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Seminário em História Contemporânea II

Código: HISTO082     Sigla: SHC_II

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 35 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Elaborar e apresentar um relatório de uma investigação desenvolvida sobre um problema de história contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de elaboração de um relatório de investigação em História Contemporânea. 2. Capacidade de apresentação pública de resultados de um projecto de investigação histórica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa (Seminário) 1. A produção de um relatório de investigação: 1.1. Estruturação e redacção de um relatório de investigação. 1.2. Apresentação do objecto, do «estado da arte» e dos objectivos da investigação. 1.3. Apresentação dos resultados da pesquisa empírica. 1.4. Conclusões e problemas em aberto. 2. Questões formais na elaboração do relatório de investigação: 2.1. Transcrições, citações e normas de referenciação documental e bibliográfica. 2.2. Selecção e apresentação de ilustrações, representações gráficas e quadros. 2.3. Selecção e apresentação de apêndices documentais e anexos. 3. Apresentação pública do relatório de investigação: 3.1. Conteúdos e estrutura da apresentação. 3.2. A construção de uma apresentação em «powerpoint». Programa (Práticas Laboratoriais): Orientação e discussão dos trabalhos de investigação a desenvolver pelos estudantes sobre temas de história contemporânea portuguesa, incluindo a discussão de bibliografia essencial, a orientação da pesquisa de fontes de informação, o tratamento e análise da informação e a elaboração do relatório de investigação.

Bibliografia Obrigatória

ALBARELLO, L. e outros; Práticas e Métodos em Ciências Sociais, Gradiva, 1997
BELL, Judith; Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação, 4.ª ed, Gradiva, 2008
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos, Edições Cosmos, 1993
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc van; Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 1992
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos; Metodologia da investigação redacção e apresentação de trabalhos científicos, Civilização Editora, 1998
THUILLIER, Guy; TULARD, Jean; La Méthode en Histoire, PUF, 1986

Bibliografia Complementar

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de; Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, ed. autor, 1994
BRUYNE, Paul de; HERMAN, H.; SCHOUTHEETE, M.; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os Pólos da Prática Metodológica, Francisco Alves,, 1991
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Presença, 1984 (3ª ed.)
GRAWITZ, Madeleine; Méthodes des Sciences Sociales, Éditions Dalloz, 1993
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira, org.; Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, 1986

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No Seminário: aulas teórico-práticas, com apresentação pelos docentes dos conceitos, problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da disciplina, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. Nas PLs: acompanhamento dos estudantes na elaboração de trabalhos de investigação, incluindo a discussão de bibliografia essencial, a orientação da pesquisa de fontes de informação, o tratamento e análise da informação e a elaboração do relatório de investigação.

Software

FileMaker
Word
PowerPoint
Excel

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com excepção dos casos previstos no Regulamento de Avaliação, a obtenção de frequência implica a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas de Seminário e 75% das PLs. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = 80% RI + 20% AP RI = Relatório de investigação (ca. 20 páginas); AP= Apresentação pública e discussão da investigação perante um júri constituído por 2 docentes.

Provas e trabalhos especiais

Tendo em conta as características desta unidade curricular, não se prevê a realização de provas e trabalhos especiais. Todos os estudantes, sem excepção dos casos especiais previstos no Regulamento de Avaliação para efeitos de obtenção de frequência, devem cumprir os 2 momentos de avaliação definidos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes com regimes especiais, embora não dispensados de cumprir todas as componentes de avaliação previstas, poderão fazê-lo de acordo com a legislação aplicável aos seus casos específicos. No início do semestre, o docente combinará com os estudantes com regimes especiais as formas de cumprimento dos 2 momentos de avaliação, de acordo com os casos específicos em causa, podendo, se necessário, solicitar o apoio do SAED.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação nas componentes de avaliação previstas para a unidade curricular (Relatório escrito de investigação e Apresentação pública), podendo refazer ou repetir qualquer dessas provas.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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