Código: | GEOGR061 | Sigla: | SIG |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 128 | GEOGR - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 |
No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Reconhecer e fundamentar a importância, aplicabilidade e caracter muldisciplinar dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG’s), com particular incidência na investigação em Geografia.
2. Aplicar os princípios de funcionamento dos SIG’s ao tratamento de informação derivada de fontes diversas e em diferentes formatos.
3. Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação georreferenciada, de âmbito espacial e alfanumérico.
4.Estruturar a informação e proceder à sua representação gráfica, articulando-a com os conhecimentos de cartografia previamente adquiridos.
5. Revelar competências na utilização das ferramentas SIG, assumindo uma atitude crítica perante os resultados da análise, interpretação e representação da informação, aptidões necessárias ao desempenho da profissão de Geógrafo.
1. Introdução
1.1. Aplicação dos SIG´s;
1.2. Componentes de um SIG.
2. Estrutura de dados geográficos e seus atributos.
2.1. Modelos de dados espaciais;
2.2. Formatos de dados espaciais;
2.3. Importação de informação gráfica/alfanumérica e consulta de atributos.
3. Aquisição e estruturação da informação geográfica.
3.1. Fontes de informação;
3.2. Projecções cartográficas e sistemas de coordenadas; 3.3. Métodos de georefenciação;
3.4. Criação e manipulação de uma Geodatabase.
3.5. Ferramentas de edição;
3.6. Aquisição e edição de dados tabulares.
4. Exploração da informação geográfica.
4.1. Criação de um projecto em ArcMap.
4.2. Cálculo e análise estatística de indicadores;
4.3. Conexão Gráfico-Alfanumérica;
4.4. Criação de layouts.
5. Análise espacial em SIG.
5.1. Seleção por atributos e localização;
5.2. Operações de geoprocessamento;
5.3. 3D Analyst.
6. Aplicações SIG em Geografia.
6.1. Exemplos de cartografia temática;
6.2. Análise e discussão de mapas.
Os métodos de ensino-aprendizagem aplicados combinam apresentações teóricas, realização de exercícios em SIG (ArcGis e Google Earth) e a análise/discussão de exemplos concretos de estudos e cartografia, de modo a permitir aos estudantes a apreensão e cumprimento das competências anteriormente referidas. A exposição de conteúdos baseia-se em apresentações PowerPoint, posteriormente disponibilizadas no Moodle, onde é igualmente inserida toda a informação de base necessária à elaboração dos exercícios. Estes constituem a componente principal das aulas, sempre intercalados com os aspectos teóricos, para que os estudantes percebam os princípios de funcionamento dos SIG e sejam capazes de os aplicar na análise, manipulação e representação de dados geográficos. São igualmente apresentados documentos cartográficos, estimulando-se a participação dos estudantes na sua avaliação crítica à luz dos conhecimentos apreendidos. A avaliação é feita através de exame final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Exame final: 100%
De acordo com os regulamentos da FLUP.
De acordo com os regulamentos da FLUP.
Exame de recurso