História de Roma
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
HISTO |
97 |
HISTO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações desta Civilização.
Os alunos devem conhecer os seguintes temas:
- os diferentes tipos de fontes da História Romana, seu valor e limitações: fontes literárias, epigráficas e arqueológicas.
- o quadro geográfico e cronológico da Civilização Romana nas suas diferentes fases: Roma Monárquica, Roma Republicana e Roma Imperial.
- situar cronologicamente os principais acontecimentos da História romana.
- a evolução institucional da sociedade romana.
- as diferentes fases do Império Romano e conhecer as suas diferentes motivações, com particular destaque para os períodos Republicano e Imperial.
- o legado da Civilização romana na europa ocidental.
Resultados de aprendizagem e competências
Os objectivos desta unidade curricular, definidos no seu conteúdo programático, consagram o estudo da Civilização Romana. Os alunos devem conhecer e identificar as principais realizações (políticas, sociais, económicas e culturais) desta Civilização ao longo dos períodos Monárquico, Republicano e Imperial.
No decorrer da unidade curricular os alunos devem:
- conhecer os diferentes tipos de fontes para a história da Civilização Romana;
- compreender o seu quadro geográfico e cronológico;
- situar cronologicamente os seus principais factos históricos (políticos, económicos e sociais);
- compreender as diferentes fases de formação do Mundo Romano;
- conhecer e identificar as suas principais realizações culturais.
Esta unidade curricular está concebida para preparar os alunos acerca dos conteúdos teóricos e históricos (sob o ponto de vista social, político, económico e cultural) da Civilização Romana.
Esta unidade está concebida para potenciar nos alunos uma formação autónoma, no âmbito do ensino-aprendizagem adoptado no modelo de Bolonha. Sob o ponto de vista didáctico, esta unidade é leccionada de acordo com cinco módulos explicitados no programa, de acordo com uma perspectiva diacrónica da História do mundo romano na antiguidade clássica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Módulo I – Introdução à História de Roma: as fontes (literárias, epigráficas e arqueológicas). A geografia de Itália e a sua influência no desenvolvimento de Roma. A fundação. A Roma monárquica.
Módulo II – O período republicano. A conquista da Itália e a luta plebeia pela igualdade e poder. A expansão de Roma no Mediterrâneo.
Módulo III – O período tardo-republicano e o Principado de Augusto.
Módulo IV- O período imperial.
Módulo V – O legado da Civilização Romana.
Bibliografia Obrigatória
BORDET, M. ; Síntese de História Romana. , Edições Asa, 1996. ISBN: 9789724116600
Rui M. Sobral CENTENO (coord.); Civilizações Clássicas – II. Roma, Universidade Aberta, 1997. ISBN: 972-674-183-1
VVAA; História de Roma Antiga. Das origens à morte de César, Imprensa Universidade de Coimbra, 2015
Bibliografia Complementar
Bradley, Pamella; Ancient Rome. Using Evidence, Edward Arnold, 1993. ISBN: 0713183284
GRIMAL, P. ; A Civilização Romana, Edições 70, 2010. ISBN: 9789724415093
Grimal, Pierre; O Império Romano, Edições 70, 2010. ISBN: 9789724416168
MONTANELLI, I. ; História de Roma. Da Fundação à Queda do Império, Edições 70, 2002. ISBN: 972-44-1126-5
ROCHA-PEREIRA, M. H. ; Estudos da História da Cultura Clássica. II volume – Cultura Romana, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. ISBN: 978-972-31-1274-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica sobre os diferentes pontos do programa, complementados com outros materiais alusivos aos temas em estudo.
Palavras Chave
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota obtida no exame final – 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP
Observações
Não aplicável