Código: | GEOGR063 | Sigla: | TTMOB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 50 | GEOGR - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 |
- Desenvolver competências no domínio da leitura das redes territoriais - Aplicar técnicas e métodos de investigação no domínio dos transportes e comunicações - Promover a intervenção critica sobre políticas de transportes e comunicações - Propor soluções para os problemas de transportes
Espera-se que, no final desta UC, os Estudantes sejam capazes de compreender a estruturação das redes de transportes em diferentes escalas de análise e suas interacções com outros espaços geográficos; distinguir conceitos sobre mobilidade e transportes; analisar problemas territoriais e esboçar possíveis soluções; desenvolver uma atitude crítica, geograficamente sustentada, para a observação e análise de redes de transportes.
(1) Transportes e território. Conceitos, características e modalidades. Intervenção territorial. Equidade no transporte. Decisão política e gestão das redes. (2) Métodos de análise em transportes. Interacção espacial. Distância, tempo e custo. Obtenção de dados. Capacidade e densidade das vias. Avaliação de projectos (3) Planeamento de redes e do tráfego. Estacionamento e geração de viagens. Hierarquia viária e intercepções viárias. Intermodalidade e interfaces. Gestão de redes. (4) Mobilidade e acessibilidade. Definição. Indicadores de mobilidade e de acessibilidade. Representação e análise de dados. Resultados e aplicações - promoção de oportunidades, equidade e solidariedade territorial. (5) Planeamento e políticas de transporte. Princípios subjacentes à intervenção. Avaliação e ambiente: prioridades e lições para o século XXI.
Bibliografia mais específica será indicada aos estudantes durante as aulas.
Para além do trabalho baseado em exposições da responsabilidade do docente, em discussões alargadas e em oportunidades de reflexão que a leitura proporciona destinada ao reconhecimento teórico, à revisão da literatura e à aquisição de conceitos, noções, relações e esquemas explicativos, a metodologia central desta UC baseia-se na construção de experiências de ação desafiantes, revelando oportunidades de expressão, discussão guiada e reflexão. Os estudantes desenvolvem investigação individual e em grupo orientada pelo docente e constroem desafios motivadores debatidos nas aulas e em grupos de redes sociais dedicadas à UC.
Nas aulas teóricas a participação em exposições do docente e as aulas práticas focam objetivos de aquisição de competências, podendo ser dentro ou fora da sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 46,00 |
Total: | 162,00 |
Presença a 75% das aulas
Exame final: 30% Trabalho escrito: 40% Participação presencial: 30%
sem especificações
De acordo com as Normas de avaliação em vigor na FLUP
De acordo com as Normas de avaliação em vigor na FLUP