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Métodos e Técnicas de Investigação Histórica

Código: HISTO058     Sigla: MTIHIS

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 2 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
HISTO 94 HISTO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História. - Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História. - Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de levar a cabo uma pesquisa criteriosa de fontes bibliográficas e documentais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Métodos e técnicas de pesquisa documental e bibliográfica: Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação 1.1 Princípios de organização em bibliotecas e arquivos 1.2 Instrumentos de pesquisa bibliográfica e documental 1.3. Métodos de pesquisa documental e bibliográfica 1.4 Métodos de citação e referência documental e bibliográfica 2. Métodos e técnicas de tratamento e análise da informação 2.1 Métodos de análise bibliográfica 2.2 Métodos de tratamento de fontes

Bibliografia Obrigatória

MARQUES, A. H. de Oliveira ; Guia do estudante de História Medieval Portuguesa , ed. Estampa, 1979
BURGUIÈRE, André; Dictionnaire des Sciences Historiques , PUF, 1986 (trad.port.1993). ISBN: 85-312-0295-7 (trad. port.85-312-0295-7)
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos , Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas , Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Ed. Autor, 1996. ISBN: 972-9114-10-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam adquirir a capacidade de sumariar e criticar fontes documentais;c) que capacitem os alunos para a utilização de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença e participação nas sessões de orientação tutorial será registada em folhas de presença. Os alunos que se encontrem dispensados da frequência das aulas, em virtude do seu estatuto especial, deverão entrar em contacto com a docente no início do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

T1:10%+T2:20%+TE1:10%+TE2:10%+TE3: 25%+ TE4:25%

TE = Trabalho escrito
TE1: Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica: 10% TE2: Utilização de instrumentos de pesquisa documental: 10% TE 3: Simulação de um percurso de investigação:Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias):25%  TE4: Simulação de um percurso de investigação: pesquisa e análise do potencial da informação25%

T=Teste
T1: Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental: 10%. T2 : Avaliar a informação: método: 20%. 

 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das aulas, poderá ser combinado, no início do semestre, como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.

Melhoria de classificação

Duas das provas previstas: avaliar a informação e simulação de um percurso de investigação com o peso de 50% cada (correspondentes aos exercícios TE3, TE4 e T2 indicados no cálculo da classificação final).

Observações

Para poder aceder à prova de recurso, o estudante terá de ter submetido a avaliação, pelo menos 3 exercícios.

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