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Inglês B2.3

Código: LLC120     Sigla: IB2.3

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 9 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LA 48 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 78 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
LRI 43 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR). 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

O programa é definido em grande parte pelo uso de textos de apoio produzidos pelos professores do nível B2.3. A principal área temática abordada neste semestre é “Som e Visão” tratando tópicos relacionados com as artes audio-visuais e o seu impacto na sociedade, música e artes visuais utilizadas como meios de comunicação e de protesto; formas transculturais de arte audio/visual; atitudes em transformação relacionadas com o género na indústria musical e no mundo das artes; linguagem para descrever a expressão pela música, pintura e fotografia e para apreciar estas artes; o papel da arte/música na sociedade; o simbolismo na arte; diferentes formas de ver a arte através dos tempos. No que diz respeito a itens gramaticais, o semestre focaliza-se na utilização de verbos modais e nos padrões verbais.

Bibliografia Obrigatória

Yule, George.; "Oxford Practice Grammar Advanced":, Oxford university Press, 2006. ISBN: 0-19-430916-9
Macmillan; "English Dictionary for Advanced Learners":, Macmillan, 2002. ISBN: 0-521-48421-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os alunos são avaliados através de dois testes escritos (um relatório com uma opinião pessoal e um ensaio crítico) um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário, e testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUPOs trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas publicadas no programma.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois exames de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois exames de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 30%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um exame oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes exames vão ser realizados durante as aulas, exceto o último exame de gramática e vocabulário (que será feito com todos os alunos juntos, numa manhã de sábado no fim das aulas) e os exames orais finais (que terão lugar também no fim do curso). Não permitido o uso de dicionários em qualquer teste.

Provas e trabalhos especiais

RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentosda FLUP

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.
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