Código: | MEIEFA021 | Sigla: | I_I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Línguas Estrangeiras |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEIEFA | 9 | MEIEFA - Plano de Estudos | 2 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPIEFA | 4 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 2 | - | 3 | 26 | 81 |
Os principais objetivos são:
1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;
2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;
3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;
4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.
Ate o final deste UC, os estudantes vão:
1) desenvolver o seu conhecimento e compreensão do idioma Inglês (gramática e fonologia), e a capacidade de aplicar esse conhecimento na prática e na reflexão sobre os seus contextos de ensino;
2) melhorar a consciência dos conteúdos dos programas nacionais portugueses para o Inglês (metas curriculares);
3) desenvolver a capacidade para identificar e diagnosticar a causa das dificuldades do aluno com a língua Inglesa (nas áreas especificadas no programa abaixo) e desenvolver estratégias para superar essas dificuldades;
4) desenvolver a capacidade para a realização de uma investigação de pequena escala em sala de aula para superar uma dificuldade linguística de um aluno.
Os estudantes so podem fazer esta disciplina se estão no segundo ano deste Mestrado e estão a fazer o estagio.
Esta é a primeira de duas partes de uma análise sistémica da língua inglesa (ver unidade curricular Inglês II). O foco é na teoria e implicações para a prática em contextos escolares das seguintes áreas do Inglês:
1) Fonologia: sons individuais, sons em combinação, stress da palavra, stress da frase, stress alternado, ritmo, entoação da fala, fala conectada;
2) Ortografia: soletração, pontuação;
3) Palavras e classes de palavras: substantivos, adjetivos, advérbios, determinantes, quantificadores, comparativos e superlativos, preposições.
4) Análise do conteúdo dos programas nacionais portugueses de Inglês;
5) Erros na aprendizagem do Inglês (significado, causas, categorias);
6) Investigação-acção em pequena escala sobre erros de aprendizagem e possíveis soluções para os corrigir.
Essential to purchase.
O programa do curso mistura exposição teórica do professor (e estudantes) com o trabalho prático de grupo, micro-teaching, pesquisa individual e estudo privado. A participação ativa é incentivada. A avaliação é contínua, sem exame final. A todos os estudantes é atribuída uma área do programa de pesquisa. Eles apresentam a teoria subjacente e apresentam uma alua parcial (micro-teaching) nesta área. Eles também realizam uma pesquisa de pequena escala em sala de aula nos seus contextos de ensino. Isto envolve identificar e categorizar os problemas de linguagem de um aluno numa das suas aulas de estágio durante uma série de aulas e desenvolvimento de estratégias para superar de um desses problemas. Os estudantes fazem também um teste escrito relacionado com o conteúdo do programa do curso. O meio de instrução e avaliação dos procedimentos do curso é em Inglês.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 20,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho de campo | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Total: | 81,00 |
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.
Teste escrito: 40%
Apresentação/micro-teaching: 20%
Trabalho de campo: 40%
A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).
Trabalho de campo na escola do estagio.
Náo aplicavel.
Conforme os critérios oficias da FLUP.
Conforme os critérios oficias da FLUP.
Língua do ensino: Inglês