Código: | LLC089 | Sigla: | LIN_20 |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3701 |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 36 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
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LRI | 0 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
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- Conhecimento de algumas obras narrativas relevantes dentro do panorama literário inglês do século XX;
- Estudo dos modos pelos quais o romance inglês contribuiu para a formação de determinadas imagens do Império Britânico;
- Esclarecimento das relações entre o texto e o mundo, nomeadamente pela análise da participação das narrativas nas configurações ideológicas e políticas.
- Compreensão da importância da literatura na formação das representações da identidade nacional;
- Contacto e familiarização com conceitos e perspetivas atualmente influentes no âmbito dos estudos da literatura e da cultura.
Literatura Inglesa - Narrativa do Século XX: Narrativas do Império
O Império Britânico constituiu um fator determinante na construção da história contemporânea, quer na centralidade que assumiu dentro das relações de forças na Europa, quer na extensão do seu poder à escala global. Como em geral acontece com factos históricos relevantes, o Império Britânico foi razão de ser para múltiplas narrativas e foi ao mesmo tempo variadamente narrado e assim constituído também como resultado de diversas narrativas. Neste curso estudar-se-á este duplo estatuto do Império, como causa e como efeito de narrativas. Dentro do trabalho a desenvolver no curso procurar-se-á localizar nas obras imagens do império configuradas por estereótipos nacionais, por esta via integrando investigações do âmbito dos estudos de identidade; por outro lado, serão apontados percursos de outras representações da identidade determinadas ou influenciadas pelo Império, por sua vez instituídas em objeto de investigação dos estudos pós-coloniais.
As obras a estudar são as seguintes:
Joseph Conrad, Heart of Darkness (1902), Penguin Classics, London: Penguin, 2007
E. M. Forster, A Passage to India (1924), Penguin Classics, London: Penguin, 2005
Chinua Achebe, Things Fall Apart (1958), Penguin Books. London: Penguin, 2006
Jean Rhys, Wide Sargasso Sea (1966), Penguin Twentieth-Century Classics, 1997
Salman Rushdie, Midnight's Children (1980), Penguin Books, 1980.
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75 % das aulas, exceto nos casos previstos na lei
Participação activa nas aulas) - 30 % + Exame final - 70 %
Não aplicável
Não aplicável
Apenas aplicável para efeitos da classificação do exame final.
Prova de recurso de exame final.