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Seminário de História Medieval I

Código: HISTO077     Sigla: SHM_I

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 29 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundar, desenvolver e adquirir competências metodológicas para investigar e reflectir sobre problemáticas de História Medieval.

2. Produzir um projecto individual de investigação sobre um tema de História Medieval, a desenvolver e concluir na correspondente unidade curricular do 2.º Semestre

Resultados de aprendizagem e competências


1. Familiarizar-se com métodos e técnicas de investigação em história medieval, bem como com as competências necessárias para produzir um relatório de investigação;

2. Conhecer alguns dos mais recentes temas e bibliografia de História Medieval;

3. Elaborar um relatório de investigação sobre um tema de História Medieval.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa: “A Idade do Meio”: temas; métodos; problemas.

1. Introdução: conceitos básicos de História Medieval.

2. Metodologias de Investigação e Trabalho

2.1. O tempo e o espaço: cronologias e mapas para o período medieval;

2.2. As principais fontes impressas e manuscritas (os arquivos portugueses e estrangeiros e as mais importantes colectâneas documentais e fontes publicadas);

2.3. Principais instrumentos auxiliares de pesquisa;

2.4. Como elaborar um trabalho de investigação: a. Escolha do tema; b. Estrutura interna; c. Recolha e tratamento de informação; d. Recolha bibliográfica e leituras; e. Redacção e apresentação de trabalhos.

3. Tratamento de fontes: selecção e análise de fontes documentais e narrativas.

4. Sistematização e tratamento de dados.

5. Construção de bases de dados.

6. Apoio à elaboração dos relatórios individuais.

Bibliografia Obrigatória

BELL, Judith; Como Realizar um Projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação, Gradiva, 1997
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
MARQUES, A. H. de Oliveira; Guia do Estudante em História Medieval Portuguesa, Editorial Estampa, 1985
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e; Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN: 972-26-1559-9

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica a indicar pelos docentes no decorrer das aulas de acordo com os trabalhos a realizar pelos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórico-prática de conteúdos do programa. Acompanhamento dos estudantes na pesquisa de fontes de informação, na elaboração de bases de dados, no tratamento e análise da informação e na elaboração do relatório de pesquisa.

Palavras Chave

Humanidades > História > História medieval
Humanidades > História > História local
Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > Genealogia
Humanidades > História > História política

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas (excluem-se os casos previstos na lei - vide artº 9º das Normas de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final, de acordo com os seguintes parâmetros:

- Apresentação escrita do projecto - 15%.

- Apresentação e justificação das fontes e bibliografia selecionadas - 35%.

- Apresentação da versão evoluída do projecto (sumário/índice, lista detalhada das fontes documentais, bibliografia geral e específica e estado da arte)- 50%.

Todos os alunos devem cumprir os vários momentos de avaliação previamente estabelecidos.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes, sujeitos a regimes especiais, estão obrigados e cumprir todas as componentes de avaliação, de acordo com a legislação aplicável aos seus casos específicos. O docente solicitará, caso a caso, o apoio do SAED.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria de classificação nas componentes previstas do relatório científico e da apresentação pública do mesmo, respeitando as normas de avaliação em vigor.

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