Código: | HISTO082 | Sigla: | SHC_II |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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HISTO | 35 | HISTO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Adquirir metodologias de intervenção para delimitar/investigar/aprofundar problemáticas de história contemporânea. 2. Elaborar e apresentar um relatório de uma investigação desenvolvida sobre um problema de história contemporânea.
1. Capacidade de elaboração de um relatório de investigação em História Contemporânea. 2. Capacidade de apresentação pública de resultados de um projecto de investigação histórica.
Programa (Seminário) 1. A produção de um relatório de investigação: 1.1. Estruturação e redacção de um relatório de investigação. 1.2. Apresentação do objecto, do «estado da arte» e dos objectivos da investigação. 1.3. Apresentação dos resultados da pesquisa empírica. 1.4. Conclusões e problemas em aberto. 2. Questões formais na elaboração do relatório de investigação: 2.1. Transcrições, citações e normas de referenciação documental e bibliográfica. 2.2. Selecção e apresentação de ilustrações, representações gráficas e quadros. 2.3. Selecção e apresentação de apêndices documentais e anexos. 3. Apresentação pública do relatório de investigação: 3.1. Conteúdos e estrutura da apresentação. 3.2. A construção de uma apresentação em «powerpoint». Programa (Práticas Laboratoriais): Orientação e discussão dos trabalhos de investigação a desenvolver pelos estudantes sobre temas de história contemporânea portuguesa, incluindo a discussão de bibliografia essencial, a orientação da pesquisa de fontes de informação, o tratamento e análise da informação e a elaboração do relatório de investigação.
No Seminário: aulas teórico-práticas, com apresentação pelos docentes dos conceitos, problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da disciplina, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. Nas PLs: acompanhamento dos estudantes na elaboração de trabalhos de investigação, incluindo a discussão de bibliografia essencial, a orientação da pesquisa de fontes de informação, o tratamento e análise da informação e a elaboração do relatório de investigação.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 20,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 50,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Com excepção dos casos previstos no Regulamento de Avaliação, a obtenção de frequência implica a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas de Seminário e 75% das PLs. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Classificação final = 80% RI + 20% AP RI = Relatório de investigação (ca. 20 páginas); AP= Apresentação pública e discussão da investigação perante um júri constituído por 2 docentes.
Tendo em conta as características desta unidade curricular, não se prevê a realização de provas e trabalhos especiais. Todos os estudantes, sem excepção dos casos especiais previstos no Regulamento de Avaliação para efeitos de obtenção de frequência, devem cumprir os 2 momentos de avaliação definidos.
Todos os estudantes com regimes especiais, embora não dispensados de cumprir todas as componentes de avaliação previstas, poderão fazê-lo de acordo com a legislação aplicável aos seus casos específicos. No início do semestre, o docente combinará com os estudantes com regimes especiais as formas de cumprimento dos 2 momentos de avaliação, de acordo com os casos específicos em causa, podendo, se necessário, solicitar o apoio do SAED.
O estudante poderá requerer melhoria da classificação nas componentes de avaliação previstas para a unidade curricular (Relatório escrito de investigação e Apresentação pública), podendo refazer ou repetir qualquer dessas provas.
No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.