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Inglês I

Código: MEIEFA021     Sigla: I_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas Estrangeiras

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 9 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81
MEPIEFA 4 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar os programas nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Ate o final deste UC, os estudantes vão:

1) desenvolver o seu conhecimento e compreensão do idioma Inglês (gramática e fonologia), e a capacidade de aplicar esse conhecimento na prática e na reflexão sobre os seus contextos de ensino;

2) melhorar a consciência dos conteúdos dos programas nacionais portugueses para o Inglês (metas curriculares);

3) desenvolver a capacidade para identificar e diagnosticar a causa das dificuldades do aluno com a língua Inglesa (nas áreas especificadas no programa abaixo) e desenvolver estratégias para superar essas dificuldades;

4) desenvolver a capacidade para a realização de uma investigação de pequena escala em sala de aula para superar uma dificuldade linguística de um aluno.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes so podem fazer esta disciplina se estão no segundo ano deste Mestrado e estão a fazer o estagio.

Programa

Esta é a primeira de duas partes de uma análise sistémica da língua inglesa (ver unidade curricular Inglês II). O foco é na teoria e implicações para a prática em contextos escolares das seguintes áreas do Inglês:

1) Fonologia: sons individuais, sons em combinação, stress da palavra, stress da frase, stress alternado, ritmo, entoação da fala, fala conectada;

2) Ortografia: soletração, pontuação;

3) Palavras e classes de palavras: substantivos, adjetivos, advérbios, determinantes, quantificadores, comparativos e superlativos, preposições.

4) Análise do conteúdo dos programas nacionais portugueses de Inglês;

5) Erros na aprendizagem do Inglês (significado, causas, categorias);

6) Investigação-acção em pequena escala sobre erros de aprendizagem e possíveis soluções para os corrigir.

 

Bibliografia Obrigatória

Parrott M.; Grammar for English Language Teachers, Cambridge University Press, 2000. ISBN: 0-521-77972

Bibliografia Complementar

CELCE-MURCIA. MARIANNE, BRINTON. DONNA & GOODWIN. JANET.M; Teaching Pronunciation: A Coursebook and Reference Guide. , Cambridge University Press, 2010
KENWORTHY, JOANNE. ; Teaching English Pronuncation. , Longman, 1987
SCRIVENER, JIM ; Learning Teaching. , Macmillan, 2005
SWAN, MICHAEL ; Practical English Usage. , Oxford University Press, 2005
SWAN. MICHAEL & SMITH. BERNARD ; Learner English: A Teacher’s Guide to Interference and Other Problems., Cambridge University Press, 2001
THORNBURY, SCOTT ; About Language. , Cambridge University Press, 1997

Observações Bibliográficas

Essential to purchase.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa do curso mistura exposição teórica do professor (e estudantes) com o trabalho prático de grupo, micro-teaching, pesquisa individual e estudo privado. A participação ativa é incentivada. A avaliação é contínua, sem exame final. A todos os estudantes é atribuída uma área do programa de pesquisa. Eles apresentam a teoria subjacente e apresentam uma alua parcial (micro-teaching) nesta área. Eles também realizam uma pesquisa de pequena escala em sala de aula nos seus contextos de ensino. Isto envolve identificar e categorizar os problemas de linguagem de um aluno numa das suas aulas de estágio durante uma série de aulas e desenvolvimento de estratégias para superar de um desses problemas. Os estudantes fazem também um teste escrito relacionado com o conteúdo do programa do curso. O meio de instrução e avaliação dos procedimentos do curso é em Inglês.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito: 40%

Apresentação/micro-teaching: 20%

Trabalho de campo: 40%


A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).

Provas e trabalhos especiais


Trabalho de campo na escola do estagio.

Trabalho de estágio/projeto

Náo aplicavel.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme os critérios oficias da FLUP.

Melhoria de classificação


Conforme os critérios oficias da FLUP.

Observações

Língua do ensino: Inglês

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