68,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 Baseada nos seguintes itens: Assiduidade e participação oral; Portefólio reflexivo no Moodle; Trabalho oral final; Trabalho escrito final.

O portefólio e a apresentação do trabalho oral e escrito são elementos obrigatórios.

Será também obrigatório o atendimento a 75% do total das aulas.

Avaliação contínua, SEM exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade e participação oral – 10%

                Portefólio reflexivo no Moodle – 30%


                Trabalho oral final – 20%


                Trabalho escrito final – 40%

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A
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