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História da Europa Contemporânea

Código: HISTO023     Sigla: HECONT

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 64 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
LA 26 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
LRI 89 LRI - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: - Saber e perceber o encadeamento eventos que ocorreram entre 1914 e 1945, a chamada Guerra Civil Europeia, que acabou com a supremacia europeia e a ascensão das duas superpotências; Estados Unidos e União Soviética; - Compreender o conceito de Guerra Fria e perceber como durante quase 45 anos o mundo viveu o signo da polaridade e do terror de uma guerra atómica; - Perceber como a Queda do Muro Berlim, bem como a implosão da União Soviética modificaram a política europeia, permitindo o alargamento aos estados até então na esfera soviética a adesão a instituições como a NATO e a União Europeia; - Refletir sobre as crises e desafios atuais.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino tanto nas aulas teórico-práticas, como nas de orientação tutorial procuram completarem-se umas às outras. Enquanto nas aulas teórico-práticas tenta-se que os estudantes adquiram o quadro teórico-concetual que lhes permita o desenvolvimento nas áreas da aquisição de conhecimentos e competências da matéria estudada, neste caso a História Política do século XX. Embora se tente falar de outros continentes e civilizações, tão importantes nos acontecimentos do século XX, a falta de tempo, já atrás referida, acaba por tornar a matéria talvez no entanto demasiado ligado à Europa, aos EUA e à URSS. No entanto, como os estudantes tem ao seu dispor nas unidades curriculares de opção, tanto da Licenciatura em História como noutras Licenciaturas da FLUP, unidades curriculares sobre outras civilizações e continentes, não parece ser este um problema demasiado relevante.

Nas aulas de orientação tutorial procura-se que os alunos através de leituras de livros, comentário de textos, gráficos e estatísticas em aula, sejam capazes de adquirir as competências que uma unidade curricular deste tipo exige e lhes permita no futuro adaptarem-se a novas técnicas de metodologia, pesquisa e investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução. Breve reflexão sobre a contemporaneidade europeia. 2. A Guerra Civil Europeia (1914-1945) 2.1. A I Guerra Mundial 2.1.1. A Revolução Soviética 2.2. O Período entre as 2 Grandes Guerras 2.2.1. A ascensão do fascismo e do nazismo 2.2.2. A Guerra Civil de Espanha 2.3. A II Guerra Mundial e a perda da supremacia europeia 3. Um mundo bipolar (1945-1989) 3.1. A Europa dividida. A formação de dois blocos do poder. A “Guerra Fria” ou a “Paz condicionada” 3.2. A construção da Europa comunitária 3.3. A Europa Central e de Leste 4. A “Queda do Muro de Berlim” e o fim da “Guerra Fria” 

Bibliografia Obrigatória

COMELLAS, José Luis; La guerra civil europea (1914-1945), Ediciones RIALP, 2010. ISBN: 978-84-321-3822-5
BROWN, Archie; Ascensão e Queda do Comunismo, Punlicações D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4363-2
NOLTE, Ernst; La guerra civil europea, 1917-1945. Nacionalsocialismo y bolchevismo, Fondo de Cultura Económica, 2011. ISBN: 978-968-16-6276-9
PAYNE, Stanley G.; Civil war in Europe, 1905-1949, Cambridge University Press, 2011. ISBN: 978-1-107-6485-9
GADDIS, John Lewis; A Guerra Fria, Edições 70, 2007. ISBN: 978-972-44-1340-2
KENEZ, Peter; História da União Soviética, Edições 70, 2007. ISBN: 978-972-44-1361-7
JUDT, Tony; Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Edições 70, 20211. ISBN: 978-972-44-1300-6
Roberts, J.M.; História do Século XX, Editorial Teorema, 2007. ISBN: 978-972-23-3839-4 ; 978-972-23-4865-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de caráter estatístico e cartográfico. - Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente. - A recensão crítica, a apresentar, no entanto, deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.

Software

Data-show

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Humanidades > História > História política

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame Final

Considera-se que os alunos obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica e outra prática. - A primeira avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta a uma questão. - A segunda deverá avaliar o grau das competências adquiridas durante a orientação tutorial. - A primeira terá uma ponderação de 80% e a segunda de 20%

Teste escrito = 80'% + Análise crítica de um livro = 20% = 100%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

 

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir o exame, caso não esteja satisfeito com a classificação.

Observações

Os estudantes de Mobilidade têm obrigação de contatarem com o docente na 1ª semana do semestre ou, se comprovarem devidamente que chegarão a Portugal depois do início das aulas, têm uma semana para o fazerem após a sua chegada.


As sessões letivas, serão sempre efetuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.

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