Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LRI019

Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social

Código: LRI019     Sigla: SCGMS

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http:/www.letras.up.pt/deg (específico da disciplina)
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 65 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao concluir com sucesso a U.C. o estudante deve ser capaz de: 1 – Sumariar informação sobre o mundo atual, relacionando o lugar em que vivemos com o planeta globalizado; 2 – Reconhecer lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança; 3 – Analisar a interação entre processos globais e suas manifestações locais em termos económicos, políticos e culturais; 4 – Interpretar alguns dos problemas do mundo contemporâneo; 5 – Demonstrar atitudes de compreensão sobre o valor das diferentes culturas e sociedades; 6 – Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;

Resultados de aprendizagem e competências


Desenvolver atitudes críticas e reflexivas;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O Sistema Mundial Contemporâneo 1.1 Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos: a descolonização e a bipolarização 1.2 Da bipolarização a um mundo policêntrico 1.3 A emergência de novos centros de poder 2. O Mundo como Espaço Globalizado 2.1 O processo e os conceitos de globalização 2.2 A globalização como desterritorialização dos processos sociais: o modelo de Malcolm Waters 3. O Local num Mundo Global 3.1 O carácter situado da globalização cultural 3.2 Tendências desterritorializantes e de inserção local 3.3 O mundo como espaço cultural deslocalizado

Bibliografia Obrigatória

APPADURAI, Arjun; "Sovereignty without territoriality: notes for a posnational geography". In The Geography of Identity. Patricia Yaeger (ed.)., Ann Arbor: University of Michigan Press, pp: 40-58., 1996
WATERS, Malcolm; Globalização, Oeiras: Celta Editora, 1999
ANDERSON, Benedict; Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo., Lisboa: Edições 70., 1991
APPADURAI, Arjun; Dimensões Cukturais da Globalização., Lisboa: Teorema, 2004
SASSEN-KOOB, Saskia; "Recomposition and peripheralization at the core"., Contemporary Marxism 5: 88-100., 1982
INDA, Jonathan Xavier e ROSALDO, Renato (eds.); The Anthropology of Globalization: a Reader., Malden, MA, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing., 2002
Cole, John ; Geography of the World’s Major Regions. Londres, Routledge., 2002
Pacaut, Marcel e Bouju, Paul ; O Mundo Contemporaneo: 1945-1975. Lisboa, Editorial Estampa, 1979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino: A unidade curricular está organizada de acordo com 3 tipos de aulas: a)Aulas expositivas por parte do docente (TP); b)Aulas centradas na apresentação dos exercícios reflexivos (2 pequenos ensaios) levados a cabo pelos estudantes de forma individual ou em grupos com o máximo de dois discentes (TP); c)Aulas de debate centradas na discussão de temas previamente propostos pelo docente e como preparação para as exposições dos estudantes (OT) Os estudantes inscritos na UC devem estar conscientes de que lhes é exigido trabalho continuado em sala de aula.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Trabalho de campo 29,00
Trabalho de investigação 38,00
Trabalho laboratorial 29,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Avaliação distribuída positiva

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho de campo - 30
Trabalho laboratorial - 30%
Trabalho escrito- 40%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo