Código: | LLC001 | Sigla: | AA1.1 |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 4 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 31 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 66 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 37 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.
n.a.
Nas aulas de língua alemã A1.1 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, países, línguas, encontros, agenda, profissões, lojas, comidas e bebidas, fazer compras no supermercado, casa, família, desporto e lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
1. A frase: declarativa, negativa ("nicht"/ "kein"), interrogativa, distribuição dos elementos da frase.
2. O verbo: conjugação dos verbos no presente e no passado (Perfekt); verbos modais no presente, haben und sein no passado (Präteritum).
3. O artigo: artigos definidos e indefinidos no nominativo e no acusativo.
4. O pronome: pronomes pessoais e pronomes possessivos no nominativo e no acusativo.
5. O substantivo: género e número dos substantivos.
6. Estruturas sintáticas: complementos no nominativo e no acusativo.
7. Conetores de oração principal.
8. A pronuncia e ortografia.
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Obtenção de frequência através da aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Avaliação escrita (2 testes escritos): 80%
Avaliação oral (Leitura em voz alta, representação de uma cena dialogada): 20%
Os estudantes que, por comprovados motivos de força maior, tenham faltado a uma prova de avaliação, poderão recuperar um elemento da avaliação escrita ou a avaliação oral no final do semestre, em data anunciada pelo docente.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.
Avaliação escrita (2 testes escritos): 80%
Avaliação oral (Leitura em voz alta, representação de uma cena dialogada): 20%
n.a.
n.a.
n.a.
Dentro do mesmo semestre, apenas a componente escrita é passível de melhoria. Os estudantes que queiram fazer melhoria à componente escrita (a realizar no final do semestre) farão uma prova escrita sobre a totalidade da matéria.
Os estudantes que queiram fazer melhoria à unidade curricular Alemão A1.1 no ano letivo seguinte devem submeter-se a todas as componentes da avaliação distribuída ao longo do semestre.
Atenção: Os estudantes devem entrar em contacto com o/a respetivo/a docente logo no início do semestre para terem informações relativamente às datas e aos conteúdos das provas orais e escritas.
Língua de Ensino: Alemão. O português também será utilizado no início e será substituido gradulamente pelo alemão.