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Seminário em História Moderna II

Código: HISTO081     Sigla: SHMOII

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 16 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundamento, desenvolvimento e aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna. Os resultados desta actividade, neste 2º módulo da UC, deverão assumir a forma de um projecto de trabalho de investigação, na continuidade do semestre anterior. Esta UC, constituindo o segundo de dois blocos, pretende dar continuidade aos quadros teóricos e às ferramentas metodológicas necessárias ao desenvolvimento e conclusão do trabalho final de síntese.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de competências metodológicas necessárias à produção de um trabalho de investigação em história moderna.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa em continuidade com o programa de Seminário em História Moderna I SEMINÁRIOS 5. Métodos de validação e avaliação de fontes documentais 6. Métodos de Sistematização e tratamento da informação 6.1. A construção de bases de dados 6.2. Métodos de tratamento de dados: análise qualitativa e análise quantitativa AULAS DE PL Trabalho de pesquisa de informação, de tratamento da informação. ORIENTAÇÃO TUTORIAL Acompanhamento de trabalhos em curso 1. Apresentação, pelos alunos, das propostas de projectos e dos resultados preliminares de investigação 2. Discussão, em turma, desses percursos de investigação 3. Acompanhamento dos trabalhos em curso

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos,, E. Autor, 1996
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas, Ed. Presença, 1995
BELL, Judith ; Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação, Gradiva, 1997

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas unidades de Seminário (S): apresentação de linhas de investigação em História Moderna de Portugal; discussão de conceitos, processos de pesquisa e análise de informação histórica; promoção de debates em torno de ideias chave, decorrentes dos trabalhos de investigação em curso. As Práticas Laboratoriais (PL) integram trabalho de campo, em arquivos públicos e privados, bibliotecas, museus, centros de documentação, a par da orientação dos trabalhos em curso.

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência obrigatória a 75% das unidades lectivas, requisito para avaliação, será controlada por meio de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final: CF(25%)+ G (10%) + CBD (10%) + TI (15%)+TF (40%) CF - apresentação escrita da crítica das fontes G - apresentação da grelha de selecção da informação e justificação da mesma (em texto) CBD - apresentação da constituição da base (em suporte electrónico) TI - Ensaio de tratamento da informação: descrição métodos e aplicação TF - Redacção segunda parte do trabalho final

Provas e trabalhos especiais

Todos os estudantes sujeitos a regime especial , nomeadamente os estudantes trabalhadores, estão obrigados a cumprir todas as componentes de avaliação. De acordo com a legislação aplicável aos seus casos poderá ser necessário proceder-se a uma calendarização específica combinada entre docentes e alunos, no início do ano lectivo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sujeitos a regimes especiais de avaliação poderão solicitar acompanhamento especializado.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final obtém-se através da reformulação e reapreciação das componentes de avaliação tidas como insuficientes.

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