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Teoria e Tipologia das Fontes em História

Código: HISTO068     Sigla: TTFHIS

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 74 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Perceber o que é uma fonte em história e que tipo de problemas se coloca quando trabalhamos com fontes. - Construir uma tipologia das principais fontes históricas. - Criticar diversas fontes históricas. - O aluno ficará a compreender como as fontes são escolhidas e construídas pelo investigador; - O aluno estará em condições de construir um questionário erudito e problematizante para cada tipo de fonte; - o aluno saberá quais as principais fontes para a história de Portugal, e onde as podemos consultar.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno percebe as características específicas do conhecimento histórico, da sua elaboração e redacção. Fica com uma informação essencial sobre o que são fontes em história, os grandes tipos de fontes utilizadas, e aprende a construir questionários gerais e específicos e a trabalhar com cada uma dessas fontes. O aluno que frequentou com êxito esta UC fica ao mesmo tempo com uma armação teórica sobre o que são fontes para um historiador, e um conhecimento prático acerca de como trabalhar com elas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Náo aplicável.

Programa

1. As “Fontes” em história a. O que são; b. O carácter aleatório, construído e temporário das fontes; 2. O alargamento do conceito de “fonte histórica”: a. O programa dos “Annales”; b. A necessidade de organizar e hierarquizar as fontes; 3. A diversidade das perspectivas individuais e sociais: a “percepção” como acto cultural e a construção social da realidade; os mecanismos individuais e sociais da memória; 4. Como pensar uma fonte histórica? a. Condições de produção; b. Contextos de elaboração; c. Representatividade; 5. Como trabalhar uma fonte histórica a. Classificá-la; b. Caracterizá-la o melhor possível; c. Submetê-la a um questionário cerrado, erudito e rigoroso; II – Tipologia das Fontes 1. Fontes escritas a. Documentos de chancelaria; b. Registos notariais c. Fontes demográficas (“numeramentos”); d. Memórias paroquiais; e. Crónicas; f. Fontes literárias; g. Imprensa; h. Discursos políticos i. Legislação; 2. Fontes não escritas a. Objectos de cultura material; b. Fontes iconográficas; c. Fontes orais; d. O meio ambiente. 3. Os arquivos, bibliotecas e centros de documentação em Portugal: panorâmica global. III - Síntese O perfil do ‘historiador ideal’.

Bibliografia Obrigatória

BLOCH, Marc; Introdução à História, Ed. Europa-América, 1976 (3ª Ed.)
BURKE, Peter (ed.); A Escrita da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
DUBY, Georges; A História continua, Ed. ASA, 1992
CARR, E.H.; Que é a História?, Gradiva, 1986
FURET, François ; A Oficina da História, Gradiva, 1987
LE GOFF, Jacques; CHARTIER, Roger (dir.); A Nova História, Livraria Almedina, 1990
LE Goff, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Bertrand, 1977; 1981; 1987
MARROU, Henri-Irénée; Do Conhecimento Histórico, Ed. Aster, s/d
ROMANO, Ruggiero (dir.); Memória-História. Vol. 1 da Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1984
VEYNE, Paul; Como se escreve a História, Ed. 70, 1987

Bibliografia Complementar

BURGUIÈRE, André (dir.); Dicionário das Ciências Históricas , Imago, 1993
CARDIM, Pedro (coord.); A História: Entre Memória e Invenção, Edições Europa-América, 1998
CORRAL, José Luis; GARCÍA HERRERO, Carmen; NAVARRO, Germán, ; Taller de Historia: el oficio que amamos, Edhasa, 2006

Observações Bibliográficas

Para cada unidade temática será indicada bibliografia específica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico, e constante participação dos alunos na discussão em torno de cada fonte histórica. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente; apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; discussão de bibliografia tida como essencial, após fornecimento e discussão de uma grelha de leitura.

Palavras Chave

Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História medieval
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História local

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de Ensino: Português.

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