Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC059

Inglês C1.1

Código: LLC059     Sigla: IC1.1

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 35 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 78 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162
LRI 28 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso

Resultados de aprendizagem e competências

1. Desenvolvimento de habilidades de escrita dos alunos em relação à produção de textos argumentativos e artigos não-científicas.
2. Melhoria da precisão e fluência dos alunos em Inglês falado, especialmente quando se discute os temas do curso e do enredo, personagens e ideias em uma obra de ficção ou não-ficção
3. Aumentar o conhecimento dos alunos, a compreensão e a aplicação das regras da gramática, com referência específica aos pertencentes às áreas de gramática detalhadas no programa do curso abaixo.
4. Desenvolver a gama ativa e passiva de recurso lexical dos alunos, com especial referência aos temas referidos no programa do curso.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Os conteúdos programáticos sãoem grande parte definidos pela utilização do manual Texto (ver bibliografia).  As principais áreas temáticas do semestre são “ New Empires, Old Empieres” que aborda os temas da escravatura e da economia moderna global; “Language and Power trata os Ingleses diferentes e Ingles em a lingua global. Os conteúdos programáticos gramaticais focam-se na compreensão e uso da passiva, artigos, construções condicionais reais e irreais e estruturas que envolvem gerúndios em contraste com infinitivos. Serão usados exercícios do manual e estão definidas aulas de prática intensiva destes itens programáticos.

C1.1 - TEMAS:

1. New Empires, Old Empires.

2. Language and Power.

C1.1 - GRAMMATICA: 

1. Connectors, prepositions and conjunctions).

2. Focus structures and Cleft sentences.

3. Adding and contrasting connectors.

4. Result and time connectors.

5 Fronting and Inversion. 

Bibliografia Obrigatória

Macmillan; Macmillan English Dictionary for Advanced Learners, Macmillan, 2002. ISBN: 0 -333 - 99253 - 9

Observações Bibliográficas

N/A

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos estudantes. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Cada item gramatical é revisto numa aula no final de cada unidade.

Para que os estudantes possam passar do nível intermédio para o avançado, têm de desenvolver a sua fluência oral através de uma maior automatização dos seus recursos linguísticos, ao mesmo tempo que mantêm um elevado controlo de correção gramatical. Uma abordagem participativa e dinâmica às atividades de aprendizagem é essencial da parte dos alunos e do professor. Para atingir este objetivo devem ser dados aos estudantes tempo e oportunidades suficientes para produzir a língua-alvo. Devem ser, no entanto, também dados tempo e espaço para notar características linguísticas e construir uma consciência sólida de como a língua funciona como sistema. O manual assiste a esta última função com a inclusão de variados exercícios como, por exemplo, a noção de formalidade e a forma como ela é usada na linguagem. Material de conteúdo complexo é fornecido tanto pelo manual utilizado para o curso C1.1 como pela informação dada pelo professor. Este conteúdo é retirado de uma variedade de fontes e de géneros de texto e inclui aspetos do uso da língua inglesa que descrevem diversos contextos socioculturais de todo o mundo. O curso C1.1 relaciona a “cultura-alvo” com a “cultura internacional” e com a “cultura local” dos alunos de forma comparativa, sem julgamentos. Os comportamentos de cooperação na aprendizagem da língua são fomentados pela utilização de diversos padrões de interação (como trabalho em pares e em grupo) e a aceitação de contribuições e sugestões dos estudantes de atividades ou temas de discussão. Um bom exemplo desta abordagem é a inclusão como parte do curso C1.1 de grupos de discussão em formato tutorial, o que implica a subdivisão da turma em grupos mais pequenos. Nesses grupos é pedido aos estudantes que desenvolvam as suas ideias e respostas sobre um tema geral relacionado com a unidade em estudo. Os outros subgrupos trabalham autonomamente antes de se voltarem a juntar numa discussão moderada pelo professor. Estes momentos são importantes para a avaliação, mas também para que as atividades centradas nos estudantes e a linguagem produzidas por eles próprios faça parte integrante do programa do curso.

Software

Not applicable

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 56,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUPOs trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas publicados no programa.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois exames de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois exames de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 30%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um exame oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes exames vão ser realizados durante as aulas, exceto o último exame de gramática e vocabulário (que será feito com todos os alunos juntos, numa manhã de sábado no fim das aulas) e os exames orais finais (que terão lugar também no fim do curso). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.

Provas e trabalhos especiais

RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação


Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.


Observações

Class work and evaluation will be conducted exclusively in English. Worker students should maintain contact with their class teacher and colleagues and stay informed as to progress and dates for tests etc.

Recomendar Página Voltar ao Topo