Política Internacional
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
1. reconhecer a necessidade de análise científica da realidade histórica recente
2. Sistematizar e relacionar as grandes linhas da evolução histórica com as tendências evolutivas do capitalismo e do mercado mundial
3. Identificar as consequências das guerras mundiais, das descolonizações, da nova ordem mundial depois de 1990 e da emergência de novas potências
4. Avaliar criticamente os processos políticos em curso
Resultados de aprendizagem e competências
Adquirir capacidades de análise política
Adquirir competências de informação histórica
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicavel
Programa
1 I PARTE
Introdução ao século XX
1.1. O imperialismo no século XX - definição e história de um conceito
1.2. Impérios e áreas de influência antes da I Guerra Mundial
1.3. As consequências da I Guerra Mundial
1.3.1 Recessões e reconstruções: o período entre as duas guerras
1.3.2. As adaptações "do capitalismo tardio": fascismos, New Deal, planos quinquenais soviéticos
2. A II Guerra Mundial e o seu pós-guerra
2.1. Os novos equilibrios entre 1945-1989 - a Guerra Fria
2.2. A acumulação de capital a leste: apogeu e queda (1949-1989)
2.2. As descolonizações o nacionalismo africano e asiático: da Conferencia de Brazzaville ao fim da guerra civil angolana
II PARTE
O mundo actual
4. A nova fase da globalização
4.1.Critica do conceito
4.2. Conflitos e alianças depois de 1989
4.3.1. Blocos comerciais e políticos
4.3.2. Conflitos regionais actuais- descrição e tipologia
4.4. Os problemas planetarios:
-energia
-recursos naturais e alterações cilimaticas
-politica de armamentos
-corrida espacial
Bibliografia Obrigatória
Norman Etherington; Theories of Imperialism
Bibliografia Complementar
Parsons Anthony;
From cold war to hot peace. ISBN: 0-14-023947-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1) nas TPs: Ensino teórico-prático utilizando uma colectânea de documentos e de cartografia histórica
2) nas OTs:
- esclarecimento de pontos abordados nas aulas expositivas;
- apresentações de trabalhos e moderação de debates entre os alunos;
- orientação de trabalhos de investigação a realizar no âmbito da disciplina .
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
32,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
TOTAL= 60% E + 30% TI + 10%PA
E= Exame
TI = Trabalho de investigação
PA = Participação na aula
Provas e trabalhos especiais
Não aplicavel
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicavel
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória
Observações
aulas em português, prevendo-se acompanhamento em inglês/francês aos alunos ERASMUS