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Iniciação à Prática Profissional I

Código: MEBI006     Sigla: IPP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 2 MEBI - Plano de Estudos 1 - 6 58,5 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver a compreensão do contexto escolar do 1º ciclo e as competências exigidas aos professores
    por meio de observação direta das práticas;
2. Desenvolver a capacidade do estagiário ser um professor reflexivo;
3. Desenvolver competências de observação em sala de aula;
4. Desenvolver capacidade de se problematizar a pratica do ensino;
5. Entender a investigação educacional em sala de aula e envolver-se em fases iniciais do processo de
    investigação;
6. Desenvolver competências para planear e lecionar aulas .

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do IPP I os estudantes vão:



  1. estar familiarizados com o contexto escolar do 1.º Ciclo;

  2. estar conscientes das competências que deverá ter um professor operando neste contexto;

  3. ter iniciado uma prática reflexiva, tornando-se conscientes da sua capacidade de reflexão;

  4. ter desenvolvido capacidade de observação crítica;

  5. ter desenvolvido capacidades de problematização prática;

  6. ter iniciado um projeto de investigação-ação;

  7. compreender melhor a teoria através da sua aplicação prática;

  8. ter demonstrado capacidade para planificar as aulas e outras atividades;

  9. ter mostrado consciência da sua capacidade para ensinar neste contexto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O contexto escolar do 1.º Ciclo;

  2. Reflexão e práticas reflexivas;

  3. O processo de observação;

  4. A investigação-acção na sala de aulas do 1.º ciclo;

  5. A planificação e a lecionação das aulas;

  6. O portefólio de docência;

  7. O relatório de prática docente – conteúdos, organização, contextualização do estudo.




Bibliografia Obrigatória

Bell, J. ; Doing your Research Project: 4th Edition, Open University Press, 2005
Brown, J. D., & Coombe, C. (Eds.). ; The Cambridge Guide to Research in Language Teaching and Learning., CUP, 2015
Burns, A. ; Collaborative Action Research for English Language Teachers, CUP, 1999
Dornyei, Z. ; Quantitative, Qualitative, and Mixed Methodologies. , OUP, 2007
Mackey, A., & Gass, S. M. ; Second Language Research: Methodology and Design. , Routledge, 2016
Pinter A; Children Learning Languages, Palgrave, 2011
Richards, J. & Lockhart.(; Reflective teaching in Second Language Classrooms, CUP, 1996
Richards, J & Farrell. ; Professional Development for Language Teachers, CUP, 2005
Wallace, M.J. ; Action Research for Language Teachers. , CUP, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa desenvolve-se em dois contextos distintos: nos seminários na FLUP e na prática docente nas escolas. Nos seminários, os estudantes passarão por ciclos de reflexão sobre a prática docente, preparando-se para a fase da ação nas escolas. A observação de aulas servirá para lançar os alicerces para a conceção de atividades para a sala de aulas e para a promoção de práticas de investigação no contexto dos projetos de investigação-ação que os estudantes terão de preparar nesta U.C. Registando e discutindo as suas observações nos diários e portefólios reflexivos, os estudantes desenvolverão capacidades analíticas e de reflexão crítica, bem como a consciência da ligação entre a dimensão teórica e a dimensão prática. Estas capacidades tornar-se-ão mais evidentes quando os estudantes chegarem à fase de preparação e lecionação de aulas. Desta forma, o estudantes conseguirão compreender a importância da planificação e preparação das aulas, e desenvolverão a sua competência docente.

A metodologia assenta essencialmente numa pedagogia da reflexão que encoraja os estudantes a refletir sobre os princípios do ensino da língua inglesa a alunos do 1.º ciclo a partir do ponto de vista da observação, da prática e da investigação sobre este contexto escolar. O processo de reflexão pretendido implica um conjunto variado de modos (escritos, falados), padrões (individuais, em pares, com os professores cooperantes e com os supervisores) e focos (por ex., o contexto da sala de aulas, professores, aprendentes, a identidade do professor). A reflexão será orientada através de um conjunto de tarefas de observação definidas pelos supervisores e professores cooperantes e através da planificação e discussão das aulas observadas e dadas.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 19,00
Realização de Estágio 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Esta unidade curricular integra o Ciclo de Estudos com a seguinte distribuição de horas:

- Estágio: 26 horas = 1,5 horas / 13 semanas (10 horas aulas observadas + 3 horas de aulas (avaliadas) dadas por cada estagiário, sendo 1 delas observada pelo supervisor FLUP; 6,5 horas reflexões pré-aula; 6,5 horas pós-aula);


- Seminário na FLUP: 19,5 horas = 1,5 horas / 13 semanas;

- OT: 13 horas;

- O: 2 horas

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

Prática de Ensino Supervisionada – 30%

Relatório de estágio (Reflexão no contexto escolar; Reflexão sobre o processo de observação) – 40 %

Componente seminário:

Portfólio de Estágio – 10%
Dialogue Journal / Plataforma reflexiva de acompanhamento contínuo da PES desenvolvida por cada estudante (Moodle) – 10 %
Participação oral no Seminário – 10%

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FLUP.
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